Você é um tecelão iniciante? Se sua resposta foi “sim” você está no lugar certo.
 
Nós sabemos que a tecelagem pode ser uma arte intimidante – principalmente porque ainda é, de certa forma, “novidade”, apesar de estar se tornando cada vez mais popular. Na verdade, a dica de tecelagem mais importante que tenho para você, tecelão iniciante, é: Não entre em pânico!
5 dicas para um tecelão iniciante. Foto de uma parte de tecido confeccionado em tear de pente liço, no qual foram executadas texturas misturando fios artesanais e industriais de diferentes espessuras. Esta é a foto que ilustra o curso 7 Diferentes texturas em ponto tela, do Atelier Isatramas. Foto ilustra post: Benefícios terapêuticos da tecelagem
Fonte: Isatramas

A coisa mais importante que você precisa para começar a tecer é o desejo de fazê-lo.

Mas eu bem sei que é difícil saber por onde começar. Exatamente por isso eu dividi este artigo em cinco dicas principais para melhor auxiliar um tecelão iniciante.

1. Os materiais são importantes – mas não são tudo.

 
5 dicas para um tecelão iniciante. Os materiais são importantes mas nem tanto
Fonte: Isatramas
Os materiais são, sem dúvida, uma das coisas mais importantes que você precisa para começar a tecer. Essa afirmação faz sentido, porque você não pode tecer se não tiver nenhum material de tecelagem.
 
Na verdade, os materiais de tecelagem que você escolher podem realmente depender do que você deseja tecer, do quanto você pode gastar no momento e, em última análise, do que você gosta.
 
A tecelagem pode ser muito barata – ou muito cara. Tudo depende de qual é o seu objetivo. Você pode tecer com fio barato em um tear menor, comprado de segunda mão e gastar quase nada para começar , ou pode tecer com seda fiada à mão da Itália em um tear de chão auxiliado por computador.
 
A escolha é sua. Sempre será sua a palavra final.
 
Recomendo começar aos poucos para ver se você gosta antes de tomar qualquer decisão de investir em novos materiais. Comecei a tecer em um tear de pente liço, bem simples. Até hoje teço neste mesmo tear. É nele que preparo minhas amostras, gravo aulas dos cursos para tecelão iniciante e também para os que já têm experiência.
 
Se não está quebrado… pode ser usado!

2. Reúna inspiração antes de tecer

Você quer tecer por uma razão . Saiba qual é!

Não há problema em querer tecer apenas para aprender algo novo – essa razão não precisa ser nada profundo, nem de outro mundo rsrsrs.

Se você, como tecelão iniciante, sabe o porquê quer tecer, isso ajudará a orientá-lo sobre como fazer isso.

Você quer tecer imagens? Então você tem que aprender técnicas de tapeçaria. E quanto à metragem? Você precisará aprender a usar um tear de piso. Veja outros tecelões e artistas de fibra e considere montar uma pasta de inspiração (física ou digital) ou iniciar um perfil no Pinterest.

Você pode ver o perfil do Atelier Isatramas, no Pinterest. Todos nós precisamos de uma fonte de inspiração!

Visite sua coleção de material de inspiração sempre que estiver se sentindo preso, travado ou desanimado. Adicione novos itens aos seus arquivos, frequentemente.

Ver o que outras pessoas estão fazendo também é uma ótima maneira de se inspirar e também de entender alguns processos, técnicas, equipamentos, etc.

3. Um espaço inspirador irá ajudá-lo a tecer

5 dicas para um tecelão iniciante. Espaço inspirador ajuda a tecer
Fonte: Isatramas
 
Prepare um espaço onde você gosta de estar e queira passar seu tempo nele. Decore-o com material inspirador. Podem, inclusive, ser imagens de suas pastas de material de inspiração. Imprima algumas imagens e pendure-a em locais estratégicos.
 
Se o tear e o clima permitirem, vá tecer lá fora! Ilumine-se de sol!
 
Também ajuda ter tudo o que você precisa ao alcance das mãos para reduzir o número de vezes que você precisa se levantar.
 
Ficar se levantando toda hora, pode te distrair. Sou mestre em me distrair! Isso diminuiu muito quando preparei um local para montar meu atelier. Quando chego lá meu cérebro sabe que é hora de trabalhar. Se você também precisa enganar seu cérebro para que ele entre no modo criativo, então faça-o.
 

4. Esteja preparado para cometer erros

Como tecelão iniciante você cometerá erros; é inevitável!

Errar não é realmente um problema, é uma oportunidade de aprender!

Uma das melhores partes da tecelagem é que geralmente os erros são fáceis de corrigir. Além disso, fácil de evitar. (Confira os 5 erros fáceis de corrigir do novo tecelão )

Eu sempre fui cautelosa e acredito fortemente em: preste atenção durante os preparativos e seja feliz depois ou como a maioria das pessoas diz: “ meça duas vezes, corte uma ”.

Pode ser que o processo de colocar urdume no tear demore um pouco mais, que exija uma atenção maior, mas ter que desmanchar tudo e refazer leva mais tempo ainda.

Mas, se mesmo prestando atenção você errar, não tenha medo . Encare o erro como um momento de aprendizado.

Acredite em mim, cometi muitos erros ao tecer. Eles geralmente fazem com que eu realmente aprenda algo sobre a estrutura que estou tecendo ou sobre meu próprio estilo de tecelagem. Cada erro que cometi resultou em me tornar um tecelão melhor.

É importante lembrar que nunca saberemos tudo e que errar fará parte de nossas vidas, sejamos nós um tecelão iniciante ou um mestre da tecelagem.

Esteja preparado para estar sempre aprendendo!

5. Prepare-se para se divertir

Parece um pouco bobo, mas é importante que tudo o que fizermos nos traga certa diversão.

Embora haja uma curva de aprendizado para a tecelagem manual, como há para qualquer outra coisa; é importante gostar do que você está fazendo. Eu teço por vários motivos, e um dos principais é que gosto muito de fazer isso. Se você gosta do que está fazendo, isso trará bons resultados.

Existem tantas maneiras diferentes de tecer, tantas peças diferentes que você pode criar… Encontre o que lhe chama atenção. Encontre o que lhe interessa e dedique-se em estudar. Porém, não tenha medo de experimentar novas possibilidades. Você pode se surpreender e passar a amar aquilo que achava não gostar na tecelagem.

Não se deixe levar por pequenos erros ou quando algo não sair exatamente como você deseja. Quando isso acontecer, você poderá seguir em uma direção diferente e (talvez) mais interessante do que antes.

É importante para todo tecelão, especialmente o iniciante, aproveitar o processo e o ato de explorar a tecelagem.

Você está pronto?

Não se esqueça de fazer meu minicurso online gratuito, onde você aprenderá como fazer uma haste de liços para usar em seu tear. Isso vai ampliar as possibilidades dele para realização de padrões mais elaborados.

Faça seu cadastro em nosso site para ter acesso a este minicurso e a todos os outros que você adquirir. Visite nossa loja para ver mais detalhes de cada curso disponível.


Referência:

Warped Fibers. Publicado em 15 DE JANEIRO DE 2020. Disponível em <https://warpedfibers.com/get-started-weaving/>. Acessado em 07/06/2024