O Tear
O tear é apenas um dos equipamentos necessários para tecer e, embora outras ferramentas de tecelagem variem em seu grau de necessidade, quero que você pelo menos conheça algumas delas.
Leia as descrições de cada ferramenta de tecelagem abaixo e então decida qual delas será útil para você. Você já pode estar fazendo uso de algumas delas em sua rotina de tecelão.
Nem todas as ferramentas de tecelagem disponíveis estão sendo mostradas aqui. Então, quando puder, navegue pela Internet, visite lojas online e consulte catálogos para ver o que mais existe, especialmente se você estiver enfrentando um problema na tecelagem e suspeite que uma ferramenta possa ajudar a resolver o seu problema.
Ferramentas de tecelagem úteis
Pinos de medição de urdume – são os mais básicos de todos os dispositivos de medição de urdume. Prenda-os em uma mesa com uma distância apropriada e enrole o fio de urdidura em torno deles.
Urdideira de parede – é um bom equipamento, fácil de entender, confortável e eficiente de usar.
Urdideira rotativa – também é para medir o comprimento do urdume. É uma “variação” da urdideira de parede e pode ser vertical ou horizontal. A diferença entre a urdideira de parede e a rotativa é que, em vez de seu braço ir para frente e para trás, elas giram, poupando seu braço desse movimento. (Elas são especialmente boas se você tiver problemas nas articulações.) São mais rápidos e eficientes, mas ocupam mais espaço e custam mais.
Para quem for sempre trabalhar com urdumes com mais de oito metros e precise medir urdumes diferentes com certa frequência, vale a pena o investimento.
Meadeira universal – é usada para transformar uma meada que pode ter acabado de sair da roca, do varal (porque foi lavada oi tingida). Transformar uma meada em novelo não é tarefa muito fácil. O processo de tingimento e lavagem pode embaraçar os fios. A meadeira universal facilita essa tarefa poupando seu tempo.
Enrolador – é a ferramenta que, na minha opinião, deve ser adquirida junto com o tear. Um enrolador é uma ferramenta de tecelagem especialmente útil na hora de organizar seu estoque de fios. Também é útil para enrolar vários fios de lã juntos para serem usados como fio de trama.
Espuladeira manual – vêm em diferentes formatos, com diferentes mecanismos de acionamento e preços diferentes. Seu objetivo é encher bobinas das lançadeiras em forma de barco. Muitas pessoas usam outras ferramentas, como furadeiras ou batedeiras, como substitutos, todas funcionam.
Espuladeira elétrica – funcionam mais rápido que os modelos manuais. Eles são particularmente úteis se você estiver tecendo com fios finos. A velocidade é controlada por um pedal.
O McMorran Yarn Balance – Feito de plástico transparente, com cerca de 15 centímetros de altura, o braço é calibrado para medir/pesar fios. É um auxílio extra para quem tem restos de fios diferentes e sem etiqueta e se pergunta quanto deles tem ou, mais importante, se tem o suficiente para o projeto em execução.
Régua de seleção de fios de urdume – é usado para selecionar fios de urdume para tecelagem de padrões especiais; também é bom para abrir a cala do urdume quando os fios se embaraçam.
Temple – (Desconheço o nome esta ferramenta em português) – ela é usada para manter a largura da tecelagem constante. Eles podem ser usados em peças desde toalhas de mesa leves até tapetes mais pesados.
Lançadeiras e navetes– tanto lançadeiras quanto navetes vêm em uma variedade de formatos, cada um projetado para lidar com um tipo diferente de debrum com mais facilidade. As navetes deslizantes e as navetes de tapete ou de tiras de pano são usadas para segurar fios pesados.
As lançadeiras em forma de barco são mais rápidas de usar com tramas médias ou finas, pois o fio é enrolado em uma bobina (parece um canudo curto) e depois sai automaticamente conforme a lançadeira desliza pela cala.
As lançadeiras em forma de bardo são mais caras e requerem, além das bobinas, de um enchedor de bobinas. Mas algumas lançadeiras e uma dúzia de bobinas serão o suficiente para manter você trabalhando por muito tempo.
Se você usar apenas fios grossos ou tiras de pano como fios de trama, não se preocupe com uma lançadeira de bobina, porque ela não é útil neste caso. Prefira lançadeiras deslizantes ou para tiras de pano, conforme mostrado nas fotos acima.
Gancho pescador – é usado para puxar os fios da urdidura através dos liços.
Ganchos Sley ou ganchos de palheta – (os três primeiros na foto abaixo) – são ganchos curtos e planos usados para puxar os fios da urdidura através das ranhuras do pente. Muito útil para teares de pedal. Para teares de pente liço, prefira pescadores como os da foto (do 4º em diante).
Dispositivo de tensão – estrutura para segurar varas, que podem ser roliças ou em forma de régua, que são fixadas na viga frontal ou traseira do tear. Projetado para ajudar a colocar tensão uniforme em todos os fios de urdidura durante o processo de transferência do urdume, da trança para o rolo do tear.
As ferramentas de tecelagem apresentadas acima são tremendamente úteis, não resta a menor dúvida sobre isso. Porém, muitas podem ser substituídas outras improvisadas ou construídas por você; outras ainda podem ser até mesmo dispensadas.
Não é nem um pouco difícil construir uma urdideira de parede, usando canos e juntas PVC.
Você pode preferir uma urdideira rotatória. Ela também não é difícil de se construir usando canos e juntas de PVC.
Eu nunca usei uma balança de fios McMorran. Não tenho um enchedor de bobinas elétrico, uso minha parafusadeira para encher bobinas das lançadeiras e funciona muito bem.
Os ganchos para passar os fios de urdume pelos liços ou pelas ranhuras (aberturas) do pente do tear de pedal ou pelas fendas e buracos do pente do tear de pente liço, podem ser substituídos por agulhas de crochê.
O dispositivo de tensão pode ser montado por você, usando varas de poleiros, compradas em aviários. Para prender as varas no tear, use elástico, pedaços de barbante ou encomende de um marceneiro um dispositivo de tensão com trava.
Onde comprar ferramentas de tecelagem?
Para as ferramentas que não for possível nem a dispensa nem o improviso, eu recomendo que você faça a compra de suas ferramentas de tecelagem com alguém de confiança.
Comprei muitas ferramentas de tecelagem com Paulo Bustamante, da Oficina dos Fios e também com Antônio, da ArteViva teares.
Tantos os teares, rocas, demais equipamentos e ferramentas (dos dois acima indicados) são de qualidade.
Para a aquisição de ferramentas de tecelagem veja catálogo da Oficina dos Fios .
Para aquisição de cursos online de tecelagem manual, primeiro faça seu cadastro em nosso site. (Clique AQUI).
Depois do cadastro feito, visite nossa loja para aquisição do curso que melhor atende suas necessidades.