Quando você precisa escolher a urdidura certa para seu próximo projeto, não basta pegar o primeiro cone que estiver ao alcance das mãos.

É preciso escolher o tipo certo de fio. Um que seja capaz de suportar a tensão sob a qual a urdidura estará.  E essa não é a única consideração a ser feita.

Então, como escolher o fio certo para seu urdume e o que você deve procurar?

Primeiro, vamos analisar a diferença entre urdume e trama.

O urdume fica verticalmente em sua estrutura, perpendicular ao chão em seu tear de pedal ou de pente liço. Seu fio de urdume é a base para sua tecelagem. É literalmente sobre ele que você constrói – como a fundação de uma casa.

Seu fio de trama é a parte da tecelagem que o transforma em um tecido. Ele interage com a urdidura e fica horizontalmente. Lembre-se: Trama Vai para a Esquerda e para a Direita . Se continuarmos com nossa metáfora de construção – são as paredes.

A trama pode ser QUALQUER COISA!

É isso mesmo que eu quero dizer.

Você pode tecer com fios, tecidos, grama, cabelo, etc. Se for longo o suficiente, você pode usá-lo como trama.

Sim, eu disse cabelo.

Por outro lado, quando você precisa escolher a urdidura certa, há algumas considerações que você precisa… fazer: Tamanho; Força; Material; Cor

Escolha a urdidura certa
Fonte: Warped Fibers
O tamanho importa O tamanho do fio importa para urdidura certa

Pois é…, é verdade…

O tamanho do seu fio pode ajudar a determinar o EPI da sua tecelagem. Se você não tem certeza sobre a importância do EPI – então certifique-se de verificar ESTE post.

Um fio mais grosso terá um EPI diferente de um fio mais fino para o mesmo tipo de tecelagem. Quando se trata disso, é tudo sobre a interação entre urdume e trama. Fios finos e grossos interagem, comprimem e se comportam de formas diferentes.

Alguns fios muito comuns para usar na urdidura da uma tapeçaria são 8/4 algodão ou 8/2 linho. Com esses tamanhos de fios, você pode tecer um EPI padrão 6 para tapeçaria com muitos fios de trama diferentes.

Este é um ótimo lugar para começar. Só nunca esqueça de experimentar! Nunca esqueça de fazer amostras>

Mas… Vamos imaginar apenas duas das infinitas possibilidades que você pode tentar:

Você pode escolher um fio bem fino e configurar sua urdidura para tapeçaria para criar uma imagem bem intrincada. Pense na construção de imagens em tapeçaria como pixels. Quanto maior o EPI, mais pixels você tem para trabalhar.

Escolha um fio de urdidura realmente grosso para criar canais de urdidura largos. O canal de urdidura dentro de uma trama é criado pela alta compressão da trama sobre a urdidura na tapeçaria. Isso é amplamente determinado pelo tamanho da sua urdidura.

Você pode usar fios duplos em sua urdidura ou usar uma urdidura mais grossa para criar canais maiores para uma aparência diferente.

Escolha a urdidura certa
Fonte: Warped Fibers
Força sob pressão

Se você pegar um pedaço de fio que você quer usar para sua urdidura e colocá-lo sob tensão, deve ser preciso um pouco de força para que ele arrebente.

Eu nunca fiz isso – mas eu imagino que você não pode simplesmente ir a uma loja de fios e começar a arrebentar fios para testar sua força.

Também não estou recomendando que você faça isso.

Mas se você já tem o fio, então comece a tirar fotos!

Se o seu urdume arrebentar após apenas um simples puxão, você terá que ter muito cuidado com a tensão que coloca nele enquanto tece ou esteja preparado para consertar muitos fios de urdume arrebentados.

Ninguém quer isso.

Dependendo da facilidade com que o fio arrebenta – é possível usá-lo como urdume para uma trama mais equilibrada que não exija alta tensão. Brinque com ele e, como sempre: FAÇA AMOSTRA PRIMEIRO !

E se você se encontrar em uma loja de fios e precisar escolher o certo para seu urdume? Depois de resistir à vontade de arrebentar os fios em sua busca pela que seja perfeito para seu urdume, você pode olhar o material para ajudar a determinar se ele funcionará para você.

Escolha a urdidura certa
Fonte: Warped Fibers
Material – Planta, Animal ou Óleo

O material do fio pode ser colocado em três categorias gerais: celulose, proteína e sintético. O fio de celulose é feito de plantas, a proteína de pelos ou peles de animais, e os fios sintéticos são feitos pelo homem a partir de coisas como petróleo.

Alguns materiais são simplesmente melhores para urdidura do que outros. Por exemplo, algodão e linho são geralmente mais fortes do que alpaca e merino. Isso tem a ver com o comprimento das fibras que são usadas para fazer o fio.

Quanto mais longas elas são, mais difícil é para elas se separarem. Isso não significa que você não pode usar alpaca para urdidura – você só tem que ser mais cuidadoso e provavelmente não a usaria para tapeçaria.

Por que você iria querer usá-lo para tapeçaria, afinal? Você estaria escondendo aquele lindo fio de alpaca sob seus fios de trama!

Por favor, não faça isso!

Quem tece tapeçarias considera fios de algodão ou linho para compor a urdidura certa.

Por que?

São fios realmente fortes e as tapeçarias estão sob uma tensão maior do que suas contrapartes tecidas com padrões. Geralmente são fios lisos e permitem que a trama deslize sobre eles sem esforço. Essa textura suave ajuda a garantir que a trama flua sobre a urdidura em vez de ficar presa nela.

Por outro lado, usar uma urdidura com um pouco de “dente” como lã ou alpaca ajudará a manter sua trama equilibrada no lugar. Manter sua trama no lugar ajuda a manter sua proporção ideal de urdidura para trama.

Outra consideração é que o algodão tende a ser mais macio e o linho mais rígido (pelo menos até você lavá-lo algumas vezes). Tenha isso em mente ao escolher a urdidura certa. Qual o caimento que você quer que sua tecelagem tenha?

Você quer que tenha caimento?

Fibras de proteína tendem a dar melhor caimento do que a celulose (mas nem sempre). Além disso, fios não mercerizados têm melhor caimento melhor do que seus equivalentes mercerizados.

Mercerização é um tratamento aplicado a alguns fios de celulose para ajudá-los a absorver melhor a tinta. Também os faz encolher menos e lhes dá uma aparência brilhante.

Escolha a urdidura certa
Fonte: Warped Fibers
Cor – Tingir ou não tingir?

A cor pode ou não desempenhar um papel na urdidura que você escolher. Uma tecelagem de face de trama por definição é face de trama . A urdidura é completamente coberta pela trama.

Há uma questão das pontas da urdidura para lidar, mas há maneiras de terminar uma tecelagem onde você não consegue ver a urdidura de jeito nenhum.

Dependendo das suas técnicas de acabamento ideais, você pode querer considerar uma urdidura tingida. Se você planeja terminar sua tecelagem com a urdidura completamente escondida – então você pode usar a mesma urdidura para cada tecelagem, independentemente da cor.

Por outro lado, uma trama equilibrada ou de padrão mostrará a urdidura. Neste caso, a cor é muito importante para a aparência geral da trama.

Você pode escolher uma cor de urdidura que seja igual ou semelhante à trama para que elas se misturem ou uma cor oposta para que ela realmente se destaque.

Tudo depende dos seus objetivos.

Quando se trata da cor do seu fio, você tem a opção de comprar fio pré-tingido ou tingi-lo você mesmo. De qualquer forma, é importante saber quanto fio você vai precisar se uma cor consistente for seu objetivo, já que a cor pode variar entre diferentes lotes de tingimento.

Se você comprar um fio tingido um dia e o MESMO fio uma semana depois, ele pode parecer diferente.

O mesmo vale para tingir o seu próprio. Você é apenas humano e muitas coisas podem afetar a cor resultante do seu fio tingido, então é melhor tingir tudo de uma vez.

É aqui que o planejamento entra em jogo.

Se você tem uma fundação instável, o resto da casa pode cair. É por isso que começar com a urdidura certa para sua tecelagem é tão importante.

Você tem um fio de urdume favorito quando o assunto é urdidura certa? Me conte! Use o formulário de “contato”.

Além de querer saber de suas preferências sobre fios de urdume, também quero convidar você a fazer parte da família Isatramas. Faça seu cadastro em nosso site. Esse cadastro é uma espécie de “matrícula”. Sem ele, o conteúdo de qualquer curso que você adquirir, não poderá ser acessado.

Por falar em curso, visite nossa loja para ver mais detalhes de cada um e adquirir o que mais atende suas necessidades de aprendizagem neste momento.


Referência:
YOUNG, Nicole. Pick The Right Warp For Your Next Weaving. Warped Fibers. Publicado em 04 de março de 2020. Disponível em: <https://warpedfibers.com/pick-the-right-warp/>. Acessado em: 25/07/2024.