Sempre é tempo de melhorar!
Tecer mais (pensar menos)
Agora, não estou dizendo para não planejar sua tecelagem. De forma alguma, porque o planejamento é essencial para o sucesso de uma tecelagem. Você pode aprender mais sobre planejar sua tecelagem aqui.
Embora possa ser um experimento realmente interessante não planejar muito no começo para ver o que acontece com sua tecelagem, o que realmente estou falando é de confiar em si mesmo para tomar decisões sem pensar demais enquanto estiver tecendo.
Pensar demais enquanto você tece fará com que você duvide de si mesmo. Em vez disso, você precisa confiar em si mesmo e no processo. Tente ser intuitivo em sua tecelagem! Além de mais agradável, o trabalho também avançará mais rápido.
E realmente, o que você tem a perder? Se não gostar, você sempre pode desmanchar e tentar de novo!
O ato de desmanchar pode parecer derrotista, mas na verdade é uma oportunidade de criar exatamente o que você quer. O fato de você poder desmanchar tão facilmente e sem destruir sua arte é uma das coisas que torna a tecelagem tão maravilhosa. Tudo é fácil de consertar.
Então, para tecer mais, você precisa pensar menos. Confie em si mesmo e observe o resultado.
Pense mais (e teça mais)
Eu mantenho o que eu disse acima, que todos nós poderíamos pensar um pouco menos quando estamos tecendo. Nós também poderíamos pensar um pouco mais! Mas isso vai depender de quando estamos pensando e também no que estamos pensando.
Como eu disse acima, pensar antes de começar a tecer durante o processo de planejamento é muito benéfico para a tecelagem no geral. Gastar um pouco mais de tempo pensando sobre nossas cores, materiais, técnicas, etc. pode nos poupar de ter que desfazer e refazer nosso trabalho. Também pode ajudar a garantir que o produto final seja exatamente o que queremos que seja e funcione da maneira que idealizamos.
Sua prática pode ser completamente diferente da minha, mas os materiais que uso são incrivelmente importantes para o significado de cada peça. Cada decisão que você toma é parte do seu produto final. Estou sempre pensando sobre os materiais que uso e o que eles significam para o meu trabalho.
Por exemplo, minhas tecelagens são resultados de trabalhos realizados durante as gravações de aulas dos meus cursos.
Algumas peças foram tecidas com fios de lã de carneiro que eu torci durante as gravações das aulas de cursos de fiação.
Outras, são resultado de estudos de técnicas de tecelagem que estudo e experimento, ora no tear de pedal, ora no tear de pente liço.
Para os E-books sobre krokbragd, teci dois tapetes: um em lã, outro em barbante. Durante os estudos da técnica krokbragd fiquei me perguntando se daria certo usar barbante na trama também.
Funcionou!
Mas e se eu não me mantivesse sempre estudando, sempre testando, sempre aprendendo?
Quanta coisa interessante poderia ter ficado perdida pelo caminho.
Pode não acontecer o mesmo com você, mas te convido a pensar sobre o que está usando em suas tecelagens. A pensar se há possibilidade de trocar o material. A pensar e sentir o que esse material que você está usando significa, qual a mensagem que ele ajuda seu trabalho transmitir. Convido você a se manter sempre aprendendo sobre tecelagem.
Aproveite o processo
Você provavelmente começou a tecer porque achou que seria interessante e queria ter um resultado final específico. Espero que você também ache que é divertido!
Se você está tecendo apenas por tecer, então está perdendo a magia da arte. Isso pode acontecer muito se você começar um negócio de tecelagem ou estiver criando muito para vender ou dar como presente.
Teça algumas coisas para você! É nessa hora que nos é permitido criar sem o medo do cliente não gostar.
Certifique-se de que você ainda esteja fazendo coisas que deseja criar. Se você perdeu a chama da criação, talvez precise de um desafio ou de experimentar uma técnica de tecelagem nova.
Eu sei que mesmo com este site onde estou constantemente falando sobre tecelagem, pode ser muito fácil deixar de tecer para mim mesma. A quantidade de tecelagens que eu crio para aulas, comparadas com o que eu crio para meu próprio estúdio é vastamente desproporcional.
Devido a isso, estou tentando garantir que estou tecendo, pelo menos um pouco, quase todos os dias.
No momento, o que está funcionando para mim é tecer peças menores que possam me manter sempre aprendendo, praticando…
Claro, eu sempre tenho várias tecelagens acontecendo ao mesmo tempo. Então, sempre tem uma peça maior no tear para quando eu puder dedicar tempo integral a ela.
Exatamente agora eu tenho um cobertor de casal preso no tear de pedal.
Aproveitar o processo também significa tecer peças que você quer tecer e não somente o que você acha que deveria tecer. Eu teço peças grandes porque amo projetos grandes. Eu faço isso por mim. Certifique-se de que você está tecendo por você.
Mas acima de tudo, mantenha-se sempre aprendendo.
Esteja sempre aprendendo
Mesmo que você ame exatamente o que está tecendo, você sempre pode aprender novas técnicas, história da tecelagem, sobre novos materiais, etc. Todas essas coisas podem ser úteis para adicionar à sua própria prática. Aprender mais sobre tecelagem nunca pode prejudicar sua prática. Pelo contrário: vai aumentar sua expertise.
Sou uma tecelã que administra um negócio de tecelagem, dá aulas de tecelagem e gosto de pensar que tenho muito conhecimento sobre tecelagem. Mas eu também me beneficio ao fazer aulas, ler livros e aprender com outros tecelões.
Considerando que a tecelagem existe há mais de 10.000 anos, é seguro dizer que ninguém sabe tudo. Existem tantos tipos diferentes de tecelagem, materiais, técnicas e ferramentas…
A tecelagem tem sido feita em todo o mundo e tem diferentes origens e usos!
Você nunca sabe quando aprender algo novo vai desencadear um momento de inspiração que você pode aplicar às suas tecelagens. Isso também pode ajudar você a manter as coisas interessantes e continuar a aproveitar o processo de tecelagem.
Não importa quais sejam seus objetivos para este e os próximos anos, eu recomendo fortemente que você faça alguns planos para começar a criar algumas peças em seu tear.
Mesmo que seu objetivo seja apenas tecer mais, o ato de tecer pode, às vezes, ser uma inspiração por si só. Conforme você pratica e ganha mais controle sobre sua tecelagem, você pode ganhar mais confiança no que está fazendo. A confiança permite que você arrisque sem pensar demais nas coisas.
Querendo saber mais sobre tecelagem? Você considera que é chegada a hora de aprender mais? Afinal, o mantra é “Sempre aprendendo; sempre tecendo”. Se você respondeu “sim” para, pelo menos uma das perguntas que fiz, faça sua inscrição em nosso site. Venha fazer parte da nossa família!
Visite nossa Loja de cursos e pense nas possibilidades de criação que cada um deles poderá te oferecer.
O perfil do Atelier Isatramas no Pinterest também pode te inspirar.
Referência:
YOUNG, Nicole. Weaving Resolutions – Be A Better Weaver. Publicado em 07 de fevereiro de 2024. Warped Fibers. Disponível em:<https://warpedfibers.com/weaving-resolutions-be-a-better-weaver/>. Acessado em 14/08/2024