Quero falar sobre alguns dos mitos que cercam os teares de pente liço e explicar por que esses teares (embora simples) não são apenas para iniciantes.

4 mitos do tear de pente liço
Fonte: Little Looms

Sempre que ouço que um tear de pente liço ser chamado de “tear para iniciantes”, não posso deixar de balançar a cabeça, desapontada, pois embora o tear em si possa ser simples, ele é capaz de produzir tecidos complexos.

Na verdade, o tear de pente liço é um tipo de tear para tecelões de todos os níveis de conhecimento em tecelagem manual – então estou aqui para derrubar alguns mitos da tecelagem em tear de pente liço.

Mito 1: é apenas para iniciantes

Vamos começar com o que mais ouço, que o tear de pente liço é uma porta de entrada para a “tecelagem real”. Só de digitar isso me faz estremecer. É verdade, o tear de pente liço é perfeito para quem é iniciante na tecelagem.

É significativamente mais barato que um tear de pedal, ocupa muito menos espaço e não é complicado ou intimidador para quem está começando a aprender a diferença entre urdidura e trama.

Dizer que algo é bom para iniciantes, porém, não significa que seja automaticamente inútil para tecelões mais avançados. Às vezes você quer tecer um projeto, mas não quer gastar as horas necessárias para medir um urdume na urdideira e depois urdir um tear de piso.

Às vezes você quer apenas brincar com cor e textura. Às vezes você quer tecer do lado de fora. Para todos esses momentos, existe o tear de pente liço.

4 mitos do tear de pente liço
Teares Backstrap Fonte: Pinterest

Mito 2: Só produz tecidos “simples”

Este sempre me faz revirar os olhos. O tear de liça rígida é um tear muito simples, configurado para tecer tecido simples, mas um tear simples não significa tecido simples. Os teares Backstrap são teares muito simples e, ainda assim, são usados ​​para produzir algumas das tecelagens mais complexas que existem.

Os teares de de pente liço tornam a manipulação manual dos fios muito mais fácil e, com a ajuda de uma ou duas varetas simples, você pode criar qualquer coisa, desde padrões básicos de sarja até estruturas e designs que exigiriam dezenas de eixos.

Você também pode usar técnicas de manipulação e coleta manual de fios de urdume para criar flutuadores de urdidura ou trama, medalhões dinamarqueses, esmirna, lace e outros designs maravilhosos.

4 mitos do tear de pente liço
Fonte: Little Looms

Mito 3: A trama simples é chata

Por alguma razão, tecido simples (em ponto tela) se tornou sinônimo de enfadonho, parecido com baunilha. Sinto muito, mas adoro tanto tecido simples quanto baunilha.

A trama simples é uma ótima estrutura para brincar com as cores – você pode tecer listras, xadrez ou designs aparentemente complexos de cores e tramas em trama simples.

Use trama simples para mostrar fios com texturas divertidas ou variações de cores. Se você acha que o tecido simples é chato, então você está fazendo errado.

Mito 4: Você não pode usar fios de tecelagem “reais” em um tear de pente liço

Em primeiro lugar, só quero dizer que um verdadeiro fio de tecelagem é qualquer fio que você escolher para tecer, seja um algodão 8/2 comum ou um fio artístico fiado à mão com alta textura.

Se você pode tecer com um fio, ele é um fio para tecer. Dito isso, você pode usar fios como 8/2 algodão em seu tear de pente liço para tecer toalhas e guardanapos e tudo o mais que desejar.

Você pode até usar sedas no tear de pente liço. É verdade que os fios de lã, geralmente usados para tricotar e os fios da moda funcionam lindamente em teares de pente liço, mas não há razão para que você não possa usar outros fios no também!

Então aí está, o tear de pente liço é um tear para todos os níveis de tecelão, quer você queira tecer nada além de uma bela trama simples ou experimentar designs complexos. É o tipo de tear que você poderá aproveitar e explorar por anos.

Agora que você passou a ver o tear de pente liço com outros olhos, faça seu cadastro em nosso site e, em seguida, visite nossa loja para escolher os cursos que melhor se encaixam no seu nível de conhecimento em tecelagem.


Referências:

LITTLE LOOMS. Christina Garton. Publicado em 21 de novembro de 2018; atualizado em 11/06/2024. Disponível em: <https://littlelooms.com/author/christina-garton>. Acessado em 22/06/2024.