2 fios de espessuras diferentes no mesmo projeto. Foto da mão direita de Isaura Mattos equilibrando fio artesanal torcido em roca elétrica.
Foto: Isatramas

Imagine que é domingo pela manhã e está chovendo. Seus planos de passear no parque foram por água abaixo, literalmente. Você, então, decide trabalhar no tear: iniciar um novo projeto. Mas… para sua surpresa, você tem 2 fios de espessuras diferentes.

Como trabalhar no tear com 2 fios de espessuras diferentes, sendo que um é o dobro da espessura do outro?

Suponhamos que você tenha feito uma compra de fios pela Internet e, somente quando a encomenda chegou é que você percebeu que havia comprado dois cones de barbante 8/2 e o terceiro cone era 16/2.

Quando você fez a encomenda dos fios, os planos eram para tecer toalhas de mão. E você bem sabe que as toalhas de mão não ficam tão bonitas quando temos fios de diferentes texturas e/ou espessuras, seja na trama ou no urdume.

O que fazer com 2 fios de espessuras diferentes no mesmo projeto?

Para usar os seus fios de espessuras diferentes (8/2 e 16/2) é claro que você pode usar dois fios do 16/2 tanto na urdidura quanto na trama. Uma vantagem de ter 16/2 é que você pode usá-lo individualmente para as partes das bainhas que você vira.

Para dobrar o fio da trama, há duas opções: enrolar dois fios na bobina ou fazer duas passadas na mesma navete ou lançadeira. As duas opções têm desvantagens.

Quando enrolamos dois fios juntos na mesma bobina, muitas vezes eles se desenrolam da bobina de maneira desigual, e tecer duas passadas de fio de trama leva o dobro do tempo para tecer o que quer que seja.

O ideal para tecer com fios de espessuras diferentes é usar uma lançadeira de duas  bobinas.

2 fios de espessuras diferentes. Lançadeira de duas bobinas
Fonte: Handwoven

Nem todo tecelão possui uma lançadeira para duas bobinas. Esse não é uma ferramenta indispensável. Pelo contrário, ela é um acessório.

Caso você também não tenha uma lançadeira desse tipo, você pode substituí-la por duas lançadeiras e tecer com as duas ao mesmo tempo.

Para isso é necessário adicionar fios flutuantes nas laterais do seu urdume. Fios flutuantes são os fios da extremidade de cada lado do seu urdume (geralmente duplos) que você não passa por nenhum liço. São eles que sua lançadeira contorna.

Os fios flutuantes são um recurso indispensável para todo trabalho de tecelagem, principalmente para aqueles em que é necessário passar duas vezes a lançadeira por uma mesma abertura de cala.

Outra opção é usar uma lançadeira de duas bobinas. Gerenciar essa lançadeira requer um pouco de prática no início, mas logo você aprende a lançá-la com a força certa para unir os dois fios.

Mas é claro que você pode esperar pela segunda-feira e comprar um outro cone de barbante 8/2 e guardar o de 16/2 para um projeto futuro.

Agora que você já sabe como tecer com 2 fios de espessuras diferentes no mesmo projeto, sua imaginação e criatividade devem estar borbulhando, não é mesmo? Se você deseja aprender ainda mais sobre tecelagem, venha fazer parte da nossa família! Faça seu cadastro em nosso site. Depois do cadastro pronto, visite nossa loja para adquirir o curso que melhor de adequa ao seu nível de conhecimento.

O presente artigo é uma adaptação do original: "Ask Madelyn: Using Two Thread Sizes as One". MADELYN VAN DER HOOGT 25 de dezembro de 2023.