1 – Marcadores

Quando comecei a tecer, há 30 anos, eu estava mais familiarizada com o tricô e o crochê. Nessa época, lancei mão de diferentes recursos e usei-os como formas de medir meus trabalhos no tear.

Usei marcadores de pontos usados ​​em tricô e crochê, clipes de papel… Também prendi um pedaço de fio na ourela usando um nó de laçada.

Colocava o marcador da ourela da minha tecelagem e, com a fita métrica media quantos centímetros havia tecido entre um fio (ou marcador) e outro.

Continuava a tecer e, antes que meu último marcador fosse enrolado com o tecido no tear, novamente recorria à fita métrica e anotava os centímetro tecidos em um pedaço de papel.

Em seguida, movia o marcador ou adicionava um novo.

Gostei desse método porque não era necessário fixar nada no tecido que pudesse bloquear minha visão de toda a largura do tecido.

O inconveniente é ter que ficar anotando os centímetros tecidos e anotá-los em um papel. Além das navetes, fita métrica, tesoura, enfiadores de fios, gráficos, etc. ainda precisava manter por perto papel e caneta para estas anotações.

3 formas de medir seu trabalho no tear
Fonte: Yarnworker

 

Guia de papel

Uma tira de papel também pode ser usada como guia para medir seu trabalho no tear. De todas as formas de medir, essa sem dúvida é a minha favorita.

Eu corto uma tira de papel no comprimento da peça que quero tecer. Dou a esta tira uma largura de 3 dedos mais ou menos.

Prendo uma das extremidades da fita de papel bem no início do meu trabalho de tecelagem e acomodo a fita sobre a parte do trabalho que já está tecida. A outra extremidade eu enrolo e prendo com um clip de papel.

Para prender a fita na tecelagem eu sempre uso três alfinetes, para garantir que ela não sairá do lugar e eu não me perca na medição do trabalho.

O bom de se usar uma fita de papel como forma de medir seu trabalho, é que podemos anotar nesta fita, todas as anotações necessárias para executarmos os dois lados da peça iguais. Isso é muito importante na tecelagem de tapetes ou caminhos de mesa que com barrados decorativos. Marque cada elemento do desenho no papel, como bainha, listras, etc.

À medida que você tece, desenrole e prenda novamente a guia, eventualmente enrolando o excesso na parte inferior também. Este sistema permite medir todos os elementos dentro de uma única peça, e cada peça sucessiva, para que sejam todos iguais.

3 formas de medir seu trabalho no tear
Fonte: Yarnworker

Fixando uma fita métrica

Você também pode prender uma fita métrica no tecido. Existem fitas métricas de papel. Compre algumas, mas saiba que nem sempre sua fita métrica de papel terá o mesmo comprimento que sua peça presa no tear.

Neste caso, você precisará usar mais de uma fita e voltar a fazer cálculos.

Outro problema é que nem sempre as marcações dessas fitas são precisas.

Você também pode fazer sua própria fita marcando os centímetros em uma fita de tecido ou algo semelhante. Você vai precisar dedicar um tempinho para fazer todas as marcações.

Você vai poder usar essa fita que você criou, mais de uma vez. Infelizmente não poderá fazer anotações nela.

3 formas de medir seu trabalho no tear
Fonte: Yarnworker

Entre as formas de medir, você também pode executar a tarefa da medição prendendo uma fita métrica na borda do tecido. Isso bloqueará sua visão das ourelas. Isso não é muito aconselhável.

3 formas de medir seu trabalho no tear
Fonte: Yarnworker

Uma pergunta que me fazem frequentemente é quanta tensão você deve ter no tear ao medir. Eu tiro um ou dois “cliques” da tensão total. Isso mantém o tecido plano, mas permite que o fio relaxe e reduz a chance de medir mal o tecido.

Se além das formas de medir, você quer aprender mais sobre tecelagem manual e fiação artesanal de lã de carneiro em roca, faça seu cadastro em nosso site. Venha fazer parte da nossa família! Somos todos doidos por tecelagem. rsrsrs

Em nossa loja você pode escolher por onde quer começar a aprender.

Querendo saber mais sobre os trabalhos do atelier Isatramas, visite nosso perfil no Pinterest!

Tecer é um ato de amor para com os outros e, principalmente para com você mesmo: o ato de tecer além de contribuir na prevenção da depressão, Alzheimer, mantém nossa mente ocupada com pensamentos produtivos.

Venha fazer parte da nossa família! Cadastre-se!

O presente artigo é uma adaptação do artigo “Geeking Out: Measuring”, publidado em março de 2022 em https://yarnworker.com/. Disponível em: <https://yarnworker.com/geeking-out-measuring/?mc_cid=6ee42c2d1f&mc_eid=debe4e6e9e#more-11353> . Acessado em 20/04/2024.