Eu adoro tecido simples, tecido em ponto tela. A simplicidade que pode ser trabalhada e que possibilita a criação de peças realmente deslumbrantes. Amo essa mágica, essa simplicidade… amo todo esse poder de deslumbramento (mesmo sendo em ponto tela).

Talvez seja uma afirmação chata, mas no final deste post acho que você concordará comigo.

A trama em ponto tela é uma das estruturas mais versáteis com a qual você pode trabalhar e pode criar qualquer coisa, desde tapeçarias complexas até lenços simples.

Apesar de “tela” estar no nome e isso dá ideia de liso, não precisa ser simples, sem cor nem sem textura.

Usando apenas cores diferentes, você pode criar padrões muito interessantes e dinâmicos sem nenhuma ferramenta especial. A melhor coisa sobre fazer padrões em ponto tela é que você pode facilmente criar esses padrões com um tear de pente liço ou um tear de pedal, porque seu único requisito é ser capaz de tecer na sequência “um em cima; um embaixo”.

Embora o ponto tela nem sempre seja uma trama equilibrada como no caso da tapeçaria (é… tapeçaria é trama simples, executada em ponto tela!), para criar nossos padrões de cores, trabalharemos com uma trama lisa balanceada.

Na trama balanceada precisamos ver quantidades iguais de urdume e trama.

Os padrões de trama em ponto tela sempre funcionam melhor quando as cores são contrastantes. Isso ajuda a se destacar as cores, dando a você um melhor resultado pelo seu esforço.

Listras

As listras são o padrão mais simples que você pode fazer com tecido em ponto tela.

Só porque são simples, não significa que as listras tenham que ser chatas. Quando se trata de listras, você pode tecê-las na vertical e na horizontal, sendo a horizontal a mais simples.

As listras horizontais exigem apenas que você altere periodicamente as cores dos fios da trama. Para torná-las mais dinâmicas, você pode alterar o tamanho das listras verticais de incontáveis maneiras diferentes. Tente criar listras mais grossas que levam a outras mais finas ou alterne as larguras aleatoriamente, que é outra opção divertida.

As listras verticais podem demorar um pouco mais para serem configuradas porque você precisa amarrar o urdume no tear com cores diferentes. Isso não é difícil de fazer, mas pode exigir um pouco mais de tempo para medir e um pouco mais de atenção para urdir.

Depois que o urdume estiver preso, você passará a tecer com apenas uma cor de trama e em ponto tela. A tecelagem deverá ser relativamente rápida.

Igualmente às listras horizontais, você pode variar as larguras das listras para manter as coisas interessantes!

Depois de começar a combinar listras de urdidura e trama, você começa a entrar no território do padrão xadrez.

Xadrez

Tecendo padrões em ponto tela. Tecido xadrez
Fonte: Isatramas

O xadrez é uma combinação de listras verticais e horizontais. Na maioria das vezes você variará o tamanho das listras para criar padrões mais interessantes. Você faria isso tendo diferentes quantidades de fios coloridos de urdidura e/ou trama.

Muitas vezes você vai querer uma variedade de listras largas e estreitas tanto na urdidura quanto na trama. O xadrez também costuma ter mais de 2 cores para criar padrões mais complexos.

Outras vezes, você pode optar por variar tanto o tamanho das listras, como suas cores. Também é uma opção e o resultado é muito interessante.

Tecendo padrões em ponto tela. Foto de tecido xadrez tecido em tear de pedal. Com ele fiz cobertor de bebê.
Fonte: Isatramas

Se suas listras horizontais e verticais forem todas do mesmo tamanho, você obterá um tipo diferente de padrão xadrez.

Tecendo padrões em ponto tela. Por que tenho que tecer amostras no tear para criar o tecido que desejo? o valor da amostragem
Fonte: Handwoven

Existem muitos tipos diferentes de padrões xadrez, então brinque com sua urdidura e trama para criar algo que você goste!

Pied Poule (ou Pé de Galinha)

Foto de tecido manual em padrão pied poule. Tecendo padrões em ponto tela. Tecido xadrez
Fonte: Isatramas

Quando se trata de pied poule, este padrão pode ser simples, mas também possui variações mais complicadas.

Com o propósito de usar apenas tecido simples, estamos seguindo o caminho simples do pied poule.

Só porque é simples, porém, não significa que seja inferior.

Este padrão em pied pouleh é criado a partir de um urdume com dois fios de uma cor e dois fios de outra cor (preferencialmente bem contrastantes). As passadas de fios de trama também seguirão a mesma sequência: dois fios de uma cor, dois fios de outra.

São basicamente apenas listras coloridas que se compensam para criar nosso padrão pied poule! O segredo está em não bater os fios de trama com muita força, pois o que garante o resultado dos cantos puxados é justamente o intervalo entre um fio de trama e outro.

Log Cabin (Cabana de madeira)

Tecendo padrões em ponto tela. Tecido xadrez. Log Cabin
Fonte: Isatramas

O padrão de trama simples, também tecido em ponto tela, conhecido como Log Cabin (cabana de madeira) é outro padrão realmente divertido e interessante com o qual você pode brincar.

Neste padrão, o resultado é realmente surpreendente face a facilidade em executá-lo.

Para criar seu padrão de log cabin, você alternará duas cores de urdidura e trama, um fio de cada vez.

Por exemplo, se você estiver trabalhando com cinza e azul, sua urdidura ficará 1 cinza, 1 azul, 1 cinza, 1 azul e assim por diante. A trama faria a mesma coisa: 1 cinza, 1 azul, 1 cinza, 1 azul.

Você faria isso até estar pronto para mudar para criar seu padrão alternado. Nesse caso você faria 2 escolhas de uma de suas cores e depois continuaria com apenas 1 de cada.

Para um melhor entendimento, observe o gráfico abaixo:

Tecendo padrões em ponto tela
Fonte: Pinterest

Pense que você está passando urdume em um tear de pente liço. Você vai passar um fio cinza na fenda, um fio branco no buraco, cinza na fenda, branco no buraco… até ter 6 fios cinza e 5 fios brancos.

Para mudar para o próximo bloco (observe os círculos vermelhos) você vai colocar dois fios cinza um do lado do outro, ou seja, um na fenda outro no buraco e depois vai seguir na sequência. Isso vale para o fio de trama também.

Crie um mostruário de padrões em ponto tela!

Tecendo padrões em ponto tela. Tecido xadrez. Log Cabin. Mostruário
Fonte: Warped Fibers

Se você estiver realmente interessado em padrões de trama em ponto tela, recomendo fortemente a criação de um mostruário para experimentar todas as possibilidades. Isso lhe dará alguma experiência com tudo o que é possível de uma só vez.

Mesmo se você não tiver tempo para colocar um urdume especialmente para tecer um mostruário, brinque com qualquer urdidura extra que você tiver no seu tear! Experimente diferentes combinações e certifique-se de anotar tudo e também de colar (em uma ficha ou caderno de anotações) um pedaço do tecido pronto. Isso facilitará consultas futuras.

Finalizando sua amostra tecida em ponto tela:

Como este é um mostruário, você não precisa fazer nada de especial para finalizá-lo. A coisa mais simples que você pode fazer é amarrar os fios de urdume, obtendo uma franja simples. Nada complicado. Apenas para garantir que a peça não se desfaça.

Na hora de arrematar suas pontas de fios de trama, aprenda sobre isso AQUI.

Dois livros que eu recomendo para você:

Tear de pedal ou tear de pente liço. Tecendo padrões em ponto tela. Tecido xadrez. Log Cabin
Fonte: Isatramas
Tear de pedal ou tear de pente liço. Tecendo padrões em ponto tela. Tecido xadrez. Log Cabin
Fonte: Warped Fibers

Ambos podem ser comprados na Amazon e trazem vasto material sobre como “brincar” com cores e texturas, obtendo resultados surpreendentes e tecendo em ponto tela. As obras são em inglês.

O tecido liso, executado em ponto tela não precisa ser chato!

No Atelier Isatramas, temos cursos para tecelões em níveis iniciante, intermediário e avançado. Muitos dos cursos são com tecelagem em ponto tela. Visite nossa loja e observe bem as fotos.

Além do convite para visitar nossa loja, queremos te convidar para fazer parte de nossa família! Faça seu cadastro! É fácil e rápido.

 


Referência:

Warped Fibers. Publicado em 17 DE MARÇO DE 2021. Disponível em:< https://warpedfibers.com/weaving-patterns-in-plain-weave/>. Acessado em 07/06/2024.