Você sabia que detergentes e amaciantes comuns podem estar prejudicando seu tecido feito à mão?

3 regras para lavar um tecido feito à mão
Fonte: Handwoven

Aqui estão algumas dicas sobre como lavar melhor sua roupa. Especialmente os tecidos delicados e os feitos em tear.

Em minha pesquisa sobre como cuidar dos tecidos artesanais, aprendi algumas coisas úteis para todos nós que lavamos regularmente tecidos feitos à mão e outros tecidos delicados. Mais especificamente, aprendi sobre o uso de amaciante, detergente e vinagre.

1ª regra na hora de lavar um tecido feito à mão: amaciante

A primeira regra para se manter um tecido feito à mão sempre novo é nunca, jamais usar amaciante. Por que? Os amaciantes de roupas funcionam depositando uma substância na fibra do tecido para amaciar e reduzir a aderência estática.

O problema é que a substância depositada no pano permanece no pano. O amaciante de roupas pode acumular-se e impedir a absorção, o que é ruim para toalhas, guardanapos, roupas de ginástica e qualquer outro tipo de tecido feito para absorver umidade e igualmente ruim para um tecido feito à mão .

Se você quiser manter suas toalhas tecidas à mão com muita absorção, nunca use amaciante na água de enxague. Pessoalmente, eu também deixaria de lavar com amaciantes os lenços, cachecóis, xales ou qualquer peça de vestuário para clima frio.

Além de retirar o poder de absorção de umidade dos tecidos (especialmente os de algodão) o amaciante acumulado nas fibras, pode danificar o tecido, seja ele industrial ou artesanal .

Os amaciantes de roupas também podem fazer com que os tecidos brancos amarelem com o tempo. Se você tiver guardanapos brancos feitos à mão ou toalhas de mesa extra especiais que gostaria de manter em branco brilhante sem o uso de alvejante (que pode danificar as fibras), ignore o amaciante.

2ª regra na hora de lavar um tecido feito à mão: sabão ou detergente

A próxima regra é manter o sabão ou detergente dentro das quantidades recomendadas, que para uma lavadora de alta eficiência pode ser bem menor do que você imagina.

As máquinas de lavar não sabem quanto detergente usamos em uma carga. A menos que você adicione enxágues extras, a máquina de lavar enxaguará a carga com base no peso ou com base no ciclo escolhido. Se você adicionar mais detergente do que pode ser enxaguado durante o ciclo de enxágue, você acabará com acúmulo de sabão ou detergente no tecido.

Esse acúmulo de sabão nas fibras do tecido pode causar manchas, maus cheiros e absorção reduzida. Também pode fazer com que seu pano fique viscoso ou rígido. Imagine cobrir as mãos com sabão em pó – e depois não enxaguar tudo. Eca, certo?

Certifique-se de ler o manual da lavadora e a embalagem do sabão ou detergente para confirmar se você está usando a quantidade necessária para o tipo de máquina e tamanho de carga.

O mesmo pode ser dito se você estiver lavando à mão seu pano tecido à mão. Certifique-se de usar uma quantidade adequada de detergente, seja qual for o tipo usado, e de enxaguar bem a peça.

Se você está se perguntando se suas roupas (especialmente aquelas de tecido feito à mão) têm acúmulo de sabão ou detergente, calma! Isso pode ser testado.

A forma mais prática de testar se um tecido feito à mão, (ou qualquer outro tecido, delicado ou não) está com acúmulo de sabão ou detergente é colocá-lo em uma lavadora com carregamento frontal e programar a máquina apenas para enxaguar e centrifugar, sem adição de detergente.

O excesso de bolhas durante o enxágue pode ser um indicador claro de que os resíduos de detergente ainda são um problema no pano ou no tambor da máquina de lavar.

3 regras para lavar um tecido feito à mão
Bolhas são divertidas na banheira, mas podem ser um sinal de acúmulo de detergente se você as vir na máquina de lavar.
Fonte: Handwoven

3ª regra na hora de lavar um tecido feito à mão: vinagre

Finalmente, aprendi que o vinagre é uma faca de dois gumes. O vinagre, especificamente o branco destilado com 5% a 6% de acidez, é excelente para remover resíduos de detergente das roupas.

O vinagre reage com o sabão ou detergente alcalinos tornando-os inativos, de modo que ambos são removidos  facilmente do pano.

Como benefício adicional, quando o vinagre remove os resíduos de sabão em pó, ele pode deixar o pano mais macio e absorvente. O vinagre também é ótimo para eliminar o mofo, remover manchas, deixar as roupas mais brilhantes e reduzir a aderência estática.

O que torna o uso do vinagre uma faca de dois gumes?

Primeiro, se você adicionar vinagre como auxiliar de lavagem ou despejá-lo junto com a roupa antes de ligar a lavadora, acabará lavando suas roupas em água essencialmente salgada. A mesma reação que torna o vinagre excelente para remover o acúmulo de detergente de suas roupas irá inativar o detergente que você deseja usar para lavar suas roupas.

O vinagre também é ácido, por isso pode danificar o pano se você aplicá-lo diretamente ou não diluí-lo adequadamente e/ou não garantir um enxágue com certa rapidez, evitando que o seu pano feito à mão se mantenha em contato com ele por tempo prolongado.

A maioria das recomendações são de adicionar ¼ a ½ xícara de vinagre durante o ciclo de enxágue. Mas você não precisa adicionar vinagre toda vez que lavar seus acessórios e casacos feitos em tecido artesanal.

Como sempre, tome cuidado ao lidar com tecidos delicados e os feitos em tear manual. Siga as instruções de lavagem fornecidas com a peça ou use as instruções de uma fonte confiável. Além disso, leia o manual da máquina de lavar e o rótulo de todo e qualquer produto que você adicionar à sua lavagem.

Esteja você lavando um monte de fraldas de pano ou suas toalhas de sarja favoritas tecidas à mão, usar os produtos químicos certos, nas quantidades corretas, irá mantê-las mais limpas, com as cores vivas e mais absorventes por muito, muito mais tempo.

Se você chegou até aqui e aprendeu esses truques para lavar um tecido feito à mão, mas ainda precisa de ajuda com a tecelagem de lindas peças, sejam elas de vestuário ou decoração, você está no lugar certo!

Faça seu cadastro em nosso site. É fácil e rápido! Clique aqui.

Depois do cadastro pronto, visite nossa Loja para escolher o curso mais adequado para você neste momento. Ah! Também temos curso de fiação de lã de carneiro em roca de fiar. Você vai amar!

Se precisar saber mais sobre tecido feito à mão, temos alguns posts no Blog que vão te interessar! Outro foco de interesse será nossa pasta com imagens de nossos tecidos feitos à mão,  no Pinterest.