Comecei a Tecer quando meus filhos ainda eram muito pequenos
Lá se vão pouco mais que 30 anos, mas quando comecei a tecer meu segundo filho estava com 30 dias e o mais velho tinha apenas 1 ano e 8 meses.
Eu colocava os dois no carro e seguia para minhas primeiras aulas de tecelagem. Não era muito produtivo fazer aula e cuidar de dois bebês, por isso transferi meu horário de curso para o período noturno: meu marido ficava com os meninos enquanto eu ia para aula.
Não é nada fácil ficar distante de filho que está sendo amamentado…
Em casa, o tempo para me dedicar à tecelagem era sempre muito pouco. Por sorte, os meninos nunca danificaram nenhum dos meus projeto no tear.
Quando comecei a tecer, a vontade de aprender (e dominar) as técnicas de tecelagem era tanta que nada teria me impedido de tecer ou explorar esta arte!
Tecer Leva Tempo – Às Vezes Muito Tempo
Eu sei que toda arte leva tempo, e dependendo do tipo de tecelagem, pode demorar mais. Na primeira vez que você tecer uma tapeçaria, ficará surpresa com o tempo que leva para tecer apenas um centímetro de tecido!
Se houver muitas mudanças de cor ou sua escolha foi um designe complexo, isso levará mais tempo do que uma trama contínua de ourela a ourela.
Antes de se comprometer com um prazo para entregar uma tecelagem, teça uma amostra! Tecer uma amostra pode ser uma ótima opção para ter uma ideia de quanto tempo levará para concluir o trabalho
A tecelagem equilibrada levará menos tempo do que a tapeçaria, e a tecelagem em um tear de chão pode levar menos tempo do que em um tear de moldura. Dedicar seu tempo na confecção de amostra pode realmente economizar tempo.
Direi isso de novo, só porque é importante: dedicar seu tempo pode realmente economizar seu tempo.
Quando for calcular o tempo de execução de uma peça, não se esqueça de considerar o tempo para urdir o tear e o acabamento da tecelagem.
Urdir um tear de pedal é notoriamente demorado, e arrematar as pontas dos fios de trama pode ser entediante, mas são partes essenciais do processo de tecelagem. Se eu tivesse feito isso quando comecei a tecer, teria evitado alguns contratempos.
Algumas técnicas de acabamento demoram menos, outras mais, tudo depende do que você deseja para sua tecelagem.
Até Tecelões Experientes Lutam com Ourelas
Mesmo tecelões experientes lutam com ourelas e outros aspectos da tecelagem. Escrevi posts sobre como consertar e evitar erros de tecelagem, mas não significa que eu sempre siga meus próprios conselhos!
É fácil perder o foco e ter minhas ourelas começando a puxar ou esquecer de tecer minhas pontas de fios de trama. Aprenda como obter ourelas mais retas aqui.
Quando você olha para uma tecelagem acabada, pode ser difícil entender o quanta dedicação foi posta na peça que você está admirando. Nem sempre é possível perceber toda essa dedicação.
Outra coisa que você não consegue ver são as distrações, os erros e os momentos em que o tecelão teve que ser desmanchado e o trabalho refeito.
Lembre-se que errar faz parte do processo e que esses erros acontecem com todos.
Contanto que você consiga reconhecê-los e corrigi-los, você ficará bem. Além disso, os erros nos tornam tecelões (e pessoas) melhores! Aceite-os, aprenda com eles e lembre-se: todos nós erramos!
Saiba mais sobre os 5 erros mais comuns do tecelão iniciante aqui!
Pode Ser Difícil Encontrar Materiais
É verdade! Encontrar materiais de boa qualidade para usar em seus projetos de tecelagem pode não ser muito fácil. Quando eu comecei a tecer era bem pior…
Atualmente, encontrar material para tecelagem só é difícil até você saber onde procurar.
Gostaria que fios e ferramentas de tecelagem pudessem ser comprados pessoalmente em mais lugares. Talvez algum dia.
Você pode ter sorte de ter uma loja de fios local perto de você, mas se não tiver, provavelmente terá que comprá-los online.
Não há nada de errado em comprar fios online. Isso pode significar mais opções e melhores preços. Dito isso, sinto um pouco de inveja daqueles que podem comprar materiais pessoalmente sem esperar pelo envio.
Faça uma pesquisa no Google por lojas de fios. As opções aumentam a cada dia.
Eu Gostaria de Saber Mais Sobre Tecelagem
Sim, eu queria saber mais. Pode parecer bobo incluir isso, mas é verdade.
Meu primeiro tear foi um tear de pente liço. Depois comprei (financiado) um tear de pedal com apenas dois quadros de liços.
Mesmo com dois quadros de liços, fiz milagres neste tear. Ele me acompanha até hoje, mas eu (mesma) o transformei em um tear de pedal com quatro quadros de liços. Você poderá saber dos detalhes desta transformação aqui.
Meus teares, seja o de pente liço ou o de pedal são minhas “ferramentas seguras”, com as quais comecei a tecer e aprendi muito com eles.
Me sinto confortável com meus teares. Isso não os torna ruins! Na verdade, são meus favoritos! Mas eles estão longe de ser as únicas opções.
Aprendi que você pode fazer quase qualquer tear tecer o que quiser. Isso não significa que seja fácil.
Explorar outras opções, formas de tecelagem me permitiu experimentar com mais facilidade os limites dos meus teares e, com isso, encontrar novas maneiras de me apaixonar pela tecelagem.
É verdade que é sempre melhor usar a ferramenta certa para o trabalho, mas algumas vezes precisamos improvisar! Quando comecei a tecer era tremendamente escassa a oferta de ferramentas de tecelagem. Aliás, até a literatura era escassa.
É óbvio que você pode (e deve) ter as ferramentas adequadas, e não há nada de errado com isso. No entanto, diversificar e aprender a desenvolver novas ferramentas e técnicas pode ser uma ótima maneira de avançar no aprendizado como tecelã e artista.
Além de tentar improvisar ferramentas e testar os limites de seu tear, recomendo fortemente que você inicie uma coleção de livros de tecelagem e, claro, leia este blog toda semana!
Mesmo montando uma mini biblioteca sobre tecelagem, sempre haverá algo que você não sabe, e tudo bem! Na verdade, é provavelmente por isso que você está aqui.
Portanto, quer você seja uma tecelã iniciante ou experiente, saiba que sempre haverá mais um passo a ser dado. Sempre haverá uma nova técnica a ser desvendada… e tudo isso pode inspirá-la e levá-la adiante.
Outra recomendação que te faço é inscrever-se em nosso site. Uma vez inscrito, visite nossa loja e veja os cursos que temos disponíveis. Aprender com cursos é uma forma rápida de ampliar seus conhecimentos.
É sempre um prazer (e uma honra) dividir nossos conhecimentos com você.
Referência:
Warped Fibers. Publicado em 19 de maio de 2014. Disponível em:<https://warpedfibers.com/category/weaving-wisdom/>. Acessado em 20/06/2024.