Como um tear de pente liço difere de outros tipos de teares? Que tipos de projetos você pode tecer em um tear de pente liço?
Vamos supor, por alguns instantes apenas, que você comprou um tear de pente liço. Você sente uma atração e um interesse fortíssimos por tecelagem manual, mas não tem muito conhecimento sobre esta arte.
Seu tear chegou! Um momento mágico, cheio de expectativa… Você desembala se sentindo uma criança em dia de Natal. Depois de montar você se pergunta: “O que posso tecer neste tear?”
Para responder a esta sua pergunta, vamos começar do início. Vamos, primeiro, descrever este tear. Vamos montar um retrato falado.
O tear de pente liço é um tear de estrutura quadrada ou retangular. No centro desta estrutura está posicionado o pente/liço.
Este pente/liço, geralmente é feito de plástico e possui barras estreitas com orifícios alternados com espaços estreitos, chamados ranhuras (ou fendas). Os fios de urdidura são enfiados alternadamente nas ranhuras e nos orifícios.
Depois que todos os fios de urdume forem devidamente amarrados, se você levantar o pente/liço, os fios que foram enfiados nos furos serão levantados acima dos fios das ranhuras; se você abaixar o pente/liço, os fios dos furos serão abaixadas abaixo dos fios das ranhuras.
Levantando e abaixando a liça, (e passando fio de trama durante esta movimentação) você pode tecer um tecido simples. Um tecido no que eu chamo de “ponto tela”.
Vantagens do tear de pente liço
As vantagens deste tipo de tear são muitas. O tear é muito portátil. Se ele for do tipo sem cavalete (ou suporte), você pode usá-lo sobre uma mesa ou no colo. Mas existem os modelos que vêm com cavalete que também são portáteis, ocupando pouco espaço quando estão desmontados.
Como não é necessária tensão extrema na urdidura de um tear de pente liço, os fios frágeis ou suavemente fiados podem ser usados em um tear deste tipo.
O espaçamento dos fios da urdidura depende do número de ranhuras/furos por polegada na liça específica. No Brasil os teares de pente liço que vejo possuem dois pentes/liços: fino e grosso.
O pente fino é capaz de ter 4 fios de urdume por centímetro. O pente grosso, 2 fios por centímetro.
Para tecelões que amam padrões em tecidos, técnicas de seleção de fios de urdume podem ser usadas com teares de pente liço. As ranhuras permitem que os fios sejam recolhidos em uma haste com liços de barbante ou em uma régua.
Temos cursos ensinando a usar réguas de seleção de fios de urdume para conseguir tecer com efeito de padronagens em seus projetos. Também temos um mini curso ensinado a montar e a usar uma haste de liços para trabalhar em seu tear de pente liço.
O outro tipo básico de tear usado pelos tecelões contemporâneos é aquele com quadros de liço e pedais. Eles também são chamados de teares de pedal.
Tear de pedal
Em um tear de pedal, cada fio de urdidura passa pelo olho de uma liça (um item em forma de agulha) que é colocado em uma moldura (a “haste”).
Se for um tear com apenas dois quadros (duas hastes) de liços e a urdidura for enfiada nas duas hastes alternadamente, você pode tecer em ponto tela (ou de tafetá) primeiro abaixando (ou levantando) uma das hastes e depois abaixando (ou levantando) a outra haste.
Os teares com quatro quadros de liços podem tecer tecidos estampados (sarjas, rendas, overshot, verão e inverno, etc.). Quanto mais quadros de liços um tear tiver, mais sofisticados serão os padrões possíveis e maior será o número de estruturas de trama possíveis.
Tear de mesa
Os teares de eixo podem ser de mesa ou de chão. Os teares de mesa são portáteis, mas geralmente não tão portáteis quanto os teares de pente liço e precisam de uma mesa ou suporte (você não pode usá-los no colo).
Os teares de pedal (ou teares de chão) precisam de espaço para o tear e o banco onde você se senta para tecer.
A maioria dos teares de mesa custa mais do que os teares de pente liço, e os teares de pedal custam MUITO mais.
Lembra da pergunta? “O que posso tecer neste tear?”
Tear de pente liço: portátil, barato, aceita fios variados no urdume e estruturas relativamente simples; presta-se a técnicas de padronização mediante a manipulação dos fios de urdume, seja por meio de seleção com régua, seja pelo uso de uma haste de liços.
Se assim como eu, você também é uma pessoa de detesta desperdícios, saiba que há menos desperdício de sobras de fios de urdume em um tear de pente liço do que em teares de mesa ou de pedal.
O tear de pente liço também economiza seu tempo, pois permite a realização de urdidura direta, um sistema mais rápida para colocar urdume em seu tear.
Um tear de pente liço pode sim tecer pontos decorativos. Também é capaz de produzir belíssimos trabalhos texturizados que mais se assemelham a obras de arte têxtil.
Além disso, um tear de pente liço também é capaz de tecer lindíssimos projetos em Krokbragd, em Kilim e muitas outras técnicas de tecelagem.
Não de deixe enganar pela aparência simplória de um tear de pente liço. Ele é poderoso!
Se você está começando agora e, principalmente, se não tem certeza se vai se dedicar à tecelagem ou não, sugiro fortemente que, antes de sair investindo em teares grandes e caros, adquira um ter de pente liço.
Depois de aprender a tecer e a explorar muitos dos inúmeros recursos de um tear de pente liço, aí sim você pode (e deve) investir em um tear maior, mais potente e que te desafie a aprender (e inventar) coisas novas.
Deixo aqui um convite para você fazer parte da família Isatramas. Faça seu cadastro em nosso site! Venha desvendar os segredos do tear de pente liço com nossos cursos online.
Referências:
Handwoven Magazine, Edição de 24/11/2015. Disponível em:<https://handwovenmagazine.com/author/madelyn-van-der-hoogt>. Acessado em 05/06/2024