A maioria de vocês provavelmente está aqui porque quer aprender a tecer , mas você já pensou no que a tecelagem pode te ensinar ?
Tecer requer não apenas o aprendizado e domínio das técnicas, mas também a capacidade de apreciar todo o processo pelo que ele é. É muito mais do que apenas interagir com seus fios de urdidura e trama.
Algumas partes do processo de tecelagem são mais agradáveis do que outras. É possível contornar algumas delas, mas, na maioria das vezes, elas são partes importantes do processo de tecelagem, não importa o que aconteça.
São exatamente essas partes (não muito agradáveis) as responsáveis por nos dar algumas lições de vida. Eu vou falar de apenas 4 das lições de vida que a tecelagem pode nos dar.
E, com toda honestidade, você aprenderá isso, goste ou não.
Falando assim, faz com que pareçam ruins. Mas isso não é verdade – eu prometo!
Na verdade, as coisas que a tecelagem é capaz de te ensinar podem ser usadas em outras áreas da sua prática artística e da sua vida.
Gosto de chamar isso de #tecendoliçõesdevida.
Tecer é uma aventura que começa com uma faísca de interesse e nunca termina realmente. Ao longo do caminho, você pode começar a perceber que, conforme aprende a tecer, aprende muito mais.
Esta não seria a primeira vez que mencionei #tecendoliçõesdevida. É incrível como essa prática artística pode ensinar tanto sobre nós mesmos.
Você não sabia que a tecelagem mudaria sua vida, sabia?
1 – Paciência
Se você já tece há algum tempo (ou leu Ah…Se eu soubesse disso quando comecei a tecer ), então você sabe que tecer é muito… lento.
Não é uma forma de arte do tipo “tenho uma ideia e quero colocá-la em prática o mais rápido possível”.
Também não é uma fonte de gratificação instantânea.
Então o que estou tentando dizer é: Tecer leva tempo!
Principalmente se você estiver tecendo uma tapeçaria detalhada, toda a sua tecelagem provavelmente levará mais tempo do que você imagina.
Mas o problema é o seguinte: Valerá a pena!
Todo o tempo que você leva para tecer cada forma, imagem ou padrão – quando tudo estiver pronto – valerá a pena!
Você só precisa ter um pouquinho de paciência para chegar até o final. Se há algo que pode lhe ensinar paciência é o ato de tecer.
Para ser honesta, sou uma pessoa geralmente impaciente. A tecelagem me ajuda a realmente apreciar o processo. Como você pode literalmente ver a peça que está sendo tecida crescendo a cada linha de trama que é adicionada. Definitivamente, essa visão mostra que compensa ser paciente.
Faça isso na vida também. Às vezes, estamos muito próximos de algo para entender como ele está se formando. Dê um passo para trás para ver o quadro todo.
2 – Tomada de decisão/Resolução de problemas
Vou te contar um segredo: uma das partes mais importantes de tecer é tomar decisões.
Acredito firmemente que você pode tecer uma coisa em um dia e a mesma coisa em outro dia, e o resultado, provavelmente, será diferente.
Já que todos somos afetados por nossas vidas e o que (e quem) nos rodeia. Dias diferentes produzem resultados diferentes na tecelagem também.
Quando você está tecendo algo (especificamente imagens), você precisa decidir como fazê-lo funcionar em uma grade. Dependendo do que você está tecendo, isso pode ser simples ou não. Você tem que resolver problemas para fazer as curvas mais suaves e as formas mais precisas possíveis.
Mas a cada dia você pode tecer de uma forma um pouco diferente.
Um dia você pode bater o pente um pouco mais forte, o que fará com que você adicione uma ou duas tramas extras. Isso mudará sua tecelagem. Embora você possa tentar o seu melhor para tecer o mesmo todos os dias – somos todos humanos.
Essas pequenas mudanças em nossa tecelagem diária fazem parte do que significa tecer à mão. É o que realmente o diferencia a peça artesanal da que é tecida à máquina.
Cada vez que você coloca uma trama você está tomando uma decisão.
Aprender a tecer e a resolução de problemas que isso envolve pode ser traduzido para sua vida. Às vezes, você só precisa tomar a decisão de seguir em frente e se não der certo… Não se preocupe, conserte e tente novamente.
Se você sentar e ficar pensando por muito tempo sobre como vai tecer o que deseja tecer, você nunca chegará a lugar nenhum.
3 – Perdoe-se
Às vezes as coisas não saem exatamente como você deseja. Você não teceu os centímetros que precisava, as cores não combinam muito bem ou qualquer coisa nesse sentido.
Isto é bom.
A tecelagem é um meio fácil de consertar. Essa é uma das razões pelas quais gosto tanto dela. Não é como cerâmica, onde se você a deixar cair ela quebra ou se você não amassar o barro o suficiente ela forma bolhas e explode (você pode dizer que eu não tive a melhor experiência com cerâmica…?)
Na tecelagem, se algo não der certo, você terá que desmanchá-lo ou conviver com isso.
Perdoe-se e não se preocupe muito com o tempo extra gasto (paciência) ou com a mudança em seus planos. Talvez essa situação tenha lhe ensinado algo, ou talvez isso signifique apenas que você pode passar algum tempo extra tecendo.
De qualquer forma, não importa o quão cuidadoso você seja, em algum momento você terá que consertar alguma coisa.
Mesmo quando você se torna um “especialista”, você cometerá erros. Você provavelmente cometerá apenas erros diferentes.
Então não se preocupe. Isso acontece com todo mundo.
Você aprende a não perder muito tempo preocupado porque não deu certo. Em vez disso – você conserta, aprende com isso e segue em frente.
Enquanto isso, você pode conferir minha postagem sobre os 5 dicas para um tecelão iniciante.
4 – Tirar um tempo economiza tempo
Devagar e sempre se vence a corrida.
Meça duas vezes para cortas só uma vez.
Todos nós já ouvimos alguma coisa parecida antes, mas a tecelagem pode realmente fazer com que elas façam sentido.
Pode ser tão tentador e fácil avançar e tentar chegar às “parte boas” do processo da tecelagem, mas essa, quase nunca é a melhor política.
Às vezes, você pode nem estar fazendo isso de propósito, como um meio de chegar à linha de chegada e, em vez disso, está apenas se perdendo no processo.
Isso é incrivelmente fácil de fazer e, sem dúvida, a capacidade de se perder no processo é uma das melhores coisas da tecelagem. Quem não quer se perder em suas obras de arte?
Com tudo isso, porém, prestar um pouco mais de atenção ao seu processo economizará muito tempo a longo prazo. Dedicar seu tempo para urdir significa que você não precisa desfazer para consertar um erro. Isso não apenas economiza seu tempo, mas também pode economizar um pouco de sanidade.
Acredite em mim, é extremamente chato terminar de urdir o tear e perceber que você cometeu um erro logo no início! Se você parasse um segundo para verificar seu trabalho, não teria que perder tempo desfazendo e refazendo tudo.
Embora eu acredite firmemente que cometer erros é a forma como você aprende melhor, evitar erros e saber como evitá-los também ajuda você a aprender.
Acelerar o processo não só não é uma boa ideia porque você corre o risco de cometer erros, mas também porque você corre o risco de perder as coisas sobre a tecelagem que a tornam tão incrível.
Reserve um tempo para realmente aproveitar o processo, porque se você não gosta do processo, qual é o sentido?
Além de tudo isso que você leu até aqui, o atelier Isatramas tem muito mais para oferecer a você. Um de nossos lemas é: “Dividir para multiplicar!” Faça seu cadastro em nosso site. Em nossa loja você pode conhecer os cursos que já estão prontos para serem divididos com você.
Venha desvendar conosco o maravilhoso mundo da tecelagem e, com ela, aprender lições valiosas para sua vida.
Referência:
Warped Fibers. Publicado em 19 de maio de 2024. Disponível em:<https://warpedfibers.com/what-weaving-can-teach-you/> Acessado em 27/06/2024.