As três estruturas básicas de trama são: trama simples (ponto tela), sarja e cetim.
Primeiro, o que quero dizer com estrutura de trama na tecelagem?
A estrutura de trama na tecelagem é determinada pela forma como a urdidura e a trama interagem entre si.
Essas diferentes estruturas determinam muitos aspectos diferentes do tecido, incluindo: quão bem ele cai, sua resistência e a forma como ele reflete a luz.
Além desses três padrões principais, há muitos outros que são construídos a partir deles. Pense em Overshot , duas faces, Esmirna , Rendas e muito mais.
As 3 estruturas de trama
Embora, na maioria das vezes, você caracterize a trama de sarja e cetim como tipos de estruturas de trama de padrão, tecnicamente falando, a trama simples também é um padrão!
Um padrão bem simples, mas um padrão.
Essas três estruturas não são apenas a base para a maioria das estruturas de tecelagem, mas também são as que você provavelmente mais encontrará no tecido que compõe suas roupas e outros tecidos comuns…
A fração das estruturas de trama
A primeira coisa que precisamos falar é sobre a fração estrutural.
Para entender como um pano é tecido, ele geralmente é precedido por uma fração.
Sarja 2/2, sarja 1/3 e cetim 7/1 são todos exemplos disso.
O número superior da sua fração indica por quantas urdiduras sua trama está flutuando e o número inferior indica por quantas ela passa .
Ponto de tafetá
A trama simples, também chamada de tabby ou ponto tela, é simplesmente tecer sua trama sobre um fio e sob outro (fio) da urdidura. A próxima linha de tecelagem será então o oposto para entrelaçar seus fios e criar seu tecido.
Esse é o padrão.
Devido à simplicidade desse padrão, a estrutura é a mesma no direito e no avesso da tecelagem. Desde que não seja uma tecelagem baseada em imagem, ela parecerá a mesma, independentemente do lado que você estiver visualizando.
O EPI que você escolher para sua tecelagem ajudará a determinar se a trama simples é balanceada ou tapeçaria . A trama balanceada é um padrão de trama simples com um EPI mais alto para que você veja quantidades iguais de urdume e trama (também conhecido como uma quantidade balanceada ).
A tapeçaria, por outro lado, é um pouco diferente.
A tapeçaria é mais do que uma trama simples, ela é um tecido de trama simples com trama descontínua . Você pode estar acostumado a ver tapeçaria de parede baseadas em imagens, mas , na verdade ela vai muito mais além disso. Você pode saber mais em nosso artigo “O que é tapeçaria? Definição, uso e história“.
Então, como se comporta a trama simples?
A trama simples será a mais estável das três estruturas porque a urdidura e a trama têm mais contato uma com a outra do que todas as outras estruturas de tecelagem.
A trama simples quase nunca é precedida por uma fração, mas se fosse, seria 1/1. Algo para se ter em mente: dependendo do EPI, do calibre do seu fio e do conteúdo de fibra, a trama simples tem o potencial de ser o tecido mais rígido.
Tecido sarja
- Fonte: Warped Fibers
Dependendo do tamanho da trama usada, ela pode criar uma crista tátil na superfície ou ser quase puramente visual.
O padrão de sarja mais comum é o sarja 2/2, que pode ser visto no diagrama acima.
Isso significa que sua trama passará por cima de 2 fios de urdume e por baixo de 2 fios de urdume por todo o caminho através de sua tecelagem. Na próxima linha, o padrão muda por 1 fio de urdume e isso continua com nas linhas anteriores (por cima de 2 fios de urdume e por baixo de 2 fios de urdume). A mudança inicial neste um fio de urdume, é o que cria seu padrão diagonal.
Sarja é provavelmente a segunda estrutura de trama mais comum e uma que eu posso QUASE garantir que você vê todos os dias e nem sabe.
Jeans.
Sim, o jeans é uma estrutura de sarja!
Vá em frente, dê uma olhada no seu jeans e examine sua estrutura.
Ou simplesmente olhe as fotos abaixo .
Às vezes, com o denim, é realmente mais fácil ver o padrão se você olhar para o lado do avesso. Isso ocorre porque o denim é, na verdade, uma sarja de urdidura, onde a urdidura é normalmente tingida de índigo e a trama é branca. Claro, o denim não é o único tecido de sarja, mas é definitivamente o mais comum.
Como a sarja contém flutuações (quando uma trama passa por cima de mais de um fio da urdidura), ela permite que você comprima a trama mais do que faria em um tecido de trama simples.
Com essa trama mais densa, você obtém um tecido durável e com as flutuações, você obtém um tecido que cai melhor. É isso que torna a sarja uma ótima escolha para jeans e outros tecidos que precisam ser duráveis e fáceis de usar.
Usando o padrão sarja você pode fazer muitas variações diferentes.
Sarja invertida, chevron e espinha de peixe são apenas 3 das inúmeras possibilidades.
Você pode criar esses padrões alterando o número de fios de urdume sobre os quais você flutua e passa por baixo, alterando direções ou pulando uma linha no padrão.
E o tweed?
Tweed é frequentemente confundido com sarja (twill) porque eles têm nomes com sonoridade semelhante, em inglês. Ao contrário da sarja, tweed é um tecido feito em qualquer estrutura de trama com um fio de lã áspera, enquanto o tecido de sarja pode ser feito com qualquer fibra.
Assim, você pode ter um tweed de sarja, mas também pode ter um tweed de trama simples.
Tecido de cetim
Uma das características mais notáveis do cetim é o brilho que ele tem!
As longas flutuações de urdidura deixam a luz refletir no tecido, criando uma superfície brilhante. Contudo, isso depende um pouco do tipo de fibra usada para criar o padrão. Uma trama de cetim com fios de lã simplesmente não terá o mesmo brilho que uma trama de cetim com fios de seda.
Essa estrutura de trama também tem um ótimo caimento porque há menos conexões entre a urdidura e a trama. Infelizmente, isso também significa que ela é propensa a enroscar. Portanto, não é uma boa escolha para peças que você precisa que sejam duráveis.
Nas estruturas de trama, frequentemente o tweed é confundido com sarja e a seda e o cetim também são confundidos um com o outro.
A seda é uma fibra feita a partir dos casulos do bicho-da-seda e o cetim é uma estrutura de trama.
Você pode ter um cetim de seda que seria seda tecida em um padrão de cetim, mas você também pode ter cetim de poliéster, nylon e lã.
Depois de conhecer essas estruturas de trama, você estará mais bem equipado para entender padrões e estruturas mais complexos.
Saber para que cada estrutura é feita ajudará você a escolher melhor aquela que você pode precisar em qualquer momento de tecelagem.
Não se esqueça de fazer seu cadastro em nosso site, nem de visitar nossa Loja para escolher entre os cursos já disponíveis, o que se adequa melhor a você.
Referências:
YOUNG, Nicole. Warped Fibers. Publicado em 28 DE MAIO DE 2024. Disponível em: https://warpedfibers.com/weave-structures/ . Acessado em 07/07/2024.