Mas, por favor, não pense que eu só uso ferramentas improvisadas. Ferramentas de tecelagem refinadas e próprias para cada uma das etapas da tecelagem têm seu lugar em todo e qualquer atelier. Afinal de contas, elas foram criadas para tornar sua tecelagem mais fácil, melhor e mais rápida.
Mas você não precisa ter todas essas ferramentas de tecelagem para começar sua jornada na tecelagem, precisa? Na verdade, não precisa.
Tenho muitas ferramentas de tecelagem que ajudam a facilitar minha vida no processo de transformar montes de fios em tecidos. Mas nem sempre foi assim! Eu também já improvisei ferramentas e tear.
Quando você está começando em seu atelier de tecelagem, não há nada de errado em priorizar certas ferramentas e materiais. Na verdade, recomendo usar tudo o que puder para começar!
Eu diria que sua principal prioridade deveria ser o fio!
Todo o resto pode ser improvisado – pelo menos no início.

Como improvisar ferramentas e tear

Há muitas coisas que você pode ter em casa que pode usar no lugar de ferramentas mais específicas. Vamos dar uma olhada em algumas alternativas de ferramentas de tecelagem baratas (ou gratuitas!).

Como improvisar ferramentas e fazer um tear de papelão
Fonte: Warped Fibers
Batedor de tapeçaria

Ao tecer, você precisará comprimir a trama. Tradicionalmente, você usaria um batedor de tapeçaria para fazer isso. Eles podem ser ótimos por vários motivos: são feitos para a tarefa, o que significa que geralmente são perfeitamente espaçados. Eles também podem ser pesados, o que é especialmente ótimo para tramas muito justas.

Os batedores de tapeçaria, porém, podem ser muito mais caros do que algumas de suas alternativas. Eles também não são algo que você pode encontrar em qualquer loja de artesanato.

Então, o que você pode usar em vez de um batedor de tapeçaria, se não tiver um?

Pente de cabelo – Qualquer estilo funciona. Você pode usar pentes de dentes largos ou finos, dependendo do EPI que estiver usando. Pentes longos com ambos os tipos podem ser úteis para todas as situações.

Garfo – Sim! Apenas o utensílio normal para comer. Você pode usar como batedor de trama.

Agulha de tapeçaria – Você provavelmente já tem uma dessas se estiver tecendo. Você pode bater na trama com a agulha, se precisar.

Trabalhe com o que você já tem!

Fato histórico: No Japão existe um tipo de tapeçaria chamada  Tsume tsuzure ori  que se traduz literalmente como “tecelagem de pregos”, onde os tecelões usam seus pregos para arrancar os fios da urdidura e passar a trama. Alguns tecelões até lixam sulcos nas unhas para ajudar a derrubá-las. Isso é usado para criar imagens incrivelmente complexas no tecido. ¹

Como improvisar ferramentas e fazer um tear de papelão
Fonte: Warped Fibers
Tear

Se você observar a foto acima, vai perceber que é possível transformar uma moldura simples em um tear de tapeçaria.

Dependendo da sua finalidade com a tecelagem, você pode criar tear com moldura, tecer e vender como peça de decoração. Seu trabalho será vendido já emoldurado. Que tal?

As melhores molduras para este fim são as de superfície plana e bordas quadradas. Evite molduras ornamentadas porque elas tornarão um desafio o ato de colocar os fios de urdume.

Existe outra opção?

Talvez um que seja AINDA mais barato e AINDA mais acessível?

Sim! Claro que tem: faça um tear de papelão!

O tear de papelão é provavelmente o mais simples que você pode fazer e que o ajudará a começar mais rápido. Se você está apenas procurando algo que o ajude a iniciar seus estudos de tecelagem manual, o papelão pode ser a resposta certa.

Mas atenção: os teares de papelão não durarão para sempre porque as fendas começarão a se desgastar e o tear poderá entortar. Não é perfeito – mas não precisa ser. Quando o tear precisar ser descartado, certifique-se de reciclá-lo!

Como fazer o tear de papelão mais simples

Não existe nada mais fácil do que esta alternativa de ferramenta de tecelagem! Este tear pode ser usado por qualquer pessoa (adultos, crianças, iniciantes e tecelões avançados) e funciona da mesma maneira que a maioria dos outros teares de estrutura. Você pode até usar um galpão (próxima seção), assim como faria em um tear de moldura.

O que você vai precisar:

  • Papelão (corte no tamanho que desejar)
  • Estilete (cuidado para não se cortar)
  • Lápis
  • Tábua de corte (dessas para Patchwork)
  • Régua
  • Fio (barbante ou lã)
Como improvisar ferramentas e fazer um tear de papelão
Fonte: Warped Fibers
Usando régua e lápis – marque seu  EPI  em intervalos iguais. Deixe cerca de 2,5 cm de margem em cada extremidade do papelão, para que a tecelagem não fique rente à borda.

Faça entalhes de 1/2 cm no papelão com seu estilete.

Não precisa ser perfeito – mas tente manter aproximadamente o mesmo comprimento.

Como improvisar ferramentas e fazer um tear de papelão
Fonte: Warped Fibers
Comece a passar o fio que escolheu para servir de urdume no tear. Prenda o fio na primeira fenda na parte superior do papelão. Não há necessidade de dar nó porque a fricção do papelão contra o fio irá mantê-lo no lugar.

Pegue o fio da urdidura e leve-o até a fenda oposta na parte inferior do tear. Enrole o fio em volta da fenda – NÃO NO TEAR. Os fios de urdume ficarão apenas em um lado do tear. (veja a imagem traseira abaixo)

Faça isso em todo o tear.

Como improvisar ferramentas e fazer um tear de papelão
Fonte: Warped Fibers
Depois de atravessar todo o tear, você pode terminar a urdidura da mesma maneira que começou. A ponta ficará pendurada na parte de trás do tear.

Certifique-se de que a urdidura esteja firme – se não estiver, puxe a urdidura, fio por fio, até que a folga desapareça.

Comece a tecer!

Quando terminar, você pode retirar as dobras das fendas na parte de trás e amarrá-las ou usar qualquer técnica de acabamento que desejar!

Como improvisar ferramentas e fazer um tear de papelão
Fonte: Warped Fibers
Galpão ou Abertura de Cala

Usar um bastão pode economizar muito tempo ao tecer. Ele permite que você tenha uma abertura em uma direção para que você não precise fazer o movimento de tecelagem característico “por cima, por baixo, repetir”.

Se você não tiver um bastão, você sempre pode usar uma régua!

Procure uma régua que seja de madeira para obter melhores resultados e menor chance de degradar os fios da urdidura. As réguas de plástico não são fortes o suficiente e as de metal são muito afiadas nas bordas.

Ao procurar uma alternativa de bastão, certifique-se de que ele ultrapasse a tecelagem, mas ainda caiba dentro da moldura. Isso tornará mais fácil virar quando você abrir o galpão. Você também pode usar uma régua menor se precisar abrir apenas pequenas partes do galpão de uma vez. Encontre o que funciona melhor para você!

Além disso, procure uma régua que não seja muito larga. O galpão não precisa ser grande para ser benéfico. Se criar um espaço para a passagem da sua trama, já é o suficiente!

Você também pode usar um palito de picolé ou qualquer coisa semelhante que tenha por perto. Tecer pode ser uma experiência encantadora! Certa vez, usei uma colher de sorvete de madeira (uma das planas) para abrir o galpão em uma pequena área de uma tecelagem que eu estava fazendo. Funcionou!

Outras opções

Precisa de uma lançadeira de tecelagem? Enrole o fio em um papelão ou use agulha de tapeceiro, de madeira, etc.

Sem fio? Faça você mesmo: tiras de malha (camisetas velhas), tiras de jeans, tiras de lençóis velhos, de toalhas de banho velhas, etc.

Quando se trata de começar – o mais importante é  apenas começar. Se isso significa renunciar às ferramentas caras e trocá-las por ferramentas de tecelagem alternativas/improvisadas, então faça!Faça o que for preciso! Só não desista.
Mais tarde, se você achar necessário, adquira novos equipamentos e ferramentas – ou fique com o que você fez, porque se não estiver quebrado… pode ser usado!
Agora que você sabe que é possível improvisar até um tear, não tem mais motivos para adiar o início da sua caminhada no mundo da tecelagem manual. Quero muito te ajudar com isso!

Faça seu cadastro em nosso site! Na loja, você poderá adquirir os cursos de tecelagem, na ordem que mais combinar com seu grau de conhecimento.

Os cursos no Atelier Isatramas são em tear de pente liço. Um tear mais avançado que o tear de papelão, claro! Mas quando você aprender um pouquinho mais sobre tecelagem manual, vai querer evoluir e, sua primeira preocupação será comprar um tear.

Quando for comprar um tear, eu recomendo o tear de pente liço. Você pode realizar sua compra na Internet. Eu recomendo ArteViva Tear ou A Bambuzeira. Os produtos são de qualidade.


Referências:

¹ Tsuzure Ori. Postado por em Disponível em: < https://teardentthread.com/2011/07/26/tsuzure-ori/>. Acessado em 10/06/2024.

Warped Fibers. Publicado em 8 de julho DE 2020. Disponível em: <https://warpedfibers.com/weaving-tool-alternatives/>. Acessado em: 10/06/2024.