Aprenda como fazer trilhos de mesa em seu tear. As peças que sairão de seu tear certamente darão um toque único à decoração de sua casa ou da casa de seus clientes.
Tecer trilhos de mesa é tão artístico quanto tecer jaquetas, xales, cachecóis ou tapeçarias de parede, almofadas, cortinas e tapetes. Escolher as cores que vão para a sala de jantar, seja para a tecelagem de uma toalha de mesa, ou tecer mantas para o sofá me empolgam muito, mas adoro um bom projeto para trilho de mesa.
Eles são estreitos, nem sempre são compridos e eu os vejo como uma genuína oportunidade de usá-los como laboratório, fazendo experiências. Um trilho de mesa pode ser uma amostra para um projeto maior como um cobertor, cortina, manta…
Você pode se perguntar quantas mesas devo ter para exibir os caminhos de mesa que faço, mas a verdade é que nenhuma das minhas mesas tem corredores. O que eu gosto? Gosto de tecer projetos com largura entre 38 e 45 cm.
Os trilhos de mesa são excelentes para serem tecidos em meu tear de pente liço que tem 80 cm de largura. Sendo assim, posso experimentar fios, densidades, padrões e muito mais.
Quando passo a tecelagem o trilho de mesa para o tear de pedal, posso experimentar gráficos, tramas em bloco como trama dupla, sarja torneada, renda, etc. Todas as estruturas de tecido que gosto – na verdade, todas as estruturas de tecido – funcionam bem quando aplicadas à tecelagem de trilhos de mesa.
Os trilhos de mesa tecidos à mão
Os trilhos de mesa tecidos à mão certamente trarão um toque pessoal e único à decoração da casa em qualquer estação do ano. Bem como em qualquer ocasião: da mais festiva até a mais rotineira.
Um trilho de mesa é sempre um projeto gratificante, esteja você procurando aprender uma nova técnica, tecer um presente especial ou criar um trilho de mesa de Natal.
Os padrões de tecelagem utilizados em trilhos de mesa também podem ser utilizados para criar outros projetos de tecelagem, como panos de prato, jogos americanos ou cortinas.
Este tipo de projeto de tecelagem pode ser o favorito entre os tecelões porque são retangulares, portanto requerem um acabamento pouco complicado. Os trilhos de mesa usam principalmente fios de algodão, que estão prontamente disponíveis em todas as cores imagináveis. Eles podem ser tecidos em praticamente qualquer estrutura de trama que você gostaria de explorar, tornando-os os melhores “amostradores que você pode usar”.
Você aprenderá muito tecendo trilhos de mesa – além de acabar com muitas peças lindas.
Siga seus instintos e, em seus trilhos de mesa experimente uma variedade de fios e cores. Aproveite para aprimorar as técnicas de trama simples.
O comprimento de um trilho de mesa
Também gosto do comprimento dos trilhos de mesa. É o comprimento certo para manter meu interesse. Peças menores são garantia quase certa de projeto iniciado e acabado (rsrsrs). Sem pendências, sem “fantasmas” de projetos inacabados pelo atelier.
Normalmente não gosto de tecer a mesma coisa (o mesmo ponto, ou padrão) por muito tempo. Um trilho de mesa tem mais status do que uma toalha, mas não leva muito mais tempo para tecer. Como um trilho de mesa pode realmente ir a qualquer lugar da casa (ou ser um presente para outra pessoa), posso usar as cores que quiser sem me preocupar com o que combinam.
Projetos de trilhos de mesa
Trilho de mesa em Log Cabin para Natal
Traga a alegria das festas de final de ano para a sua mesa com um trilho de mesa de Natal.
Um trilho de mesa de Natal também é um presente excelente. Por ser feito à mão é um presente que carrega muito amor e carinho. Não há quem não vá gostar de receber um presente assim.
O efeito de cor e trama combinado com a alternância de fios grossos e finos cria um padrão de aparência complicada, embora a estrutura da trama seja bem simples.
Um fio metálico dourado acentua as interseções com xadrez vermelho neste trilho de mesa de algodão. Considere usar a mesma ideia em fios diferentes para um trilho de mesa que você possa usar o ano todo. Este é um design de padrão de mesa que certamente trará o espírito natalino para sua mesa na temporada de festas!
Trilho de mesa em Log Cabin de dois blocos
Log Cabin é um tecido com padronagem em blocos muito versátil. È provável que essa versatilidade tenha feito deste tecido o favorito entre os tecelões.
A simplicidade deste padrão é outro ponto a favor. O efeito visual que ele tem, fica ainda maior e mais interessante quando nos damos conta que nele há simplesmente, alternancia de cor contrastante.
O gráfico abaixo também pode ser seguido para tear de pente liço. Ele mostra a sequência da enfiação de urdume e a de passagens de fios de trama.
Observe que a alternância entre os fios de urdume e trama é que garantem este resultado surpreendente.
Tecido waffle em um tear de pente liço? Sim você pode!
A trama waffle é uma estrutura de trama fascinante que parece mais difícil do que realmente é. Você ficaria surpreso em saber que pode tecer waffle em um tear de pente liço!
Seu investimento será baixo comparado a teares maiores e você descobrirá a diversão de tecer. Na verdade, um tear de pente liço é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.
Em oposição à aparência simples e frágil do tear de pente liço, ele é poderoso e vai te surpreender com a diversidade de “pontos” de tecelagem possíveis para um tear de pente liço.
Em nossa Loja, você encontra o curso 5 Pontos Decorativos para Tear de Pente Liço. Nele, o ponto do trilho de mesa abaixo é chamado de “ponto janelas”.
Este ponto em especial, é muito utilizado na tecelagem de panos de prato ou até mesmo toalhas de banho tecidas com fios de algodão. Eu teci toalhas de banho e adorei o resultado. Depois de retiradas do tear, até bordei na bordadeira eletrônica. Veja fotos das toalhas que teci:
A serenidade do azul em um trilho de mesa único
O trilho de mesa a seguir possui uma estrutura e design simples de trama simples que pode ser tecido em qualquer tear, incluindo um tear de pente liço.
O espaçamento entre os fios de urdume desta forma pode levar a infinitas possibilidades de variações sobre um tema: mudar as cores, os fios, a largura do espaçamento, combinar cores sólidas e contrastantes – qualquer uma destas variações irá manter esta ideia fresca e excitante.
Este é um ótimo exemplo de trabalho atraente visualmente e de simples execução. Concentrar a variação no urdume dá ao tecelão a possibilidade de resultado surpreendente com tecelagem em ponto tela.
O ponto tela é o mais simples dos pontos de tecelagem manual, mas não se deixe enganar: ele é cheio das possibilidades e está sempre pronto a nos surpreender com sua beleza e aplicação na execução de peças lindas.
Os trilhos de mesa são realmente encantadores: você não precisa costurar muito ou dar acabamento complicado. A única coisa com que você precisa se preocupar são as extremidades e, para elas, é possível usar um dos três métodos de acabamento mais comuns: franja, bainha ou franja torcida.
Normalmente, você não precisa lavar a peça depois de retirá-la do tear e fazer o acabamento. Afinal, um trilho de mesa já sai pronto. Não é um tecido que será transformado em outra coisa.
Mas pra falar a verdade, eu amo tecer trilhos de mesa porque eles têm um tamanho que não dá tempo de enjoar da peça que está sendo tecida e, principalmente, porque posso fazer experiências durante a tecelagem e usar o momento para aprender, criar e desenvolver novas possibilidades na tecelagem manual.
Espero que este artigo tenha encantado você e despertado a vontade de tecer trilhos de mesa. Quero muito que você faça parte do Atelier Isatramas. Por isso, deixo aqui o convite para você realizar seu cadastro em nosso site. Clique AQUI.
Para conhecer melhor nossos cursos, visite nossa Loja. Para saber mais de nossos trabalhos, visite perfil no Pinterest.