Comprar um tear pode ser muito importante na hora de montar e mobiliar seu atelier. Um tear não é uma compra pequena, por isso é compreensível não querer fazer sua compra pela metade.
O tipo de tear não será a única decisão que você terá que tomar. Você terá ainda muito mais a decidir antes de escolher. Apenas na categoria de teares de pedal (ou teares de piso), existem vários tipos que são melhores ou piores em determinados detalhes.
Este artigo pretende te dar uma visão geral sobre tear de pedal e tear de pente liço, para você tenha algumas informações básicas sobre tear.
Essas informações, por mais básicas que possam ser, podem te dar um norte em relação à escolha do tear que será melhor para você.
Pode ser tentador esperar até que seu tear perfeito seja colocado à venda ou esperar até que você encontre um em boas condições e que esteja perto de você. Um tear de segunda mão é uma possibilidade que não pode ser descartada.
Não há nada de errado em esperar, mas se essa espera está impedindo você de iniciar sua jornada de tecelagem, então você pode considerar um tear diferente para começar.
O tear que ajuda você a começar é o tear perfeito para você naquele momento.
Prós do tear de pedal (ou tear de piso)
Primeiro, vamos falar brevemente sobre o que define um tear de pedal (ou tear de piso).
Um tear de piso é um tipo de tear com base no chão. Esses teares possuem pedais que movem os quadros de liços para cima e para baixo para criar uma abertura de cala ou galpão. Os teares de piso têm quadros de liços e batedores separados.
Geralmente o tear de pedal é mais largo
Embora alguns teares de pente liço sejam mais largos e alguns teares de piso sejam estreitos, de modo geral, os teares de piso têm uma área de tecelagem mais ampla. Se você deseja tecer cobertores ou outros tecidos largos, um tear de piso pode ser a melhor opção.
Embora seja possível tecer tecidos maiores em partes e juntá-las se você tiver um tear estreito, em um tear de pedal será possível tecer peças mais largas, sem a necessidade da emenda.
Melhor para tapeçaria (tear mais resistente = melhor para tapeçaria).
Devido à sua natureza mais pesada, os teares de piso são uma opção melhor para tecer tapeçarias do que um tear de pente liço.
As tapeçarias pedem uma urdidura com alta tensão para permitir que a trama cubra os fios da urdidura. Os teares de piso são a melhor opção para qualquer coisa que exija alta tensão porque são feitos com materiais mais pesados.
Isso não significa que você não possa tecer uma tapeçaria em um tear de pente liço, mas esteja ciente de que pode não ser tão fácil obter e manter a tensão que sua tapeçaria exige. Se você tem um tear de pente liço e deseja tecer uma tapeçaria, não há absolutamente nada que o impeça de tentar!
Se você está interessado em tapeçaria, pode aprender mais sobre ela AQUI.
Capacidade de tecer tecidos mais complicados com mais facilidade
Devido aos seus múltiplos arreios*, os teares de pedal (ou de chão) são feitos para tecer padrões, digamos… mais complicados. Quanto mais arreios o seu tear tiver, mais detalhados e complexos serão os padrões que você poderá criar, com menos trabalho durante o processo de tecelagem.
Um tear de 4 arreios é capaz de tecer uma infinidade de belíssimos padrões. Um tear de pedal com 8 arreios se presta a padrões incrivelmente complexos e interessantes.
* Arreios são “hastes” (ripas estreitas de madeira) que unem os pedais aos quadros de liços em um tear de chão ou de pedal.
A parte mais trabalhosa do processo de tecelagem em um tear de piso é a colocação dos fios de urdume. Depois do urdume preso e tensionado é só seguir um padrão. (Esta é uma generalização, já que existem padrões que podem ser um pouco mais complicados do que isso).
Se desejar saber mais sobre como urdir seu tear, temos artigo com informações e dicas valiosas sobre esse assunto.
Urdumes mais longos para tecelagem de várias peças
O tamanho e a altura do tear de piso permitem suportar urdiduras mais longas do que você faria em um tear de pente liço. Como toda a estrutura do tear de pedal é mais robusta – e isso inclui a estrutura do rolo que armazena os fios de urdume – você consegue enrolar mais urdidura em torno dele.
Dependendo da estrutura do tear de pente liço que você escolher, você poderá conseguir enrolar um urdume um pouco mais longo, mas ainda não poderá ser comparada com a capacidade do tear de pedal.
Alguns teares de piso vêm com a opção de um separador de urdidura na viga de urdidura traseira. Isso permite que uma urdidura ainda mais longa seja colocada.
Contras
É mais demorado para colocar o urdume
Pergunte a qualquer tecelão que já tenha amarrado urdume em um tear de piso e ele lhe dirá quanto tempo pode levar para passar os fios do cone ao tear.
Ter um tear de piso exige que você tenha uma urdideira para primeiro medir o comprimento e o número de fios de urdume necessários para seu projeto de tecelagem. (então você também precisa comprar uma dessas ferramentas.)
Depois de medir todos os fios da urdidura, você deverá transferi-los para o tear.
Sua urdidura então tem que passar pela palheta (ou pente), depois pelo liço correto no arreio correto, ser amarrada no rolo traseiro, puxada, depois amarrada no rolo frontal e tensionada. (Essa é a sequência se você estiver colocando seu urdume de frente para trás).
Considerando que você provavelmente tecerá peças mais largas em um tear de chão devido ao espaço de tecelagem disponível, todo esse processo pode demorar um pouco mais. Com teares de piso, não há opções de deformação direta para acelerar o processo.
Um tear de pedal ocupa um espaço considerável
Os teares dobráveis, embora
Mesmo sendo dobrável, não seria um tear que você levaria nas férias ou em seu trailer. Mesmo sendo dobrável, ele ocuparia quase todo o espaço disponível na parte de trás de seu carro e não deixaria espaço para muito mais.
Mais caro
Com mais peças, geralmente materiais mais pesados, e por serem maiores – os teares de pedal são mais caros do que os teares de pente liço.
Novamente, isso dependerá do tipo, tamanho e recursos que você possui. Embora valha cada centavo do preço que você pagar por ele, o preço é, definitivamente, um fator a ser considerado.
Um tear de pedal novo normalmente custará algo na casa dos milhares. Não há dúvida de que este é um grande investimento.
A menos que você faça questão de um tear novo ou esteja procurando algo muito específico, pode ser uma boa ideia procurar um tear usado. Um tear de segunda mão pode significar uma economia. Talvez você tenha que esperar um pouco, mas talvez encontre um que sirva para você.
Prós do tear de Pente Liço
Leve
Os pesos variam dependendo do tamanho e tipo de tear de pente liço que você escolher, mas eles são muito mais leves do que os teares de pedal.
Os teares de pente liço destinam-se a tecelagens que requerem menos tensão do que os teares de pedal. Isto possibilita o uso de peças de plástico ao invés de metal.
A estrutura do tear de pente liço também é mais simples: sem arreios, sem pedais, sem estrutura com roldanas para segurar os quadros de liço.
Portátil
Menos caro
Os teares de pente liço são uma opção mais acessível para iniciantes, principalmente se você não pode (ou não quer) investir muito no início.
Só porque eles são mais baratos e adequados para iniciantes, não significa que sejam menos poderosos. Eles apenas possuem uma estrutura mais simples!
Mais fácil de urdir (urdidura direta)
Isso elimina a necessidade de uma urdideira, seja ela de parede ou rotativa. Colocar urdume em um tear de pente liço certamente é muito mais simples e rápido do que urdir um tear de pedal porque você pulará várias etapas!
Contras
Não é ideal para tapeçarias ou tapetes
Como já afirmei acima nas vantagens dos teares de piso, os teares de pente liço não são realmente feitos para tapeçaria porque não são capazes de suportar a tensão exigida.
O processo de tecelagem de tapetes também exige que a trama seja batida com muita força e firmeza, o que pode ser difícil em um tear de pente liço.
Não significa que seja impossível tecer tapetes e/ou tapeçarias em um tear de pente liço! Simplesmente não é para isso que eles foram feitos. Você pode ter que improvisar, contornar u até ignorar algumas das limitações de um tear de pente liço se quiser usá-lo dessa maneira.
Não é possível tecer padrões complicados (ou é mais difícil fazê-lo)
É possível tecer coisas como overshot e double weave em um tear de pente liço, mas você precisará de ferramentas como hastes de liços, réguas de seleção de fios de urdume, usar dois pentes ao mesmo tempo, etc.
Todas essas coisas são factíveis, mas não deixam o processo de tecelagem mais simples ou mais rápido como quando é realizado em um tear de pedal. Pelo contrário! Em um tear de pedal você só precisa pisar em um pedal para levantar o quadro de liço certo.
Além disso, nem todos os teares de pente liço têm lugar para mais de um pente. Isso significa que você pode ter que comprar um kit extra ou adicionar um você mesmo.
O que é certo para você?
Espaço
Você tem espaço reservado para um tear? Se sim, quanto? Existem teares de pedal menores. Também existem teares de pente liço que não são dobráveis e que ocupam um certo espaço.
Se você faz questão de ter a capacidade de levar seu tear com você, então comprar um tear de pente liço pode ser uma alternativa.
Dinheiro
Como os teares de pedal custam mais do que os teares de pente liço, geralmente é mais fácil começar com um de pente liço. Faz sentido não investir dinheiro em um equipamento grande quando você está começando. (Teares de moldura também são uma opção!)
Dito isto, os teares pente liço são fantásticos e não apenas para aqueles que não podem pagar por um tear de chão. Leve todos os outros fatores em consideração e se você ainda acha que um tear de pedal é adequado para você, mas está preocupado com o preço, tente encontrar um usado.
Entretanto, se você decidir comprar um tear de segunda mão, fique atento: o vendedor sabe montar o tear? Não está faltando nenhuma parte? Quais as ferramentas que acompanham o tear? Além de negociar o preço você também precisa considerar o frete…
Tipos de projetos
Embora ambos os tipos de teares permitam tecer muitos tipos diferentes de projetos, alguns desses projetos serão mais simples em um tear de pedal . Se você deseja tecer tapeçaria ou tapetes resistentes, um tear de pedal geralmente seria a melhor escolha.
Se você deseja apenas tecer cachecóis, xales, lenços e toalhas mais simples ou não se importa com um pouco mais de trabalho ao tecer padrões, um tear de pente liço seria uma ótima opção.
Um tear de pente liço tem muitos recursos e é sim uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. A literatura disponível reforça esta minha afirmação.
“Inventive Weaving on a Little Loom”, de Syne Mitchell, é ideal se você está começando sua jornada de tecelagem manual em tear de pente liço. É um livro fantástico para iniciantes e para aqueles que desejam expandir seu conhecimento.
Se você está começando sua jornada com um tear de pedal, recomendo Learning to Weave , de Deborah Chandler. Outra obra que você não pode deixar de consultar, é “The Handweaver’s Pattern Directory”, de Anne Dixon.
É um livro fácil de ser entendido, com imagens ótimas, colorido, feito com papel de extrema qualidade e apresenta uma ampla variedade de possibilidades de padrões de tecelagem para teares de pedal com 4 quadros de liços.
Na loja do Atelier Isatramas você encontra uma variedade de cursos para tear de pente liço. Antes de efetuar sua compra, faça seu cadastro em nosso site,
Venha fazer parte da nossa família! Aqui somos todos loucos por tecelagem.
Referências:
TEAR DE PISO , TEARES , TEAR DE HEDDLE RÍGIDO . Publicado em 3 de fevereiro de 2021. Disponível em: <https://warpedfibers.com/floor-loom-or-rigid-heddle-loom/>. Acessado em 25/maio/2024