As cores influenciam, e muito, no resultado final de todo e qualquer trabalho. Seja ele no tear, no tricô, crochê ou em pinturas. Por isso é tão importante saber mais sobre a teoria das cores.

A teoria da cor na tecelagem é inicialmente bem similar à teoria da cor em qualquer outra forma de arte. Dito isso, você pode não ter aprendido se não foi para uma escola de arte.

Sem problemas!

A teoria das cores envolve muita coisa, então quero abordar alguns dos aspectos mais importantes que podem afetar sua tecelagem.

O que é teoria das cores?

Como as cores afetam sua tecelagem
Fonte: Warped Fibers

 

Embora não seja feito especificamente para tecelões, sempre consulto o livro Understanding Color (esse livro pode ser encontrado na Amazon, mas é compra internacional). Este livro é em inglês e inclui um pouco da ciência por trás do motivo pelo qual vemos as cores da maneira que vemos e de onde essas teorias surgiram.

Outro livro que você pode ler que é mais voltado para tecelagem é Inventive Weaving on a Little Loom,de Syne Mitchell (esse livro pode ser encontrado na Amazon, mas é compra internacional). Embora este seja um livro sobre tecelagem com um tear de pente liço, ele tem um capítulo separado sobre teoria das cores que é bom olhar e consultar sempre que precisar.

Cores Primárias, secundárias e intermediárias

As cores primárias são as três cores das quais todas as outras podem ser feitas. Você deve se lembrar disso da escola. Todas as cores derivam das muitas combinações possíveis de vermelho, azul e amarelo.

As cores secundárias são feitas pela combinação de quaisquer duas das cores primárias. Essas cores são laranja (vermelho e amarelo), violeta (azul e vermelho) e verde (amarelo e azul).

Cores intermediárias acontecem quando você começa a combinar uma cor secundária com uma primária: Vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, vermelho-violeta, azul-violeta, azul-esverdeado e amarelo-esverdeado são todas cores intermediárias.

Círculo de cores

Como as cores afetam sua tecelagem
Fonte: Warped Fibers

 

Essas três categorias de cores (primária, secundária e intermediária) criam o círculo cromático.

Um círculo cromático pode ser uma ferramenta muito útil para começar quando você estiver usando mais de uma cor. Ter um círculo cromático em seu estúdio ajuda a eliminar um pouco da incerteza na hora de escolher as cores e saber se vão funcionar bem quando colocadas juntas.

Outra categoria a ser considerada são as cores complementares.

Olhando em um círculo cromático, essas são as cores que ficam diretamente uma em frente à outra. Azul e laranja são complementares, assim como violeta e amarelo, e vermelho e verde.

Isso também funciona para qualquer uma das suas cores intermediárias. Tente usar amarelo-laranja e azul-violeta juntos para fazer suas cores se destacarem.

Cores frias e quentes

As cores têm uma temperatura.

Cores quentes: Vermelho, amarelo, laranja

Cor fria: Azul, violeta, verde

Dito isso, você pode ter um vermelho frio se ele contiver um pouco mais de azul ou um verde quente se ele contiver um pouco mais de amarelo. Essas coisas às vezes só são realmente fáceis de ver quando colocadas ao lado de outro vermelho ou outro verde para comparação.

A temperatura das suas cores afeta como elas interagem com outras cores e como você as percebe. Falaremos mais sobre isso abaixo.

Contraste simultâneo

Este é um fenômeno bem legal (e interessante) que ocorre quando você combina uma cor neutra com uma cor primária ou secundária. Quando isso acontece e quando outras cores não estão presentes, a cor neutra pode “assumir” a aparência do complemento da outra cor.

Por exemplo: se você tem um quadrado azul e adiciona um quadrado cinza menor no meio, esse quadrado cinza assumirá uma leve aparência laranja.

Contraste complementar, por outro lado, ocorre quando você tem duas cores que têm qualquer quantidade de relacionamento complementar próximas uma da outra e elas mudam visualmente.

Quando você tem um vermelho-violeta próximo a um laranja, ele parecerá mais violeta, mas próximo a um vermelho, ele parecerá mais vermelho.

Basicamente, as cores são afetadas pelas cores que estão ao redor delas.

Valor e matiz

Matiz é o nome da cor – pense em azul, verde ou amarelo. Valor é a quantidade de luz ou escuridão na cor.

Se for um valor claro, então ele está mais próximo do branco; um valor escuro está mais próximo do preto. Isso não significa necessariamente que eles contenham essas cores. Isso significa apenas que se você traduzir sua matiz para uma escala de cinza, ele se inclinará para qualquer extremidade do espectro.

O que isso significa para a tecelagem?

Como as cores afetam sua tecelagem
Fonte: Warped Fibers

 

Embora todos esses aspectos da teoria das cores possam ser aplicados à sua tecelagem, há também um aspecto extra que você terá que considerar quando se trata de fazer sua tecelagem. Isso ocorre devido à maneira como os fios de cores diferentes irão interagir inerentemente uns com os outros.

Isso é especialmente verdadeiro quando você está tecendo qualquer coisa que não seja trama com face de trama. Como tramas com face de trama não mostram nenhuma urdidura, você não precisa se preocupar com a maneira como a cor da sua urdidura se mistura visualmente com a cor da sua trama. Você só precisa se preocupar com a maneira como a cor da sua trama interage com as outras cores da trama.

Em trama simples e outros padrões, a maneira como suas cores de urdidura e trama interagem é crucial. Duas cores em trama simples também se comportarão visualmente de forma diferente de duas cores em uma sarja. Isso porque em uma sarja você verá mais de uma cor do que da outra.

Uma trama simples tem o potencial de parecer um pouco confusa dependendo das cores que você escolher.  Neste caso, você pode pensar em sua tecelagem como pontilhismo.

No pontilhismo, sua tinta é aplicada em pequenos pontos ou áreas de cor em vez de misturadas. Sua mente realmente mistura as cores para fazer uma imagem.

Se você estiver tecendo um padrão, cores de valores contrastantes mostrarão seu padrão melhor. Ele pode se perder se os valores forem muito próximos. Pense em preto contra branco e cinza contra branco. Há uma grande diferença em como esses dois conjuntos de fios mostrariam seu padrão. Isso não significa que você precisa ter muito contraste para fazer uma boa tecelagem, mas é algo para se ter em mente.

Mesmo no exemplo acima com a trama/urdidura azul e laranja (cores complementares), elas tendem a parecer um pouco mais confusas na imagem à direita. Quando duas cores têm um valor similar, é melhor que uma das cores seja mais dominante ou pelo menos tenha grandes áreas de cor em vez de muitas áreas menores.

Comportamento da cor

Como as cores afetam sua tecelagem
Fonte: Warped Fibers

 

Essa próxima teoria é realmente boa para se ter em mente quando você estiver tecendo imagens. Assim como com pinturas ou qualquer outra arte baseada em imagens, você vai querer prestar atenção em como suas cores interagem umas com as outras, no geral, para criar uma imagem coesa.

Cores frias tendem a recuar quando cores quentes tendem a avançar. Cores saturadas também parecem mais próximas do que as não saturadas. Pense em olhar para as montanhas e como elas parecem menos coloridas à medida que se afastam.

Outra coisa sobre o comportamento das cores é que elas têm associações diferentes. O que você pensa quando vê a cor vermelha? Pare…

O verde é associado a ir, mas também à sustentabilidade. Essas associações de cores podem ser úteis quando você estiver criando suas imagens.

As cores também podem provocar emoções diferentes. O azul tende a ser calmante, enquanto o amarelo e o vermelho realmente deixam você com fome! Isso sempre foi algo muito interessante para mim, porque se você pensar nas cores principais de muitos restaurantes de fast-food, elas são amarelo e vermelho.

Você está planejando deixar seu espectador com fome? Talvez não, mas tenha em mente o quão poderosas as cores podem ser.

 

Algumas dicas para descobrir suas cores

A primeira coisa que você vai querer fazer é uma amostra – pelo menos se estiver fazendo trama simples ou um padrão. Você pode conseguir se safar apenas enrolando o fio se estiver criando uma tapeçaria, já que não precisa se preocupar com a interação da urdidura e da trama.

*Enrolar o fio é simplesmente enrolar seu fio em volta de uma régua ou papelão nas mesmas quantidades que você planeja usar para ver o quão bem elas interagem. Veja meu post sobre deixar seu fio determinar sua tecelagem para um exemplo.*

Se você não tem certeza sobre suas cores, então eu recomendo ter espaço suficiente em sua urdidura para experimentar coisas diferentes com algum espaço entre elas e/ou algo para cobrir as outras amostras quando você estiver olhando para elas.

Lembra daqueles contrastes sobre os quais falamos? Sim, não deixe que isso afete sua tomada de decisão ao olhar para duas amostras diferentes.

Ao olhar para suas amostras de tecelagem, você pode fazer algumas coisas se quiser testar o quão bem elas estão funcionando. Como sua amostra é em pequena escala, pode ser mais difícil determinar qual amostra tem o melhor contraste de valor ou quais cores se complementam melhor.

O que você deve tentar

Como as cores afetam sua tecelagem
Fonte: Warped Fibers

 

Como as cores afetam sua tecelagem
Fonte: Warped Fibers

 

Apertando os olhos.

Sim, isso pode parecer um pouco estranho, mas apertar os olhos para sua tecelagem ajuda a eliminar alguns dos arredores que podem estar influenciando suas cores. Na verdade, isso ajudará você a focar, estreitando seu campo de visão. Experimente!

Outra coisa simples que você pode fazer é tirar uma foto em preto e branco. Isso ajudará você a ver a diferença nos valores melhor do que qualquer outra coisa. Isso porque quando você tira uma foto em preto e branco ou converte uma foto para preto e branco, a única coisa que você está vendo é o valor dessas cores.

Você também pode girar a foto e observar sua tecelagem de cabeça para baixo. Este pequeno exercício dará a você, não só uma visão das cores, mas também da proporção (do espaço) que cada cor ocupa em seu trabalho.

Em nosso Blog, temos outros artigos que tratam do assunto “cor”: Um deles é “Paz e Harmonia: 2 ingredientes da felicidade”. Espero que você goste e passe a escolher as cores de seus projetos em tecelagem pensando na combinação entre elas e, acima de tudo, que suas peças estejam sempre evocando paz e harmonia na vida daqueles que as possuem.

Essa conversa toda sobre cor despertou em você o desejo de aprender mais sobre tecelagem? Faça seu cadastro em nosso site e venha fazer parte de nossa família. Na Loja do Atelier Isatramas, você pode saber mais sobre os cursos que já estão disponíveis.

 

 


Referência:

BUTING, Nicole. Weaving Color Theory – How Color Affects Your Weaving. Publicado em 17 de fevereiro de 2021. Disponível em:<https://warpedfibers.com/weaving-color-theory/>. Acessado em 25/08/2024.