Tapeçaria é um tipo de tecelagem. Mas você realmente sabe o que é tapeçaria? É um tipo de tecelagem muitas vezes mal compreendido e até mesmo deturpado.
A palavra tapeçaria é frequentemente usada como uma forma de descrever algo com uma história rica e vívida. Isso faz sentido, considerando o fato de que a tapeçaria era frequentemente usada com o propósito de contar uma história quando foi criada (mais sobre isso na seção de história).
O termo “tapeçaria” também pode ser usado para descrever uma decoração de parede feita de tecido com base em imagem.
Essas decorações de paredes geralmente são coloridas e têm mandalas e/ou outras imagens semelhantes. Geralmente são tecidos leves e equilibrados – na verdade, não são tapeçarias. Pelo menos não pela definição real.
Então, vamos primeiro revisar a definição, porque há algumas coisas que uma tecelagem precisa para realmente ser considerada uma tapeçaria.
Definição de tapeçaria
Tapeçaria é uma tecelagem com trama descontínua. É isso. Essa é toda a definição. Mas vamos falar mais sobre isso, claro!
A tecelagem com face de trama é um tipo de tecelagem na qual se vê a trama e não a urdidura. Em uma tecelagem acabada com trama, o único lugar onde você pode ver a urdidura é nas ourelas superior e inferior.
Mesmo assim, é apenas se você escolher certas técnicas de acabamento.
Isso está em oposição a uma trama equilibrada (ou trama padrão), onde você vê tanto a urdidura quanto a trama na tecelagem acabada.
Uma tapeçaria geralmente terá um EPI menor do que uma trama balanceada, a fim de permitir espaço para a trama se comprimir completamente.
Usar um EPI mais alto é possível, mas significaria que você teria que usar uma trama muito mais fina para que ela se comprimisse e escondesse os fios de urdume completamente.
Uma vantagem definitiva de usar um EPI mais alto e uma trama mais fina é que você pode criar mais detalhes de trama.
Com a escolha de uma trama mais fina, sua tecelagem será mais lenta, ou seja, levará mais tempo para tecer a peça toda.
Para entendermos melhor a diferença entre tecelagem de tecidos e tecelagem de tapeçaria, é preciso esclarecer o que é “trama descontínua”.
Trama descontínua é o termo usado para nominar quando o fio da trama não vai de ourela a ourela. Em vez disso, sua cala terá mais de um fio – geralmente de cores diferentes, o que permite a criação de imagens, padrões ou formas.
Devido à estrutura da tapeçaria, é necessária alta tensão nos fios de urdume, para obter melhores resultados ao tecer. Isso ajudará a trama a se comprimir mais facilmente e a cobrir completamente o urdume.
Ao tecer uma tecelagem equilibrada ou padrão, a urdidura e a trama irão desviar, mas a urdidura da tapeçaria deve permanecer reta. Se a tensão da urdidura estiver muito frouxa, você terá mais dificuldade em criar a tecelagem.
Vou repetir isso mais uma vez só porque acho que é muito importante.
É necessária alta tensão para obter os melhores resultados ao tecer uma tapeçaria.
Para ser tapeçaria, não precisa ter imagens
Um dos equívocos mais comuns é que uma tapeçaria é uma tecelagem com uma imagem.
Este equívoco é completamente compreensível .
Embora muitas tapeçarias tenham imagens e as imagens sejam feitas com trama descontínua, isso não significa necessariamente que devam retratar uma imagem.
Ela tece tapeçarias, mas quase nunca tece imagens. Em vez disso, usa as mesmas técnicas para tecer padrões naturais. Você também pode simplesmente tecer formas ou brincar com diferentes texturas. Desde que a urdidura esteja completamente coberta pela trama e haja alguma trama descontínua – você tem uma tapeçaria!
Na verdade, um dos tecelões de tapeçaria mais conhecidos não tece imagens. Sheila Hicks é conhecida por suas pequenas tapeçarias que foram criadas como uma espécie de caderno de desenho enquanto ela viajava. Essas tecelagens eram em sua maioria de trama equilibrada e apresentavam trama descontínua, mas nenhuma delas retrata qualquer tipo de imagem. Em vez disso, a maioria de suas tecelagens apresentava blocos e faixas coloridas.
Eu recomendo fortemente o livro dela: Weaving As Metaphorque tem imagens de cada uma de suas pequenas tapeçarias e ensaios de cadernos de desenho. Se você conseguir colocar as mãos nele, não deixe passar!
Apenas um aviso, este livro não está mais sendo impresso, então pode ter um preço elevado. Dito isto, até o livro em si é lindo e foi impresso em papel artesanal. Vale a pena, principalmente se você é louco por tecer tapeçarias.
História da tapeçaria
Como eles foram tecidos
Tradicionalmente, eles eram frequentemente tecidos de lado e depois virados para cima quando exibidos.
Eles foram e ainda são geralmente tecidos em um tear vertical que permite ao tecelão ver todo o desenho em todos os momentos. (Mais sobre teares mais abaixo).
As tapeçarias baseadas em imagens (basicamente todas as tapeçarias tradicionais) foram tecidas com um papel com um desenho colocado atrás da tecelagem. Esse “molde” recebe o nome de “cartoon”.
Às vezes as peças em tapeçaria eram tecidas por trás e, nesse caso, usava-se um espelho para refletir o desenho do cartoon, para que a tecelagem final não ficasse ao contrário.
Hoje, muitos tecelões ainda usam desenhos atrás de suas tapeçarias, mas alguns também desenham diretamente na urdidura.
Aviso: se você for desenhar diretamente na urdidura, certifique-se de usar uma tinta que não seja transferida.
Também era comum que fossem desenhados por um mestre artista e tecidos por um grupo de tecelões, todos trabalhando neles ao mesmo tempo. Isso incluiu artistas como o pintor Rafael, que foi contratado para desenhar 12 tapeçarias para a Capela Sistina ao mesmo tempo em que Michelangelo pintava o teto.
Fonte: Warped Fibers
O que não é tapeçaria?
Essa pode parecer uma pergunta estranha, mas como a tapeçaria é tantas vezes mal representada, é importante falar sobre pelo menos um exemplo muito proeminente de uma não-tapeçaria chamada tapeçaria.
A Tapeçaria Bayeaux é na verdade um bordado! Um bordado muito impressionante, mas mesmo assim um bordado.
É um bordado narrativo que retrata a conquista da Inglaterra pelo Duque da Normandia em 1066. É feito com fio de lã sobre tecido de linho. Ao contrário de uma tapeçaria real, ela retrata sua história através do uso de diferentes pontos de bordado para criar as imagens na superfície do tecido, em vez de serem tecidas nele.
Então, por que é chamada de tapeçaria?
Infelizmente, essa é uma ótima pergunta, mas daquelas sem resposta satisfatória.
Meu palpite? É porque se trata de um tecido com imagens que servia para contar uma história numa época em que o tecido era uma óptima forma de o fazer. A sua criação teve o mesmo motivo de muitas outras tapeçarias (reais) da mesma época – ter uma representação física de uma história e poder transportá-la facilmente. Por esse motivo, posso entender por que eles compartilham o mesmo nome.
Que tipo de tear devo escolher?
Como mencionado acima, muitos tecelões de tapeçaria tecem em teares verticais – também chamados de teares de alto liço.
Eles são chamados de alto liço não por causa de sua alta tensão, mas porque sua urdidura é vertical em relação ao chão.
Dito isto, você pode tecer tapeçaria em qualquer tear que permita alta tensão de urdidura. Quanto maior a tensão, mais fácil será para a trama fluir sobre a urdidura e se comprimir.
Os teares de piso, nem sempre são ideais porque nem sempre conseguem corresponder à tensão necessária. O mesmo serve para os teares de pente liço.
Os teares de pente liço são melhores para tecidos balanceados e com padrões. Se você está procurando um tear de urdidura baixa para tecer tapeçaria, então os teares de contramarcha e de contrapeso tendem a ser os melhores.
Os teares estilo “Jack Type” ainda podem funcionar.
Particularmente eu prefiro a tecelagem de tecidos, cobertores, mantas, xales, cachecóis, etc. Nem por isso deixe de apreciar e valorizar a tecelagem de tapeçarias.
Querendo saber mais sobre o tipo de tecelagem realizado (e ensinado) no atelier Isatramas, acesse nossa loja. Para fazer parte de nossa família, faça seu cadastro em nosso site. Será uma honra ter você conosco!
Referências
BUTING, Nicole. What Is Tapestry? Definition, Usage, and History. Warped Fibers, 21 de outubro de 2020. Disponível em: <https://warpedfibers.com/what-is-tapestry/>. Acessado em 28.04.2024