Agora que você construiu seu tear, é hora de usá-lo! Mencionei um pouco as opções e materiais no primeiro post, mas abordarei tudo isso novamente. Começarei aqui com o barbante, depois passarei para a tecelagem.
Comecei esse projeto com a intenção de usar tiras rasgadas de tecido de algodão para a tecelagem, e foi assim que criei meu trilho de mesa arco-íris. Veja foto abaixo.
As possibilidades do que você pode tecer no seu tear são realmente infinitas. Considere a possibilidade de usar diferentes tipos de tecido, fios, fitas, tiras de jeans, etc.
Preciso começar dizendo que nem todos os aspectos da tecelagem são ciência. Há algumas coisas que não podem ser explicadas definitivamente.
Algumas coisas vêm com uma “sensação” ou simplesmente fazendo uma vez e descobrindo a partir daí. Então, por favor, desculpe um pouco da frouxidão deste post. Fornecerei todas as informações que puder sobre este projeto.
Colocando urdume em seu tear para tiras de tecido
O primeiro passo para usar seu tear é amarrar os fios do urdume. Eles percorrerão o comprimento dos trilhos entre as travessas e envolverão os pregos.
Como acontece com todos os aspectos deste projeto, você tem mais de uma opção para prender os fios da urdidura do seu tear para tiras de tecido. A variação vai desde o material que você usa até a maneira como você passa os fios. Vou mostrar duas opções neste tutorial.
No trilho de mesa arco-íris, usei um fio contínuo. Era um pouco esbranquiçado com pequenas manchas metálicas. Eu queria um contraste forte com os tecidos do arco-íris e adorei o visual.
Você pode usar qualquer tipo de fio, linha, cordão, barbante ou até mesmo tiras de tecido para os fios da urdidura, e mostrarei algumas opções diferentes posteriormente neste post.
Para amarrar seu tear de tiras de tecido com um fio contínuo, como fiz, primeiro você começará fazendo um laço grande com um nó seguro em uma das pontas do fio.
Tenha certeza que você tem o fio que escolheu em quantidade suficiente para amarrar todo o tear, então não corte esse fio em nenhum comprimento, apenas trabalhe a partir da meada. Se não for longo o suficiente para fazer uma peça contínua, você pode simplesmente dar um nó em uma peça adicional e continuar.
Prenda o laço em um prego de uma travessa. Comece pelo prego do canto. Agora você passará a linha até a outra travessa, ao redor do primeiro prego e voltará ao ponto de partida. Dê uma volta no próximo prego e continue até envolver todos os pregos das duas travessas.
Agora você terminará no último prego da travessa oposta de onde começou. Prenda a linha fazendo outro laço com nó e prenda no prego.
Se quiser que os fios da urdidura fiquem mais afastados, dando uma aparência “mais solta” ao tecido acabado, você pode enrolar os fios em torno de dois pregos, em vez de apenas um, como mostrado na foto inferior direita acima.
Lembre-se de que você verá apenas metade dos fios da urdidura de cada lado da peça tecida. Então, quando você estiver dando um laço em cada prego, o tecido ficará em cima de um fio e embaixo do outro. Eu amarrei meus fios em torno de cada prego daquela peça.
Agora, aqui está uma dica MUITO importante: você NÃO quer que seus fios de urdume fiquem apertadas.
Quando comecei este projeto e simplesmente pulei cegamente, amarrei meus fios o mais forte que pude puxá-los. Após cerca de cinco linhas de tecelagem, percebi o erro de meus métodos.
Você ficará surpreso com a quantidade de folga que ocorre ao tecer as tiras de tecido através dos fios, então você precisa que elas estejam SOLTAS quando começar.
Tenho certeza que você está se perguntando “quão solto?”. Bem, essa é a parte que realmente não consigo responder. Você não quer que eles caiam na mesa através da abertura central do tear ou caiam dos pregos, mas, caso contrário, você quer o máximo de folga possível sem que essas duas coisas aconteçam.
Variações em seu tear de tiras de tecido
Se quiser usar uma variedade de materiais ou cores diferentes para os fios da urdidura, você pode fazer isso de duas maneiras diferentes:
Primeiro, você pode usar o mesmo método de fio contínuo descrito acima e amarrar seus vários fios em qualquer ponto que desejar alterar.
Segundo, você pode optar por fios separados, em vez de um fio contínuo.
Na foto acima, tenho um laço de linha verde e um laço de linha branca. Cada um se estende entre um prego nas travessas. Você também pode dobrar o espaçamento como descrevi acima e até mesmo pular um prego entre as alças para obter um espaçamento mais simétrico.
Rasgando tiras para tecer
Eu queria que minha peça tecida tivesse um toque um pouco rústico, então as bordas desfiadas das tiras rasgadas eram a opção perfeita.
Abaixo vou mostrar como rasgar tiras de tecido para conseguir a aparência do meu trilho de mesa arco-íris, mas você também pode tecer usando tiras de tecido cortadas. Usar uma régua e cortador circular pode ser uma ótima opção.
Usei tiras de 3 centímetros aproximadamente em toda a minha peça para uma aparência uniforme, mas planejo usar tiras de larguras diferentes em meu próximo projeto para obter uma aparência mais fragmentada.
O comprimento da maioria das minhas tiras era a largura do tecido, mas também usei alguns pedaços menores. Você pode usar restos de QUALQUER tamanho que desejar para este projeto. Mais adiante mostrarei como amarrar as tiras à medida que você tece, mas você também pode costurá-las com a máquina de costura ou com pontos à mão.
A beleza de rasgar tecidos, e o motivo pelo qual algumas lojas optam por fazê-lo, é que você sempre terá uma borda perfeitamente reta.
Se você estiver começando com um corte de tecido que já tem a borda rasgada, você pode pular a primeira etapa, mas se estiver começando com um corte de tecido com a borda cortada, primeiro você precisará criar uma borda rasgada.
Dependendo de quão reto ou torto o tecido é cortado (você pode se surpreender com o quão irregulares são alguns cortes!), O posicionamento do primeiro recorte irá variar.
Corte uma pequena fenda em uma das laterais do tecido e, em seguida, simplesmente segure o tecido em ambos os lados do corte e rasgue a tira até chegar na outra extremidade.
Depois de ter a primeira borda totalmente rasgada, você pode medir a largura que deseja para as tiras, cortar e rasgar.
Você terá tiras rasgadas perfeitamente iguais para tecer em seu tear para tiras de tecido. É como mágica!
Tecelagem com tiras de tecido
Agora é hora de tecer – viva!
Embora não seja necessário, usar um enfiador pode tornar o processo de tecelagem muito mais fácil. O enfiador da foto tem na Amazon Internacional. Eles vêm em pacotes de três.
Ao tecer seu painel, você começará em uma travessa e tecerá até o meio do tear ao longo do comprimento do trilho. Você irá então parar e começar novamente na outra barra transversal e trabalhar de onde parou anteriormente, no meio.
Você faz isso porque é muito mais fácil espremer as últimas fileiras no meio do tear do que lutar com as últimas fileiras ao longo da travessa.
Você vai querer começar a tecer alguns centímetros de um dos trilhos. Não importa de que lado você começa ou em que direção você segue.
Teça sua tira de tecido acima de um fio e abaixo do outro fio de urdidura e observe isso com atenção, pois é fácil perder um ou cometer um erro e não perceber. Puxe a tira de tecido pelos fios da urdidura até que o final e trabalhe em direção à haste de ancoragem.
Ao chegar à haste de ancoragem, você a tratará como outro fio de urdidura, indo na direção oposta ao último fio. Veja na foto abaixo que meu tecido estava em cima do último fio de urdidura, então eu passei por baixo da barra de ancoragem.
Enrole o tecido ao redor da barra de ancoragem e continue tecendo para criar a primeira linha completa. Depois de cruzar o ponto onde começou, você pode puxar um pouco do final da tira e colocá-lo sob a primeira linha completa.
Como alternativa, você pode simplesmente deixá-lo como está, ele ficará firme quando a tecelagem estiver concluída e também falarei sobre como costurar as pontas no lugar quando terminar de tecer.
Agora você continuará da mesma maneira de tecer, certificando-se de verificar seu trabalho à medida que avança.
Seu tecido deve sempre envolver a haste de ancoragem da mesma maneira que na linha anterior. Quando você chegar a um olhal de parafuso, certifique-se de não enrolar o tecido em volta da haste do olhal de parafuso ou você não conseguirá remover a peça do tear. Basta tecer o tecido em cada lado do olhal.
Tudo bem se você tiver que apertar ou esticar um pouco a tira, tudo ficará nivelado quando você retirar a peça do tear para tiras de tecido.
Ao tecer as tiras, você descobrirá que elas se torcem, dobram e se agrupam de maneiras diferentes à medida que são puxadas pelos fios da urdidura. Você pode tentar controlar isso enquanto passa as tiras, dobrando o tecido sobre si mesmo, ou pode simplesmente deixá-lo livre para tomar forma.
Você também precisará juntar as linhas em direção à barra transversal enquanto trabalha. Você pode fazer isso a cada linha ou a cada poucas linhas, é apenas algo que você sentirá à medida que avança. Você pode juntar as linhas tão apertadas ou soltas quanto desejar, dependendo do visual que deseja.
Além disso, você deseja apertar demais as tiras ao tecer. A haste da âncora manterá sua peça estável e quadrada, mas se você puxar com muita força, poderá começar a curvar a haste da âncora. Isso dificultará a remoção da peça do tear e possivelmente causará bordas irregulares.
Anexando tiras
Quando você estiver pronto para prender sua próxima tira de tecido (ou outro material), há algumas maneiras de fazer isso. Usei um método de nó, que mostrarei a seguir, ou, como mencionei acima, você pode costurar os materiais à máquina ou à mão.
Você não vai querer tecer com uma tira muito longa de uma só vez, porque uma tira muito longa só servirá para puxar os fios da urdidura enquanto você tece. É melhor prender as tiras enquanto trabalha.
Quando você estiver perto do final da tira que está tecendo, deixe solta uma ponta de cerca de 4 – 6 dedos. Coloque uma nova tira em cima da ponta desta tira, alinhando as duas conforme mostrado abaixo. Dobre ambas as extremidades cerca de 2,5 cm e faça uma pequena fenda em ambas as peças.
Agora você deseja colocar sua nova tira, com os lados direitos juntos, em cima da tira que está sendo trabalhada no tear, alinhando as fendas cortadas conforme mostrado na foto abaixo.
A tesoura serve apenas para mostrar a fenda nas duas peças.
Em seguida, pegue a ponta solta da nova tira e passe-a pelas fendas cortadas na parte inferior. Essa nova tira deve passar primeiro pela fenda da tira que está tecida no tear. Puxe a peça até formar um nó. Agora você pode continuar tecendo.
Finalizando a tecelagem no seu tear para tiras de tecido
Conforme mencionado anteriormente, você começará a tecer de uma extremidade do seu tear até o meio. Você então começará novamente na extremidade oposta e trabalhará até o meio, onde parou.
A foto abaixo mostra como ficará seu painel quando as partes tecidas se encontrarem no meio. Continue tecendo até fechar todo o espaço e sobrepor as pontas alguns centímetros, como mostrado à direita.
Quando terminar de tecer, você pode costurar à mão essas pontas soltas no tecido circundante ou, se preferir, pode fazer isso depois de remover a peça do tear.
Agora você está pronto para remover seu painel do tear!
Primeiro você removerá dois parafusos na extremidade das hastes de ancoragem em uma travessa usando uma chave de fenda e, em seguida, deslizará as hastes de ancoragem para fora.
Se eles se mostrarem apertados, você pode usar um alicate para começar a soltar as hastes de ancoragem.
Assim que as hastes começarem a se mover, elas deslizarão mais facilmente. Em seguida, você levantará o painel tecido cuidadosamente de um conjunto de pregos e depois do outro. Seja gentil ao fazer isso para não arrebentar os fios da urdidura.
Agora que seu painel está fora do tear para tiras de tecido, admire seu trabalho! Mas calma! Ainda faltam algumas coisinhas para estar tudo pronto.
Se você colocou os fios da urdidura de forma contínua, as pontas (inicial e final) do fio precisarão ser fixadas. Ao remover a peça do tear pela primeira vez, use um alfinete de segurança para segurar as pontas no lugar, caso contrário, a ponta do fio da urdidura pode ser sugada para dentro da trama.
Para prendê-las permanentemente, use uma agulha e linha para costurar o laço. Comece passando a linha no laço, depois passe a agulha pela linha da urdidura, uma fileira abaixo, e dê um nó para prender.
Além disso, se você não costurou as pontas finais do tecido solto antes de remover o painel, poderá fazê-lo agora. Você também pode fazer isso com as pontas do tecido onde começou a tecer em qualquer uma das travessas, se desejar.
Agora que sua peça está tecida, arrematada e fora do tear, você pode considerá-la completa como está ou adicionar alguns toques finais, como bordas de tecido, ou usar o painel tecido para confecção de uma bolsa ou almofada.
Se você tiver alguma dúvida sobre este tutorial, entre em contato comigo a qualquer momento, apenas seja o mais específico possível para que eu possa atendê-lo da melhor forma.
Para facilitar ainda mais seu contato, faça seu cadastro no site do Atelier Isatramas. O site funciona como uma escola e seu cadastro é a matrícula.
Depois do cadastro pronto, visite nossa Loja para ver os cursos de tecelagem já disponíveis.
Venha fazer parte da nossa família! Aqui somos todos doidos por tecelagem e fiação de lã de carneiro em roca.