Em nosso Blog há um post falando sobre réguas de seleção de fios de urdume, mas é claro que você já leu.
Mas você já experimentou usar uma haste de liços para potencializar ainda mais o seu tear?
Se você tece em um tear de pente liço e procura expandir seus conhecimentos sobre a arte da tecelagem manual, usando seleção de fios de urdume, aprender a usar uma haste de liços é quase obrigatório!
Existem muitos padrões lindos que você pode tecer com apenas uma régua de seleção de fios de urdume, mas introduzir uma segunda seleção de fios (ou até mesmo o terceiro, quarto!) aumenta consideravelmente as possibilidades de tecer padrões mais elaborados.
Quando você começar a experimentar uma régua de seleção de fios de urdume, descobrirá rapidamente que, quando estiver usando mais de uma, as seleções de fios feitas pelas duas réguas serão inutilizadas uma pela outra.
O fato das duas réguas não poderem trabalhar juntas traz um problema. Uma das réguas pode ser deixada no lugar, mas a outra deve ser removida e os fios recolhidos toda vez que você quiser tecer aquela fileira de fios selecionados. Observe a imagem abaixo.
Ficar retirando régua e voltando a selecionar fios de urdume toda vez que for trabalhar com eles pode ser extremamente tedioso, especialmente quando se usa linhas mais finas ou um padrão mais complicado.
Felizmente para nós, existe uma maneira relativamente rápida e fácil de lidar com esse problema – uma haste de liços.
Uma haste de liços substitui a segunda vara de coleta e fica atrás do seu pente. A primeira régua de seleção de fios de urdume pode deslizar para frente e para trás sem que seja bloqueada pela haste de liços. Ambas: régua e haste de liços ficam na pate traseira quando não estiverem em uso.
Desta forma é possível tecer um padrão (ponto) de tecelagem usando duas réguas de seleção de fios de urdume com apenas uma régua e uma haste de liços!
Então, o que é exatamente uma haste de liços?
Uma haste de liços nada mais é que um cabo de madeira roliço. Este cabo precisa ser mais largo que a largura da peça que você está tecendo e deve ser liso, mas não escorregadio.
O cabo também não pode ser muito grosso. Precisamos de uma haste de liços leve e de fácil manuseio. Lembre-se: esta haste de liços será levantada várias vezes.
Para usar como haste de liços eu recomendo poleiros (varetas roliças de madeira, vendidas em aviários e que servem para fazer poleiros dentro de gaiolas ou viveiros de pássaros. Existem diferentes espessuras).
Para confeccionar os liços que serão usados na sua haste de liços, você pode se guiar pela largura do pente do seu tear. Enrole um barbante fino no pente, como se fosse fazer fios de franja. Corte apenas um lado. Dê nó unindo as duas pontas de cada fio cortado.
Esse círculo criado com o nó unindo as duas pontas, são os liços. Passe o liço que acabou de criar, por baixo do fio de urdume selecionado. Em seguida passe a haste por dentro das duas argolas do liço.
A sua haste de liços substituirá a segunda régua de seleção de fios de urdume.
Depois de instalar a haste de liços, você vai levantá-la toda vez que a receita do padrão que você está tecendo, disser que é para trabalhar com aqueles fios de urdume selecionados em sua haste de liços.
Espero que você goste deste minicurso sobre como trabalhar com uma haste de liços. Para saber mais sobre tecelagem manual e fiação de lã de carneiro em roca, visite o site do Atelier Isatramas.
Este minicurso estará disponível para todos que têm cadastro em nosso site. Se você conhece alguém que ama tecelagem como você, convide essa pessoa para fazer o cadastro e ter acesso a este e a outros minicursos que serão disponibilizados.
Aproveite sua visita ao site para fazer seu cadastro. Não deixe de visitar a loja, é lá que você pode adquirir o curso que melhor se adeque ao seu nível de conhecimento em tecelagem.
Dona Isa. obrigada por este carinho…