Utilizar seus tecidos feitos à mão dessa forma é uma ótima maneira de divulgar e valorizar seu trabalho árduo de tecelão. Independentemente se você vive da tecelagem ou se é tecelão de fim de semana.
Apenas a ideia de costurar um tecido feito à mão pode ser incrivelmente assustadora.
Falarei mais sobre isso daqui a pouco, mas saiba que há coisas que você pode fazer para ajudar a superar esse medo que está te impedindo de criar algo incrível.
Antes de costurar seu tecido, porém, você precisa primeiro criá-lo! Claro!
Então, vamos começar falando sobre uma coisinha (na verdade, uma coisa longa) chamada metragem.
O que é metragem?
Nem todo mundo quer tecer tapeçarias e tapetes.
Às vezes você só quer tecer e tecer e tecer…
A tecelagem por metro é uma ótima maneira de fazer isso! O objetivo da tecelagem por metro é criar uma tecelagem longa e consistente para ser utilizada de outra maneira.
Na tecelagem por metro, a construção do tecido é apenas uma etapa do seu projeto e não a peça final. Uma vez tecidas, essas tramas se transformam em outra coisa (neste caso, algo costurado!)
A metragem é melhor tecida em teares de pedal grandes, pois eles terão a capacidade de reter a quantidade de urdidura e possibilitam a tecelagem de tecidos mais finos.
Os teares de pedal também são melhores quanto à tensão do urdume, são mais largos e suportam melhor a tecelagem final que a metragem exige.
Entretanto, você também pode produzir tecidos feitos à mão em um tear de pente liço. Principalmente se o seu tear for largo o suficiente para isso.
Embora você possa tecer a metragem em um tear de pente liço, ela provavelmente será menor. Tenha isso em mente ao planejar seu projeto de tecelagem.
Independentemente do tear que você usar, recomendo começar e terminar sua metragem com ponto de bainha. Isso fará com que o tecido feito à mão fique muito estável depois de tirado do tear.
Mais para frente abordarei as opções de estabilização durante a costura, mas o hábito de se fazer uma bainha, com tecido feito à mão ainda no tear, é um excelente primeiro passo!
Existem algumas etapas principais quando se trata de costurar seu tecido feito à mão com uma máquina de costura. Porém, quando se trata de costurar o tecido, não é muito diferente de costurar qualquer outro tecido. Contanto que você consiga superar o medo de estragar tudo.
Superando o medo de cartar e costurar um tecido feito à mão
Costurar seu tecido feito à mão em uma máquina de costura pode ser um pouco mais assustador do que apenas costurar dois pedaços de pano juntos, à mão.
Na verdade o medo de “costurar” um tecido feito à mão reside no fato de que, para costurar, é preciso, primeiro, cortar.
Afinal, você passou todo esse tempo tecendo seu lindo tecido feito à mão só para ter que cortá-lo? E se você errar?
E é essa pergunta “e se eu errar?” é que te leva a desistir, guardar o seu precioso tecido e voltar para o tear para tecer mais e mais… (Não é o ideal, certo?)
É assustador, mas você fez o tecido por um motivo, e mantê-lo intocado para sempre é uma péssima decisão.
Então é hora de cortar e começar a costurar!
Dito isto, recomendo fazer um projeto prático: confeccione a peça que você pensou para o seu tecido feito à mão em um tecido industrializado. A musselina é o tecido ideal para maquetes de projetos, pois é barato. Se você for costurar, recomendo manter a musselina em seu estoque, para fazer testes.
Estabilizando seu tecido feito à mão
Quando se trata de costurar seu tecido feito à mão, você tem algumas opções que basicamente se resumem a dar um pouco mais de estabilidade a ele.
Se você tem um molde da peça que planeja confeccionar, o primeiro passo é colocar as partes do molde sobre o tecido feito à mão.
Assim como se faz com qualquer tecido, você vai querer tentar utilizar cada pedacinho do seu tecido feito à mão da melhor maneira possível.
Ajuste o molde para certificar-se que você vai aproveitar ao máximo a menor quantidade de tecido.
Você não quer desperdiçar todo o seu trabalho espalhando demais os seus moldes!
Depois de calcular a melhor forma de aproveitar seu tecido feito à mão, você vai querer fixar o molde no tecido. Você pode então marcar seu tecido feito à mão com um marcador solúvel em água.
Como estabilizar um tecido feito à mão?
Existe mais de uma maneira de dar estabilidade a um tecido feito à mão.
Uma opção é passar uma costura em zigue-zague (ponto junto) sobre as linhas que você marcou com marcador solúvel.
A costura em si não é muito diferente da costura de tecido normal, mas recomendo ir devagar e talvez praticar em uma amostra ou pedaço de tecido feito à mão que não será usado.
Isso pode ser um pouco difícil, mas permitirá que você use apenas o tecido feito à mão e nada mais para estabilizá-lo. Isso é ideal se você deseja o tecido feito à mão, sem forro na peça acabada.
A entretela é um tipo de tecido que fica preso na parte do avesso do tecido por meio do uso de calor (geralmente o ferro de passar roupas).
A entretela fará com que seu tecido feito à mão se comporte como qualquer tecido comercial!
Depois de fixar a entretela, você pode cortar o tecido feito à mão sem medo que ele se desfaça. Você nem precisa costurar primeiro!
Para estabilizar seu tecido feito à mão com entretela, tenha à mão o ferro de passar, a tabua de passar ou um cobertor sobre a mesa.
Acomode seu tecido feito à mão sobre a mesa ou tabua de passar com o lado direito voltado para baixo. Coloque a entretela em cima do tecido com o lado adesivo voltado para o tecido. Cubra com um tecido fino (uma fralda de pano) e passe a ferro em temperatura de média a alta dependendo da entretela.
Lembre-se: na entretela tem uma cola que o calor do ferro precisa derreter para que aconteça a aderência. Não passe o ferro rápido demais!
Tecido feito à mão com entretela termocolante presa no avesso.
O que você pode fazer com um tecido feito à mão?
Tudo o que você pode fazer com tecido comercial, você pode fazer com tecido feito à mão!
Assim que perder o medo(rsrsrs), você vai querer utilizar seu tecido feito à mão de maneira eficaz e realmente fazer com que ele seja a estrela do show. Eu recomendo a utilização de tecidos comerciais para complementar seus tecidos feitos à mão, sempre que possível.
Para peças mais grossas como jaquetas e casacos, use tecido comercial para o forro, além da entretela termo colante.
Que tal começar a costurar lindas peças de vestuário com seu tecido feito à mão?
Ainda não sabe tecer? Sem problemas! Isso eu posso (e quero) te ajudar a resolver!
Visite nosso site! Faça seu cadastro! Bora lá tecer metros e metros de tecidos únicos, exclusivos assim como você!
Em nossa Loja você encontrará cursos de tecelagem para os mais diferentes níveis de conhecimento.
Venha fazer parte de nossa família. Aqui somos todos loucos por tecelagem.
O presente post é uma adaptação do artigo publicado em Warped Fibers, em 21.07.2021. Disponível em:<https://warpedfibers.com/sewing-handwoven-fabric/>. Acessado em 23.04.2024