A escolha de fios para urdume e trama dependerá de alguns pontos: o tear em que você está trabalhando; a densidade desejada para o produto final; quantos fios por polegada seu pente exige; qual o uso final para o produto pronto.

Todos os fios de urdidura sugeridos abaixo também podem ser usados como trama durante a tecelagem.

Como escolher um bom fio para urdume e trama?

Para um fio ser considerado bom para urdume, primeiramente ele deve ser forte.

“Ser forte” significa suportar considerada tensão e não arrebentar.

Ele também precisa ser liso e sem muita textura ou estiramento, especialmente ao trabalhar em um tear de pente liço ou tear de pedal.

Em um tear de pedal (ou de chão), a urdidura será enfiada nas liças, no pente e sofrerá fricção à medida que o tecido for batido e a tecelagem for avançando.

Se o fio da urdidura tiver protuberâncias, laçadas ou textura irregular, ele pode prender na fenda do pente e arrebentar com o tempo.

O fio com elasticidade, pode criar problemas de tensão que causam irregularidades no tecido. Particularmente não recomendo fios com elasticidade nem para trama.

a exceção à regra na escolha de fios para urdume e trama:

Na hora de escolher os fios para urdume e trama, optar por um fio liso para urdidura é sempre mais recomendado. Alguns fios artesanais ainda não são adequados para serem usados como fios de urdume. Dispense-os na hora da escolha dos fios de urdume.

Entretanto, se os fios artesanais forem bem fiados e fabricados tendo em mente que serão usados como fios de urdume, ele poderá resistir à tensão e ao atrito. Mas é sempre um risco.

o teste de força para escolher fios de urdume e trama:

Se você precisar testar um fio para ver se ele é forte o suficiente para ser usado como fio de urdume, você pode puxar o fio com força, com intenção de arrebentá-lo. Puxe o fio com força entre as duas mãos e veja se ele arrebenta com facilidade.

Se o fio não arrebentar imediatamente, pode ser que ele seja adequado para ser usado como fio de urdume. Claro que este é um teste básico, bem simples e não leva em consideração o poder de elasticidade do fio que está sendo testado.

O que significa ‘epi’?

O epi refere-se a quantos fios de urdidura individuais ocupam o espaço de 1 polegada do seu tecido.

Os fios por polegada também podem ser chamadas de “sett”, em inglês, que é determinada pela espessura do fio que você está usando no urdume e, posteriormente, pelo gramatura do pente que você usará no tear. Por exemplo, se você tiver um epi de 12, usará um pente de 12 dentes.

Quanto mais alto for o seu epi, mais fino será o seu fio – o que normalmente também se traduz em um tecido mais denso e apertado. Um lenço macio e drapeado pode usar algodão 8/4 e ter um epi de 12, enquanto um pano de prato de linho finamente tecido pode ter um epi de 24.

Como calcular o epi na hora de escolher fios para urdume

Para calcular o epi de um fio é bem fácil. Você pode usar uma régua escolar para isso. Basta considerar que uma polegada é igual a 2,540 centímetros. Arredondando: 1″ = 2,5 cm.

Enrole o fio que você escolheu para usar no seu urdume, em volta da régua até preenche o espaço de 2,5 cm. Se a régua possuir marcação em polegadas, enrole até preencher o espaço de 1″.

Como escolher um fio de trama

Para a escolha de um fio de trama, existem menos regras do que para escolher um fio para urdume. A fibra da trama não precisa ser tão forte quanto a do urdume, ou mesmo “estruturalmente sólida”, porque fica sob menos tensão quando está no tear.

Olhe ao seu redor – qualquer material linear que você vê pode ser uma trama. Você pode criar tecelagens experimentais com objetos e materiais que encontra em sua casa, como sacolas plásticas, cadarços de sapatos, canudos, pauzinhos, etc.

Você pode até tecer com folhas e/ou flores secas ou materiais encontrados na natureza.

Os materiais de trama normalmente precisam ser flexíveis e ter uma curvatura natural como o fio, mas também podem ser rígidos e de várias espessuras.

Qualquer fio encontrado à venda no mercado pode ser usado como trama (até mesmo fibra de mecha), mas destacamos alguns abaixo em duas categorias; fios para tecelagem de têxteis que no exterior podem ser chamados de “têxteis construídos” e fios para “brincar”.

Todos estes materiais de trama podem ser usados em diferentes tipos de tear.

Dicas para tecer “têxteis construídos”:

Por “têxteis construídos” consideramos todo resultado da tecelagem manual que se assemelham a tecidos (resultado de tecelagem industrial) – artigos para o lar (guardanapos, caminhos de mesa, cobertores, cortinas), artigos de vestir (lenços, túnicas, metragem para costura), tapetes, tapeçarias.

Os “têxteis construídos” são estruturalmente sólidos e podem ser usados, lavados, tocados e movidos sem desfiar ou perder a forma.

Ao tecer um têxtil construído, é útil que os fios da urdidura e da trama se complementem, especialmente se o tecido será lavado depois de retirado do tear.

Quando lavamos uma peça retirada do tear, ela encolhe. Na verdade, todas as fibras encolhem, embora em graus variados quando lavadas.

A mistura de fibras pode fazer com que a urdidura e a trama encolham em taxas diferentes – às vezes criando enrugamento, retração ou feltragem. Esses efeitos podem ser lindos, mesmo que não intencionais, mas a melhor maneira de prever o resultado final de um tecido é fazer uma amostra e lavar primeiro.

Tecer uma pequena amostra ou múltiplas amostras de uma só vez, é a melhor maneira para estudar o material, revisar e analisar os efeitos do acabamento e do processo de lavagem da peça tecida com mistura de fios.

Os tipos de fios que frequentemente são misturados são algodão e lã, algodão e linho, seda e lã, e linho e cânhamo. Mas essa ordem de mistura de material não segue regra rígida.

Até aqui falamos de trama e como escolher fios de trama como sendo tudo muito livre. Porém, se para o urdume existe o cálculo do epi, para a trama existe o cálculo do ppi.

O que significa ‘ppi’?

O ppi (palhetas por polegada) refere-se a quantas palhetas de fio de trama cabem em 1” do seu tecido. Por “palheta de fio de trama” entenda “passadas de fio de trama, ou duites, ou carreiras…

A quantidade de passadas de fio de trama, determina a densidade do seu tecido e também permitirá calcular quantos metros de fio de trama você precisará para tecer o tecido desejado.

O ppi do seu tecido mudará com base na espessura do fio, na estrutura da trama e na força com que você bate o fio no lugar.

O cálculo do ppi não é muito preciso quando o tecelão é iniciante, uma vez que este ainda não adquiriu a constância na intensidade em que bate seus fios de trama um contra o outro.

 

Na hora de escolher fios para urdume e trama prefira os mais robustos

Os fios de algodão e lã são fáceis de trabalhar e tensionar durante a urdidura, e você vai querer usá-los repetidamente ao planejar seus projetos. Esses fios também são excelentes para o tecelão iniciante.

Fios de algodão 8/4 

Os fios de algodão 8/4 disponíveis no mercado brasileiro, não deixam nada a desejar dos ofertados no mercado internacional.

Eu fiz uma busca no Google pra você! Clique no subtítulo acima e veja a quantidade de opções. E todos com preços acessíveis.

O fio de algodão 8/4 pode ser usado em todos os tipos de tear, tanto na urdidura quanto na trama, e é um dos fios de algodão mais versáteis que temos.

8/4 é o peso padrão do fio para teares de urdidura e é compatível com um pente de 12 dentes na maioria dos teares de liça rígidos (12,5 se você estiver usando teares de pedal).

tipos de tear: tear de pente liço, tear de pedal

epi sugerido: 10-14 por polegada

Fios de algodão 8/2 

O fio de algodão 8/2 é o mesmo fio do versátil algodão 8/4, exceto que é mais fino. Ele ainda pode ser usado para urdidura de teares, mas o espaço entre cada fio de urdidura será mais amplo, criando um efeito mais transparente durante a tecelagem.

8/2 é um excelente fio de urdidura para a técnica “overshot” (ou flutuação de trama) e outras estruturas de trama voltadas para flutuação.

Clique no subtítulo para ver o resultado da busca que eu fiz pra você.

tipos de tear: tear de pedal, tear de pente liço, mas usando mais de um pente.

epi sugerido: 15-20 por polegada

Algodão 16/2

O fio de algodão 16/2 é mais fino que 8/2 e 8/4.

O fio 16/2 permite tecidos finos, grandes overshots e tecidos leves. Este fio é muito fino para ser usado como urdume no tear de pente liço  – a maioria dos pentes de tear de liço só chegam a 15 dentes (tamanho 8/2).

tipos de tear: tear de pedal

epi sugerido: 18-30 por polegada

lã natural

Esta lã vem em dois pesos: shetland e highland. A camada desta lã natural irá adicionar uma textura macia e bonita a qualquer tecido, e não é ‘crocante’ como algumas lãs fiadas cruas. A camada de fio também permitirá que a lã floresça quando for lavada e ficará ainda mais macia com o tempo.

tipos de tear: tear de estrutura, tear de liça rígida, tear de piso

epi shetland sugerido: 10-12

epi highland sugerido: 8-10

cabo de algodão fino

O cordão de algodão é frequentemente usado para urdir teares de moldura para tecelagem de tapeçaria e no tear de pedal para tecelagem de tapetes.

Este cordão funciona bem sob alta tensão e não se desgasta quando o fio da trama é fortemente batido para fazer esteiras e tapetes. Este fio também é encontrado no mercado em espessuras mais grossas.

tipos de tear: tear de estrutura, tear de pedal.

epi sugerido: 6-10

algodão brassard

Para este fio de algodão não encontrei similar no mercado brasileiro, muito embora minha busca tenha sido unicamente virtual e sem a confecção de amostras com produtos nacionais.

Clicando no subtítulo você verá ofertas do produto internacional. Segundo a pesquisa que fiz, ele pode ser usado como fio de trama na tecelagem.

Mas é bom ter cautela porque o próprio anunciante alerta que “algumas mechas podem desfiar quando usadas como fios de urdidura”.

tipos de tear: tear de pente liço, tear de pedal.

epi sugerido: 10-14 por polegada

4/4 algodão natural

Este fio de algodão mais grosso grosso é um fio recomendado para urdidura de tapetes e itens muito usados, como jogos americanos, pegadores de panela e toalhas grossas.

Pode ser usado tanto para urdidura quanto para trama.

Eu usei este tipo de fio no urdume e na trama para tecer tapetes na técnica Krokbragd, em tear de pente liço. Veja foto abaixo.

tipos de tear: tear de estrutura, tear de pente liço, tear de pedal.

epi sugerido: 4-8 por polegada

Foto parcial de um tapete ainda preso no tear, que está sendo tecido na técnica krokbragd.
Isatramas – Krokbragd com fios de algodão no urdume e na trama.
8/4 algodão natural

O produto nacional mais próximo do importado é o barbante especial 8/4, da EuroRoma . Este fio é de qualidade, mas também barato, o que o torna excelente para amostragem com múltiplas urdiduras e também para projetos de grande escala.

tipos de tear: tear de estrutura, tear de pente liço, tear de pedal.

epi sugerido: 10-14 por polegada

cânhamo e algodão

Clicando no subtítulo você verá o que o mercado nacional oferece quando se trata de fios que misturam cânhamo e algodão. É preciso testar o produto antes de opinar sobre ele. Aqui está apenas o resultado de uma busca virtual.

No mercado internacional o fio que mistura cânhamo e algodão é bem recomendado para ser usado como fio de urdume.

Os dados abaixo são para o produto importado.

tipos de tear: tear de pente liço e tear de pedal.

epi sugerido: 15-20 por polegada

8/2 algodão natural

Em rápida busca virtual por fios de algodão 8/2 o fio Queen, da Círculo se destaca. Ele tem aparência de ser tanto resistente quanto macio. Entretanto, é preciso testar tecendo amostras com o produto para verificar suas qualidades no processo de tecelagem manual.

barbante de algodão Supremo nº 5

Este produto eu testei em tear de pedal com 4 quadros de liços. Utilizei o barbante Supremo nº 5 tanto no urdume quanto na trama.

Teci toalhas de banho em sarja. Depois de retiradas do tear, lavadas e arrematadas, bordei um barrado em bordadeira eletrônica doméstica.

Veja foto:

4 trilhos de mesa que você vai adorar. Toalhas tecidas com barbante Supremo nº 5como escolher fios para urdume e trama
Fonte: Isatramas

Fios intermediários e avançados: linho, cânhamo e seda

Os fios de linho, cânhamo e seda podem vir a fazer parte das opções na hora de escolher fios para urdume e trama.

Embora eles também sejam fios robustos, nós os recomendamos para tecelões que estejam em um nível de habilidade mais avançado.

Esses fios também podem ser usados em um tear de tapeçaria, e o linho (ao lado do algodão) é o fio de urdidura mais comum para tecelagem de tapeçaria. No entanto, o linho ainda é mais difícil de tensionar que o algodão, por isso consideramos a urdidura com ele um processo, digamos, bem trabalhoso.

Espero que o conteúdo deste artigo possa te ajudar na hora de escolher fios para urdume e trama de seu próximo projeto no tear.

Quero muito que você venha fazer parte da nossa família. Aqui somos todos loucos por fios, linhas, lãs, teares, rocas, tecelagem… e também somos loucos pela vida, pela harmonia, pela saúde emocional, física e mental.

Querendo saber mais, visite nosso site e, para ter acesso aos nossos cursos online, faça seu cadastro. É fácil e rápido. Clique aqui.

Para saber mais sobre nossos trabalhos com fiação e tecelagem, visite nosso perfil no Pinterest.