Isaura Mattos

 

Quem é Isaura Mattos?

Tarefa difícil essa de falar sobre Isaura Mattos! Afinal, essa figura sou eu!

Nunca fui muito de ter “equilíbrio” e temo por acabar deixando de te dar informações, com receio de cair no perigoso campo da falta de modéstia. Mas vamos lá!…

Vamos começar com um breve currículo:

Entre os anos de 1998 a 2005 eu criei o “Trama Ecológica”. Hoje o domínio não é mais meu. No site do Trama Ecológica era onde eu mostrava ao mundo meu trabalho de tecelagem, pintura e reciclagem. Em outras palavras, eu tecia minhas telas com sobras de malha de camisetas feitas da reciclagem de garrafas pet. Cheguei até a ganhar um prêmio pelos feitos em prol do meio ambiente, oferecido pela Business Professional Women, na gestão de Maria Inês Borges da Silveira. Com estes trabalhos (do Trama Ecológica) fiz várias exposições, uma delas em Chelmsford, Inglaterra. Antes do Trama Ecológica eu bordava, reciclava móveis, etc, etc. Literalmente, eu pintava e bordava!
Em 2002 ingressei na Secretaria de Estado da Educação – PR, como professora. Além das 40 horas semanais em sala de aula, estava cursando uma segunda faculdade: Licenciatura em Desenho pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. E continuava tecendo, pintando e bordando. Sem mencionar que os filhos ainda eram pequenos. Uma loucura só!

Depois da EMBAP continuei no serviço público (ainda atuo em sala de aula com 40 horas semanais) e parei um pouco com o artesanato e dei mais atenção a minha carreira como professora. Foram cursos e mais cursos… Cheguei a fazer duas pós ao mesmo tempo. Virava noites estudando e amava fazer isso. Ainda amo, só que atualmente o foco está voltado para cursos de empreendedorismo e marketing.

Tenho muito orgulho em ser professora da rede pública no Estado do Paraná. Isso me confere experiência no campo da didática para transferir conhecimento em diferentes áreas.

Também sou ilustradora Botânica – certificada pelo CIBP (Centro de Ilustração Botânica do Paraná). Em 2008, ganhei o 1º Lugar no XVI Concurso Philip Jenkins de Ilustração Botânica – Cores. Também ganhei, no mesmo concurso, o 1º lugar para ilustração em preto e branco. Em cores eu ilustrei um ramo de “Brinco de Princesa” e em preto e branco, um ramo de manjericão doce.

Sou artesã com muito orgulho! Gosto do que faço. Na verdade sou uma pessoa simples, mas não do tipo descomplicado! Entendeu? Pois é! É assim que eu sou: exatamente como qualquer outro ser humano!

No início do segundo semestre de 2013 mostrei uma echarpe que eu havia feito para uma colega de sala de aula. A reação dela foi inesperada: ficou encantada com a peça e com a técnica que eu havia criado (Ah! Sim, eu nunca abandonei totalmente nem o tear, nem a máquina de costura).

Durante as semanas seguintes essa amiga, sempre que podia, tocava no assunto da echarpe. Resumindo, comprou sete echarpes e um xale e ainda contribuiu na escolha do nome “Isatramas”. As echarpes, xales, capas, bolsas para festa e demais produtos Isatramas você pode ver clicando em loja, aqui mesmo neste site.

De 2014 pra cá, tenho estudado muito sobre empreendedorismo e marketing digital. (já disse que amo estudar?).

Além do que já foi mencionado anteriormente, tenho me dedicado a aprender sobre campanhas de anúncios no Facebook, Google AdSence, Google Analytics, Google Plus, fotografia, funil de vendas e WordPress. Foi com este último que construí o site que você está visitando agora. Ah sim, eu fiz tudo sozinha! E também não deixei de estudar sobre novas técnicas de artesanato, nem de fazer experimentos para ver o resultado da mistura entre uma técnica e outra.

Amo aprender e, na mesma proporção, amo ensinar. Não sei fazer a mesma coisa repetidas vezes e é isso que me impulsiona a vencer desafios, a desvendar técnicas, criar outras… Também tenho uma paixão avassaladora por linhas e agulhas. Sei lá! É como se elas (linhas e agulhas) fossem extensões de meus dedos…

Ao longo de mais de 30 anos venho acumulando conhecimentos sobre várias técnicas artesanais. Agora é hora de partilhar com você esse conhecimento. Meu desejo é ensinar o que desenvolvi e o que criei em termos de “truques” facilitadores para execução de algumas delas.

Esta é a missão do Atelier Isatramas: Aprender, ensinar: dividir para multiplicar. Meu desejo é ajudar as pessoas, ensinando o que sei para que cada uma delas possa, conforme seus desejos, executar as técnicas artesanais como terapia, para criar peças para presentear amigos e/ou familiares, para enfeitar suas casas, para ter uma renda extra… para se sentirem empoderadas, detentoras de um, ou mais dons, vindo a transformar a vida de outras pessoas.