Desde que me lembro, tenho um amor profundo e uma nostalgia por tapetes de tiras de tecido. Minha avó tinha tapetes desse tipo espalhados por toda a casa dela, e quando penso na minha infância, as listras multicoloridas estão sempre ali. E tenho certeza que não estou sozinha nesse sentimento!
Não sei por que demorei tanto para fazer tapetes de tiras de tecido, mas acho que já era hora!
Deixe-me começar este post dizendo que não há nada de novo ou inovador no que estou fazendo aqui ou como estou fazendo. A tecelagem, em inúmeras formas, existe desde sempre. Este tutorial é simplesmente a forma que fez sentido para mim e é perfeito para usar tiras de tecido, que tenho em abundância!
Estou chamando isso de tecelagem com tiras de tecido porque usei tiras rasgadas de tecido de algodão, mas as possibilidades do que você pode criar com esse tear são infinitas. Usei tiras de 4 centímetros, mas pretendo tecer outras peças usando uma variedade de larguras e materiais para obter uma aparência bem desconexa.
Você pode usar, além das tiras de tecido, tiras de qualquer material mais leve para este projeto – algodão, malha, jeans, tecidos transparentes, o que quiser. Também é possível tecer com tiras de lençóis ou toalhas de banho gastas e reciclar esse tipo de material que toda casa tem.
Você também pode tecer com fio, barbante ou fita.
Fiz o acabamento do caminho de mesa acima com tiras de jeans, mas também é possível arremates com franjas ou bainha dobrada.
Usei barbante para urdidura, mas você também pode usar qualquer tipo de cordão, fita e até tiras finas de tecido. Eu mantive meus fios de urdume bem próximos para este projeto, mas falarei sobre como ajustar isso mais para frente.
O tutorial a seguir mostrará como fazer um tear de qualquer tamanho, e depois farei outro post ensinando como usá-lo. Tentarei ser o mais detalhista possível.
Mostrarei a construção do tear com ferramentas manuais básicas (mais furadeira elétrica) para quem tem pouca ou nenhuma experiência em marcenaria. Se você tiver experiência ou outras ferramentas elétricas, verá facilmente onde pode tomar atalhos e tornar o processo de construção um pouco mais fácil e rápido.
Não se deixe intimidar por este projeto! Este post será longo e incluirá muitas fotos simplesmente para facilitar ao máximo, mas a construção é realmente bastante simples. Embora algumas informações possam não fazer sentido até que você esteja no processo de criação do tear.
Leia todo o tutorial antes de começar. Isso é necessário para ajudar a compreender todos os materiais e ferramentas necessários e algumas coisas a serem consideradas ao determinar o tamanho do seu tear.
Agora vamos começar!
Materiais e ferramentas para construir seu tear de tiras de tecido
Abordarei primeiro as ferramentas e materiais que usei e depois falarei mais sobre quantidades/tamanhos necessários durante as etapas de construção, pois isso será diferente dependendo do tamanho que você está fazendo seu tear.
A estrutura do tear é feita com choupo de 1 ″ x 3 ″ (creio que no Brasil, podemos substituir a madeira de choupo por pinus) e você poderá encontrá-la em qualquer loja de materiais de construção.
Para teares maiores que 40″ de largura e 59″ de altura, é importante escolher uma madeira que não empene.
Embora seja chamado de 1×3, observe que a medida real da peça de madeira é menor. É apenas uma daquelas coisas estranhas de construção!
Você também precisará de parafusos de 1,25 ″, cola de madeira (útil, mas não obrigatório), barras redondas de aço de 3/16 ″, parafusos de olhal nº 212, pregos sem cabeça de 1,5 ″ e amortecedores de borracha de 7/8 ″ para pés (também opcional) .
Você também precisará das seguintes ferramentas: Martelo, furadeira elétrica e brocas, serra manual, serra para metal, fita métrica e um esquadro (usei um esquadro pequeno). Grampos são úteis, mas não necessários.
—–
Preparação e planejamento do seu tear de tiras de tecido
O primeiro passo é determinar o tamanho que você gostaria que seu tear para tiras de tecido tivesse. Lembre-se: que a medida de seu tear limitará o tamanho máximo de tecelagem.
Projetei o meu para tece um trilho de mesa medindo 12″ x 36″. O tear que criei também pode fazer peças mais curtas adicionando uma barra transversal, para que eu possa fazer jogos americanos de 18 “x 12” ou qualquer tamanho intermediário.
Também posso usar os painéis tecidos para criar almofadas, painéis de bolsas, etc., então tenha isso em mente ao decidir o que você gostaria de fazer ou o tamanho do seu tear.
Uma coisa que quero observar sobre o tamanho é que quando fiz meu primeiro corredor, a largura de 12″ permaneceu fiel ao tamanho quando o tirei do tear, mas o comprimento de 36″ encolheu cerca de 2″.
Isso será afetado pela forma como você enrola os fios da urdidura e, possivelmente, pelo tamanho da sua peça. Como só usei esse tear de tamanho único uma vez, não posso falar mais sobre o fator de encolhimento.
Mas tenha em mente, em mente ao determinar o tamanho do seu tear, que pode ser difícil terminar uma peça com um tamanho exato. Considere fazer seu tear um pouquinho maior. O tear acabado medirá cerca de 5″ mais largo e mais alto do que o tamanho da sua peça tecida.
Você pode criar peças de qualquer tamanho, grandes ou pequenas, usando este método. Você teria um tear bem desajeitado se quisesse apenas fazer porta copos ou algo minúsculo, mas ainda assim funcionaria.
Você também pode criar um tapete de bom tamanho com esse método, desde que emende várias peças tecidas ou construa um tear bem grande. Isso será possível desde que tenha espaço para usar o tear.
- Anchor rod – haste de ancoragem
- Cross member and spacer – travessa e espaçador
- Nail posts – pregos
- Rail – trilho
O diagrama acima mostra as diferentes partes do tear e como me referirei a elas ao longo do tutorial. Se a peça tecida que você deseja fazer não for simétrica, sua dimensão maior será utilizada para os trilhos e a menor será para as travessas. Os trilhos segurarão as hastes de ancoragem e as travessas segurarão os pregos.
Seus fios de urdidura passarão entre as duas travessas nos pregos e você tecerá para frente e para trás entre os trilhos.
As hastes de ancoragem e os postes de pregos serão colocados a 1/2″ da abertura central nos trilhos e travessas, de modo que a abertura central do seu tear medirá 1″ menor em largura e comprimento do que o tamanho final da sua peça tecida.
A quantidade de todos os materiais necessários será determinada pelo tamanho final da peça que você deseja tecer. Haverá um pouco de matemática envolvida, então recomendo desenhar um pequeno diagrama do seu tear para ajudar a descobrir os tamanhos e usar como referência durante a construção.
Para a moldura de madeira, você precisará de ripas de 1 ″ x 3 ″ que sejam iguais à dimensão menor da peça tecida acabada (para os espaçadores), dois comprimentos que sejam 6-8 ″ mais longos que esta mesma dimensão (para as travessas) e dois comprimentos que são 6-8 ″ mais longos do que sua medida maior (para os trilhos).
Por exemplo, para o meu corredor de 12″x36″, comecei com dois comprimentos de madeira que mediam aproximadamente 12″, dois que mediam 20″ e dois que mediam 44″. Isso foi um total de cerca de 13′ de madeira. Você não precisa se preocupar em ter pontas perfeitamente quadradas em seus comprimentos de madeira.
O tutorial mostrará como construir a moldura com pequenas sobreposições e usar as bordas das peças transversais para mantê-las niveladas. Este é o método mais fácil para quem não tem experiência em marcenaria ou ferramentas sofisticadas.
Se você tiver ferramentas elétricas ou um guia disponível para cortar bordas quadradas, poderá pular essa etapa e cortar as peças no tamanho exato.
Para as hastes de ancoragem, você precisará de dois comprimentos de barra redonda de aço de 3/16 ″ medindo aproximadamente 3 ″ a mais do que a dimensão maior da sua peça tecida.
O número de parafusos, olhais, pregos e amortecedores necessários varia. Usei 16 parafusos no meu tear. Você precisará de dois para cada canto, quatro no total para segurar as hastes de ancoragem e parafusos adicionais para fixar os espaçadores. Usei dois em cada comprimento de 12 ″ dos meus espaçadores.
Se a sua peça for maior, você vai querer usar mais algumas. Você precisará colocar olhais de parafuso em cada extremidade de ambas as hastes de ancoragem e, em seguida, aproximadamente a cada 8″ – 9″ ao longo do comprimento das hastes. Usei dez no total no meu tear.
O número de pregos necessários será determinado pela menor dimensão da sua peça tecida e pela distância que você deseja que os fios da urdidura (falarei sobre isso um pouco mais tarde). Coloquei meus pregos separados por 3/8 ″ e usei 31 pregos em cada travessa do meu tear para criar meu corredor de 12 ″, apenas para referência.
—–
Construindo seu tear de tiras de tecido
Como mencionei acima, essas etapas são mostradas usando ferramentas manuais básicas e não tendo a capacidade de cortar suas peças com pontas quadradas. Estamos permitindo saliências em cada peça para que você possa usar a cruzeta para cortar as bordas rente.
Se você tiver pontas quadradas em seus cortes de madeira, poderá alinhá-los e pular a etapa de aparar.
Você começará colocando uma peça transversal longitudinalmente. Esta peça deve medir pelo menos 5 ″ a mais do que a dimensão mais curta da peça tecida. Isso permite a largura das peças do trilho mais saliência de pelo menos 1/2 ″ em cada borda. Exagerei a saliência em minhas fotos para que você pudesse ver facilmente. Tenho cerca de 2 ″ de saliência em todas as minhas peças.
Em seguida, você colocará um comprimento de trilho perpendicular no topo usando seu esquadro para ter certeza de que está quadrado. Desenhe uma linha de lápis ao longo das bordas esquerda e direita da peça do trilho na travessa abaixo. Agora você pode usar uma pinça, se tiver, para manter a peça no lugar.
Em seguida, você colocará a segunda peça do trilho no topo da travessa na distância apropriada. Como mencionei antes, esta abertura deve medir 1″ menor que a dimensão da sua peça tecida acabada. Meu corredor tinha 12 ″ e o espaço entre as peças do trilho é 11 ″.
Mais uma vez, use seu esquadro e desenhe linhas para marcar o posicionamento. Uma vez no lugar, segure com outro grampo.
O próximo passo é fixar os trilhos à travessa com parafusos. Usando uma furadeira elétrica, faça dois furos prévios no trilho na travessa na orientação mostrada acima.
Fazer furos previamente, tanto para parafusos quanto para pregos é benéfico por dois motivos. Em primeiro lugar, ajuda a evitar possíveis rachaduras na madeira, mas, mais importante, ajuda a evitar que as peças mudem de posição quando o parafuso fica preso.
Se você nunca fez furos prévios antes, use uma broca com diâmetro um pouco menor que o do parafuso, para que o parafuso ainda fique firme no furo.
Se você estiver comprando brocas especificamente para este projeto, qualquer funcionário da loja ficará feliz em ajudá-lo. Você fará furos para os parafusos de 1,25 ″ e posteriormente também para os pregos de acabamento. Com essas informações, eles podem te orientar melhor.
Se usar cola de madeira, você pode soltar as peças e espalhar a cola para madeira na travessa entre as linhas desenhadas. Pingue alguns pontos e espalhe uniformemente com o dedo ou com uma toalha de papel.
Coloque os trilhos de volta no lugar na travessa, mais uma vez usando o esquadro e verificando novamente a medida da abertura, depois parafuse as peças usando os parafusos de 1,25 ″ nos furos.
Agora você repetirá essas etapas para adicionar a segunda travessa na extremidade oposta dos trilhos. A colocação será determinada medindo mais uma vez a abertura central. Deve medir 1 ″ mais curto do que a dimensão maior da peça tecida acabada. Por exemplo, eu queria que meu trilho medisse 36″, então a abertura entre minhas travessas era de 35″.
Depois que ambas as travessas estiverem seguras, você poderá aparar as bordas salientes usando sua serra manual. Se seus cortes forem um pouco ásperos ou se houver lascas de madeira, basta lixá-los.
O próximo passo é adicionar os espaçadores. Esses são cortes adicionais de pinus que ficarão no topo das travessas entre os trilhos.
Os espaçadores primeiro precisarão ser cortados no tamanho certo. Você usará ripa de madeira (pinus) de 1″x3″ para os espaçadores. Comece desenhando uma linha reta perto de uma extremidade usando seu esquadro para garantir que ficará reto.
A seguir, você medirá o espaço entre os trilhos e cortará o espaçador no mesmo tamanho. Repita isso para a segunda travessa. Certifique-se de medir cada abertura. Embora devam ser iguais, é melhor verificar novamente!
Depois que os espaçadores forem cortados, você os colocará no lugar e, mais uma vez, fará os furos previamente. Usei dois parafusos na minha largura de 11 ″. Se a sua peça for significativamente mais longa, você vai querer usar mais.
Certifique-se de manter os furos próximos à borda externa da moldura para que eles não atrapalhem ao adicionar os pregos.
Após a pré-perfuração, você pode aplicar mais cola na madeira e depois parafusar, ou apenas parafusar se não estiver usando cola. Assim que os dois espaçadores estiverem no lugar, seu quadro estará completo!
—–
Pregos e hastes de âncora do seu tear de tiras de tecido
Agora que a estrutura está completa, é hora de adicionar as hastes de ancoragem e os postes de pregos. O primeiro passo é traçar diretrizes para ajudar na colocação. Usando uma régua longa, desenhe uma linha leve e fina de 1/2 ″ da abertura em todos os quatro lados da moldura. Em seguida, você colocará seus ganchos.
Você pode ter (e querer usar)alguns pregos antigos da sua caixa de ferramentas, como eu fiz, mas se estiver comprando alguns para usar neste projeto, você vai querer os com 1,5 ″ de comprimento.
Coloquei meus ganchos separados por 3/8 ″ e, honestamente, não sei como decidi isso. Eu apenas pensei em quão apertado eu gostaria a minha trama, com base no tamanho da minha peça acabada. Não há uma boa maneira de explicar como descobrir isso.
Os pregos determinam o espaço entre os fios da urdidura, que é o fio branco que percorre todo o comprimento do meu trilho. Você pode ver que minha trama é bastante justa e adoro sua aparência. Acredito que cria uma peça que não é muito difícil de tecer, mas é sólida o suficiente para ser usada em uma variedade de coisas.
Eu NÃO recomendaria diminuir o tamanho, ou você realmente sofrerá ao tecer. Se você estiver fazendo algo grande, como um tapete, poderá facilmente espaçar os pregos em 1/2 ″ ou mais.
Com a colocação de prego no meu tear, também posso criar uma trama mais larga e aberta, não enrolando meus fios de urdidura em todos os pregos, mas alternando (um sim, um não), para que haja alguma flexibilidade com qualquer medida que escolher.
Você começará marcando a colocação de cada prego em uma travessa. Você vai querer começar no meio da travessa e trabalhar até a linha que desenhou 1/2 ″ em cada trilho. Quando você chegar a essa linha, não há problema se o último prego estiver um pouco mais próximo ou mais distante da linha do que a sua medida.
O ideal é estar a pelo menos 1/4″ de distância desta linha ou será muito difícil de tecer.
As fotos acima mostram coisas diferentes, mas de igual importância. É importante que você perfure previamente cada furo de prego. Certifique-se de não torná-los muito grandes, você quer que os pregos fiquem bem apertadas.
Mas, se você não perfurar previamente, sua madeira irá rachar. É importante fazer furos antes de inserir os pregos.
Depois que os furos forem feitos, você fixará os pregos com um martelo. Você vai querer cerca de 3/4″ a 1″ de prego acima da madeira. Esta medida não é muito importante, você só quer ter certeza de que seus pregos estão presos no espaçador da travessa e não se soltem. Haverá muita tensão sobre eles devido aos fios da urdidura.
Repita essas etapas para colocar os pregos na outra travessa. O próximo passo é colocar as hastes de ancoragem. Elas mantêm a peça esticada e garantem ourelas retal, evitando encolhimento lateral da peça.
Suas hastes de ancoragem correrão ao longo da linha que você desenhou a 1/2 ″ da abertura central de cada trilho. Eles serão mantidos no lugar pelos ganchos parafusados. Você colocará um gancho cerca de 1 ″ além dos pregos em direção à borda externa da moldura em cada canto. Em seguida, você colocará outro gancho aproximadamente a cada 8 “a 10” ao longo do comprimento dos trilhos.
Com base nesse comprimento, calcule a medida necessária para posicioná-los uniformemente.
Você os colocará primeiro fazendo furos prévios e depois parafusando-os no trilho. Um alicate é útil para parafusá-los firmemente no lugar.
Sua barra redonda de aço de 3/16 ″ deslizará através desses ganchos para criar sua haste de ancoragem. Para mantê-lo no lugar, você colocará um parafuso logo após cada gancho externo nos quatro cantos.
Você precisará remover as hastes de ancoragem quando terminar de tecer sua peça e estiver pronto para retirá-la do tear. O parafuso permite que você faça isso.
Sua barra redonda precisará ser cortada no tamanho certo. Primeiro, coloque os parafusos finais em uma travessa (faça o furo antes de colocar o parafuso no lugar, deixando o parafuso suficiente exposto para que a cabeça fique logo acima do gancho do parafuso),
Em seguida, deslize a barra redonda de aço pelos orifícios dos ganchos e marque o comprimento necessário para cortar sua barra redonda onde você colocará os parafusos de fixação na outra travessa. Deslize sua barra redonda para fora e corte-a no tamanho certo usando uma serra de metal.
Deslize a barra redonda de volta pelos orifícios dos ganchos e coloque o segundo conjunto de parafusos de fixação na outra extremidade. Seu tear agora está completo! A etapa opcional final é instalar os pés de borracha na parte inferior de cada canto da estrutura para ajudar a evitar arranhões em qualquer superfície em que você usar o tear: no chão ou na mesa.
—–
Agora que seu tear de tiras de tecido está pronto, é hora de usá-lo!
Em nossa Loja você encontra cursos de tecelagem manual e fiação de lã de carneiro em roca para iniciantes. Antes de escolher o curso que melhor atende suas necessidades, faça seu cadastro. Sem cadastro o sistema não tem como te dar acesso ao conteúdo dos cursos.
Referência:
YOUNG, Nicole. Lillyella.com. Publicado em Disponível em:< https://lillyella.com/2016/10/03/ripstripweavingloom/>. Acessado em 24/06/2024.