Acontece até com o melhor de nós: Tecelão vê fio. Tecelão compra fios. Tecelão não tem ideia do que fazer com o fio.
Todos nós já passamos por isso…
Na verdade, se você é como eu, você tem um grande estoque de lã esperando para ser usado! Meadas e cones que comprei só porque gostei da cor ou guardei como lembrança.
Diga aí com toda sinceridade: o que acontece quando você encontra um fio incrível, mas não tem um projeto em mente? Já pensou em deixar o seu fio determinar o seu projeto de tecelagem?
Vamos ver como criar um projeto de tecelagem em torno do fio, e não o contrário.
Conheça o seu fio
A primeira coisa que você precisa fazer é determinar para que o fio pode ser usado. Você precisa observar o tamanho, o conteúdo de fibra, a resistência, a cor e o toque.
De modo geral, quase tudo pode ser usado como trama, mas nem toda trama é criada da mesma forma. Pelo menos não para todos os projetos de tecelagem.
Espessura do fio
Pense nisso em relação à urdidura que você está escolhendo. Talvez você esteja usando o mesmo fio para urdidura e para trama; pense em como seus fios irão interagir.
A espessura do fio desempenha um papel muito importante no tipo de tecelagem que você está pensando em criar. Considere que tipo de tecelagem funciona bem com o fio que você possui. Se o seu fio for muito grosso, ele pode servir melhor como trama de tapete ou colocado na superfície da tapeçaria.
Fios relativamente finos nem sempre são ideais para tapeçarias, a menos que você esteja tecendo algo complexo – a menos que queira tecer peças delicadas ou tecido para costurar.
A espessura do fio pode ajudar a descobrir qual EPI você deve usar ou pelo menos começar para sua amostragem.
Mesmo que você não tenha comprado este fio online, você sempre pode verificar as informações de fios de espessuras semelhantes para ver quais são os ajustes de urdidura recomendados para começar.
Espero que você tenha a embalagem ou as etiquetas informativas do fio que deseja usar. Isso lhe dirá a espessura do fio que você tem.
Fibra
De que material é feito o seu fio?
Como materiais diferentes têm coisas diferentes nas quais se destacam, é importante ter isso em mente. Se você tiver um fio de lã, provavelmente não vai querer usá-lo para fazer panos de prato, pois a lã não [e adequada para esse tipo de peça.
Alguns exemplos de tipos de fibras que você pode usar em projetos de tecelagem comuns:
Toalhas (secagem rápida) – Algodão e linho
Lenços (quentes, com bom caimento) – Lã, Alpaca, Acrílico. Um lenço de primavera ou início do outono pode ser feito de algodão porque é mais leve.
Tapetes (aguenta tráfego intenso) – Lã, Acrílico, Algodão (principalmente como urdidura)
Tapeçaria – Urdidura de algodão ou linho e trama de lã (a lã tinge melhor do que outros tipos de fios)
Isso não significa que você esteja preso ao uso desses materiais para esses projetos específicos. Faça o que achar certo, mas tenha em mente o que pode ser mais adequado.
Força
Até a trama precisará de um certo nível de resistência, especialmente se você estiver criando uma tecelagem funcional. Fios fáceis de quebrar não são ideais para tapetes que recebem muito tráfego. É mais provável que eles arrebentem após algum uso.
Fibras diferentes terão resistências diferentes principalmente devido à forma como são fiadas e às propriedades do material. Por exemplo, o linho é um fio muito forte porque a planta de linho usada para criá-lo tem fibras longas. Quanto mais longas forem as fibras, mais resistente será o fio produzido com ela..
Para testar o fio, você pode segurá-lo com cada mão e puxar! Faça isso algumas vezes, como você pode ver acima. Se quebrar facilmente, é mais adequado para trabalhos não funcionais ou como fio de destaque.
Cor
A cor não desempenha um papel importante no tipo de tecelagem que você pode criar, mas pode desempenhar um papel no tipo de tecelagem que você deseja criar. Você pode brincar com combinações de cores entre seus diferentes fios para criar projetos de tecelagem divertidos e interessantes.
Experimente enrolar os fios que deseja usar em um pedaço de cartolina ou papelão para (de forma rápida) poder ver como as cores vão interagir. Você pode até anotar essas informações em seu caderno, ou fichas (ou outra forma de controle de informações que você mantenha) para referência futura.
Por falar nisso, certifique-se de sempre registrar todas as informações sobre um fio novo, inclusive o nome da loja onde ele foi comprado.
Fazendo isso, vai facilitar seu futuro porque, se gostar do novo fio, você conseguirá saber onde conseguir mais!
Você também pode colocar todos os seus novelos/cones próximos uns dos outros para referência de cores, mas enrolá-los num pedaço de papelão (brando de preferência) permitirá que você veja suas cores na proporção em que você as verá em sua tecelagem.
Toque/Maciez
Isso pode ser tão simples quanto segurar o fio. É verdade! Para verificar a maciez é preciso tocar no fio. É preciso senti-lo. É nesta hora que as compras online perdem para as compras presenciais.
É macio ou áspero?
Isso ajudará você a determinar se o seu fio é adequado para lenços, cobertores, tecidos para costurar, almofadas ou se será melhor usado em tapetes ou tapeçarias de parede.
Se quiser usá-lo como lenço, experimente esfregá-lo no rosto e no pescoço! Como é nesta área do corpo que o seu lenço será usado, é importante que seja confortável.
Algo a ter em mente é que alguns fios ficam mais macios após a lavagem, então você pode querer testá-los depois de lavados. Faça isso lavando uma amostra de tecido ou uma pequena quantidade do do fio.
Outra coisa que você pode fazer é apertar o fio entre os dedos para sentir se ele está bem fiado. Fios que não são fiados tão apertados e têm mais ar tendem a parecer mais macios porque têm alguma elasticidade. Fios fiados mais soltos comprimirão mais quando você os bater com o pente do tear e podem até dar um melhor resultado final.
A melhor maneira de testar o caimento de um fio é – você adivinhou – criar uma amostra!
Crie uma amostra
Tenho certeza que você previu isso… rsrsrsr
As amostras são uma ferramenta de aprendizagem incrível que você pode usar se ainda é um tecelão iniciante ou já está em um nível mais avançado.
Fazer essas amostras pode ajudá-lo a descobrir certas coisas, como se o fio vai encolher após lavá-lo. O fio fica mais macio depois de algumas lavagens? Como seus diferentes fios (se usar mais de 1) interagem quando tecidos na mesma peça?
Crie uma amostra e, em seguida, passe-a pela lavadora e experimente-a em diferentes cenários para ver se ela atende ao que você deseja.
Isso irá ajudá-lo a descobrir o que fazer com seu fio, porque agora você tem um exemplo real para o que ele serve (se serve ou não!).
Certifique-se de que sua amostra seja grande o suficiente para realmente extrair algumas informações dela – pelo menos 10 x 10 centímetros. Ou faça mais de uma. Dito isto, se você tiver quantidades limitadas deste fio, várias amostras podem não ser a melhor opção. Você não quer usar todo seu material antes de poder tecer seu projeto definitivo! Nesse caso, priorize o que você precisa saber para começar a tecer.
Você pode conferir minha postagem sobre a importância das amostras e o que mais elas podem lhe ensinar.
Depois de ter todas essas informações, só falta encontrar inspiração e começar a tecer! Se você está deixando seu fio determinar seu projeto de tecelagem, então é bem possível que o próprio fio seja sua inspiração! Nesse caso – apenas certifique-se primeiro que funcionará!
Você também pode encontrar inspiração visitando nossa Loja e vendo a lista de cursos que já estão disponíveis para você. Não esqueça de fazer seu cadastro antes de efetuar a compra, para que o sistema possa te dar acesso ao conteúdo adquirido.
Saiba que será uma honra ter você em nossa família.