Embora ele possa dar a impressão de ser uma técnica muito demorada e difícil de tecer, na verdade não é! Você só precisa entender como e por que funciona do jeito que funciona. (Chegaremos lá.)
O que é overshot?
Explicando de uma forma mais simples – é uma técnica de tecelagem que utiliza pelo menos 2 tipos diferentes de fios de trama e flutuações para criar um padrão (desenho). Esses padrões são frequentemente muito geométricos.
O nome overshot possivelmente vem da maneira como o fio trama “dispara” sobre a trama simples (trama de fundo) para criar flutuações decorativas.
Com a ajuda de uma trama de fundo, o overshot permite que você repita o mesmo padrão de trama em várias linhas sem perder a integridade do tecido.
Vamos rever algumas palavras que acabei de mencionar para ter certeza de que fazem sentido.
Trama de fundo – padrão de trama simples que é usado entre cada fileira do seu padrão de overshot.
Essa trama simples dá estrutura ao tecido e permite que grandes áreas de overshot sejam tecidas sem criar um tecido muito fino.
Sem o uso de uma trama de fundo em um padrão de overshot, a trama não se manteria unida porque não haveria intersecções de urdume e trama suficientes para criar uma trama sólida.
(Não se esqueça de conferir meu post sobre 3 Estruturas de Trama!)
Flutuadores – Criados quando você tem seu fio de trama passando por cima (ou por baixo) de mais de um fio de urdume ao mesmo tempo. Eles “flutuam” sobre os fios do urdume.
História do Overshot
Uma coisa ótima sobre o overshot é que ele geralmente atrai os tecelões, sejam eles modernos ou mais tradicionalistas.
Para os tecelões modernos, ele tende a evocar a magia da tecelagem na virada do século XIX.
Historicamente, o overshot era frequentemente usado para criar colchas (basicamente colchas sofisticadas) e podia ser encontrado em toda a América do Norte colonial.
Eles eram mais populares no sul dos Apalaches e continuaram a ser mesmo depois que as tecnologias têxteis avançaram. Quando outras partes da América do Norte colonial mudaram para a tecelagem jacquard, os tecelões do sul dos Apalaches continuaram a tecer suas colchas overshot à mão.
Havia dois tipos principais de padrões de colchas: geométricos (exagerados) e figurados e extravagantes.
Como as colchas overshot eram geralmente tecidas em casa em teares menores, elas geralmente tinham uma costura no meio, onde dois painéis tecidos eram costurados juntos.
Aplicações modernas de overshot
Embora seja uma técnica tradicional, isso não significa que você não possa usá-la em seus projetos mais contemporâneos!
O problema com o overshot é que não importa a aplicação, ele é bem impressionante. Talvez essa seja apenas minha opinião, mas devido ao quão complexo ele pode parecer, sinto-me segura em dizer isso.
Só porque foi originalmente usado para colchas, não significa que só pode ser usado para este fim.
É possível mudar aspectos do padrão, como as cores usadas, ou a maneira como você usa sua trama de base pode alterar drasticamente a aparência e a sensação que sua tecelagem causa.
Algumas aplicações diferentes de overshot que você pode querer considerar:
Trama de solo descontínua
Na imagem abaixo você pode ver que a trama de fundo não é da mesma cor por toda parte. Em vez disso, eu teci a trama de fundo como descontínua para que eu pudesse adicionar padrões e desenhos extras nas tramas.
Neste caso, você pode estar se perguntando como lidar com seus fios de trama quando eles estão no meio da trama e não na ourela.
Ótima pergunta!
Os fios de trama descontínuos flutuarão na parte de trás da trama até que você precise deles na próxima vez de usá-los. Isso faz com que sua trama overshot seja unilateral, pois terá flutuações verticais na parte de trás. Tenha isso em mente se quiser experimentar essa técnica.
Também visto na imagem acima, o fio overshot que usei não era todo da mesma cor! Esta é uma maneira realmente simples de obter dimensão extra e prender o interesse do observador em sua peça, se é isso que você está procurando.
Como o fio faz a mudança de cor para você, não é preciso fazer nenhum trabalho extra.
Tecendo o padrão apenas em certas áreas
Overshot já é uma combinação de estruturas de trama. Trama simples para sua trama de fundo e trama flutuante para o desenho.
Isso simplifica a possibilidade de tecer overshot somente em certas partes da sua tecelagem. Se você quiser fazer isso, pode continuar a tecer sua trama simples em toda a largura da sua tecelagem, mas tecer overshot somente em áreas específicas.
Isso cria uma seção de destaque em sua peça de tecelagem.
Dicas de tecelagem de overshot
Como o padrão de overshot é fortemente influenciado pelos fios de trama que são usados, é importante escolher os fios certos. Sua tecelagem será configurada de acordo com a especificação necessária para uma trama plana balanceada.
Certifique-se de entender o EPI para obter o ajuste de urdume correto para sua tecelagem nessa técnica.
A trama de base usada é quase sempre o mesmo fio da sua urdidura. Isso permite que a trama de overshot realmente consiga brilhar sem contrastar os fios de trama e urdidura simples.
Sua trama overshot deve ser muito mais grossa do que sua trama base. Ao contrário de sua trama base, a espessura do seu fio não é determinada pelo EPI , mas sim por quanto destaque você quer que ele tenha em sua tecelagem.
Para obter o efeito total, o fio deve ser grosso o suficiente para que, quando você estiver tecendo seu padrão, ele cubra a trama do plano de fundo entre cada passagem. Se não for grosso o suficiente para fazer isso, ele ainda será overshot, mas o efeito não será o mesmo.
Tenha em mente o comportamento dos seus fios e como eles se comportarão depois de lavados. Alguns fios florescerão e ficarão mais cheios após uma lavagem e outros não. Fios que florescem preencherão as lacunas da trama do seu plano de fundo e criarão um padrão mais bonito.
Use uma orla flutuante
Um problema com o overshot é que pode ser difícil manter suas ourelas com aparência organizada.
Uma dica simples para isso é ter um fio de urdidura extra em cada orla que não se encaixe no liço.
Esse fio de urdidura é chamado de orla flutuante.
O que esse fio de urdidura faz é servir como uma orla para todos os fins que não corresponde ao seu padrão. Em vez disso, você deve se certificar de contornar esse fio de urdidura todas as vezes para garantir que você consiga tecer totalmente até a orla.
Sem isso, sua trama de overshot flutuará desajeitadamente na parte de trás da sua tecelagem sempre que o padrão não a levar até a borda.
É possível tecer overshot em qualquer tipo de tear?
Como muitos tipos diferentes de tecelagem, é possível fazê-lo em quase qualquer tipo de tear que você tenha. A diferença é que pode levar um pouco mais de tempo ou exigir um pouco mais de esforço do que se você fizesse em um tear de chão tradicional.
Colocar liços em tear de moldura ou tear de pente liço exigirá o uso de liços de barbante e hastes de coleta que você terá que usar manualmente para selecionar fios de urdume específicos.
Gostou de saber detalhes sobre mais essa técnica de tecelagem? Quer aprender ainda mais? Faça seu cadastro em nosso site e venha fazer parte de nossa família!
Com seu cadastro feito, visite nossa Loja. Tem curso grátis ensinando a fazer uma haste de liços.
Venha aprender tecelagem com o Atelier Isatramas. São mais de 30 anos de experiência no tear de pente liço e tear de pedal. Aqui tem muito conhecimento para ser dividido com você.
Para você poder conhecer um pouco mais sobre as tecelagens do Atelier Isatramas, visite nossa pasta no Pinterest.
Além da pasta Tecelagem Isatramas, temos também uma pasta com Overshot tecido no Isatramas e mais algumas imagens salvas do Pinterest.