Então, você decidiu que quer começar a tecer! Isso é maravilhoso! Já sabe que existem diferentes tipos de teares, não é? Ótimo! Vamos falar um pouquinho sobre tipos de teares.
Quando você descobre que está loucamente apaixonado pela tecelagem manual e decide aprender a tecer, a primeira coisa que você precisa é de um tear. No início, todos os teares parecem a mesma coisa e raramente conseguimos perceber os detalhes que diferem os tipos de teares.
Nem todo iniciante tem a sorte de encontrar material explicativo sobre os diferentes tipos de teares e suas particularidades. Este artigo pretende esclarecer algumas dúvidas, mas basicamente, a ideia é te ajudar a se preparar para fazer uma escolha consciente. Afinal, não compramos um tear toda semana.
Aqui estão alguns tipos de teares e dicas sobre como escolher seu primeiro tear.
Uma explicação, no nível mais básico, os teares mantêm os fios longitudinais esticados enquanto outros fios são tecidos através deles transversalmente.
Existem vários tipos de teares com características diferentes, mas na sua essência todos eles realizam esta tarefa fundamental. Os fios que são mantidos esticados em um tear são chamados de urdidura , e os fios que cruzam a urdidura são chamados de trama .
Depois de entender o processo de tecelagem, será mais fácil reconhecer os diferentes tipos de teares e você terá uma ideia de quais tipos de teares são melhores para você!
Noções básicas de tecelagem e tipos de teares
À medida que tece, o tecelão levanta ou abaixa alguns dos fios da urdidura para formar uma abertura entre eles chamada galpão ou cala . O tecelão então empurra a trama através dessa abertura usando uma ferramenta chamada lançadeira ou navete.
Exceto os teares mais básicos, como os teares de estrutura, todos os tipos de teares possuem algum método para criar galpões. Por exemplo, em teares de vários eixos, os fios da urdidura são levantados ou abaixados porque são enfiados em liças que ficam penduradas em armações chamadas arreios .
Quando o tecelão usa pedais ou alavancas para levantar ou abaixar os arreios, os fios da urdidura enfiados nas liças desses arreios sobem ou descem e criam um galpão. Nos tipos de teares mais simples (teares de faixa, teares de alça traseira e teares de pente liço), os teares são movidos para cima ou para baixo manualmente para criar o galpão.
Uma lançadeira que carrega a o fio de trama pode ser tão simples quanto um bastão enrolado em linha ou pode ser uma lançadeira voadora bastante técnica que percorre a urdidura com o movimento rápido de uma corda (como no tear de chicote).
Em ambos os casos, à medida que uma lançadeira se move através da urdidura, ela deixa um rastro de trama. Cada passagem de uma lançadeira pelo galpão é chamada de picareta ou 1/2 duite.
Após cada picareta, o tecelão muda o galpão, alterando quais fios de urdidura são levantados ou abaixados e coloca a picareta usando uma parte do tear chamada batedor que segura o que é chamado de palheta que se assemelha a um pente muito grande em uma moldura. Colocar uma palheta é chamado de “batida”.
Junto com seu papel na batida, a palheta determina o espaçamento dos fios da urdidura para que o tecido resultante seja tecido uniformemente. Os teares de alça traseira e faixa contam com a tendência natural dos fios de se moverem juntos, em vez de espaçarem por uma palheta, e usam a borda de uma lançadeira para bater.
O pente, em um tear de pente liço, contém as liças, a palheta e o batedor; cria o galpão, espaça os fios da urdidura e bate na trama.
Tipos de teares
Tear de alça traseira
O tear de alça traseira é um tear simples desenvolvido por civilizações antigas e ainda hoje usado em muitos países. A urdidura é amarrada em torno de um objeto estacionário em uma extremidade e ao tecelão na outra. O peso do tecelão mantém a urdidura esticada. Um tecelão habilidoso pode produzir padrões bonitos e complexos usando um tear de alça traseira.
Teares de tapeçaria
Os teares para se tecer tapeçaria são os mais simples dos teares. Ele é chamado de tear de moldura. Os teares de moldura não têm a capacidade de criar um galpão, e uma tapeçaria criada em um tear de moldura é restrita ao tamanho da moldura.
Outros tipos de teares de tapeçaria possuem urdiduras mais longas e oferecem métodos de criação de um galpão. São os chamados teares de alto liço.
Tear de faixa
Os teares de faixa são usados
As faixas tecidas neste tipo de tear podem servir como alças de bolsa, coleiras, trelas e muitos outros itens.
Teares de Pente Liço
Um tear de pente liço é um bom tear para iniciantes. Também oferece muito em termos de padronização para um tecelão experiente através da manipulação manual da urdidura e da trama.
Um tear de pente liço, pode ser usado
Os teares de pente liço são portáteis. Eles podem ser usados
Teares de mesa
Os teares de mesa são menores e mais portáteis do que os teares de chão, mas mais complexos do que os outros teares pequenos desta lista. São feitos para serem usados
Eles tendem a ser mais estreitos do que outros teares de eixo múltiplo, mas são perfeitos para viagens, para tecelões que precisam economizar espaço e para tecelões que têm mobilidade limitada nas pernas.
Teares de chão
Estes são os maiores teares do tecelão doméstico. Eles são independentes e feitos para tecer projetos maiores.
Você pode usar um tear de chão para produzir peças de tecido mais longas e largas, roupas de cama, acessórios e tapetes, mas também pode usá-lo para itens menores, como lenços, cachecóis, bolsas, trilhos de mesa e porta-copos.
Os teares de piso geralmente têm 4 ou 8 quadros de liços, mas podem ter muitos mais.
Os pedais, controlados pelos pés, levantam e abaixam os arneses (ou arreios), mas os arneses também podem ser abaixados eletronicamente ou mecanicamente ou levantados por uma manivela para criar galpões (ou aberturas de cala).
O que você deve levar em conta ao comprar um tear
Há várias perguntas a serem feitas antes de comprar um tear.
- Qual é o seu nível de habilidade? A primeira consideração que você deve fazer é o seu nível de habilidade em tecelagem. Você é um tecelão experiente ou está apenas começando? Se você não tem certeza se a tecelagem vai continuar ou não como um de seus hobbies, você pode tentar primeiro um tear pequeno, como um tear de pente liço ou um tear de mesa. Se você já sabe que adora tecer, então deve se sentir mais confortável investindo em um tear de piso grande ou até mesmo em um tear de mesa mais complexo.
- Que tipo de tecido você quer fazer? Se você estiver interessado em tapeçaria, um tear de moldura ou um tear de tapeçaria maior (tear de alto liço) é uma escolha óbvia. Se você tem interesse em criar peças grandes, o tear de piso é a melhor escolha. Se você realmente não tem interesse em criar peças grandes, teares de mesa ou de pente liço podem funcionar para você, mas lembre-se de que você pode tecer a maioria das peças pequenas em teares grandes. Se você quiser fazer padrões de trama elaborados, então um tear de chão ou de mesa com quatro ou mais quadros de liços é sua melhor escolha. Um tear de faixa é uma ótima escolha, mas apenas se você deseja tecer faixas e cintos.
- Quanto espaço você tem para um tear e equipamento? Um tear de piso pode ocupar uma área muito grande, enquanto alguns dos outros teares são bastante pequenos e podem ser guardados quando não estiverem em uso. Os teares de piso e de mesa também requerem outros equipamentos, como urdideira e enroladores de bobinas, que os outros teares não exigem.
Como regra geral, se você está procurando um pouco mais de funcionalidade do que um tear de moldura, os teares de pente liço são ótimos teares para iniciantes. Eles também são bons para crianças.
Os teares de pente liço são fáceis de dominar e divertidos de usar. Um degrau acima deles estão os teares de mesa de quatro eixos. Eles são mais complexos, mas ainda portáteis.
Finalmente, o tecelão sério deve optar por um tear de chão, se tiver espaço, ou um tear de mesa de oito hastes, se não tiver. Esses teares oferecem a capacidade de produzir padrões de tecelagem complexos.
Escolhendo o tipo de tear perfeito
Como você escolhe o tear perfeito para você? Temos algumas sugestões!
No Brasil, você encontra este tipo de tear (Jack Type) em A Bambuzeira, com Paulo Bustamante. Seja rápido: ele me disse que quer parar de fabricar teares.
Muitas vezes me perguntam: “Qual é o melhor tear para comprar?” Minha resposta? “Depende.” Eu sei que isso deixa todo mundo maluco, mas escolher o melhor tear para você depende de muitos fatores, como vimos acima.
Os tecelões tendem a se enquadrar em duas categorias: tecelões técnicos que adoram brincar com estruturas de tecelagem e tecelões de cores/texturas que adoram brincar mais com cores e fios diferentes do que com estruturas de tecelagem.
Os tecelões de cores/texturas coletam fios. Tecelões técnicos coletam fios e teares.
Eu me considero um tecelão técnico. Eu possuo um tear de piso de quatro quadros de liços e dois teares de pente liço. Gostaria de um tear de oito eixos, mas não tenho espaço físico no atelier para a realização do sonho de possuir este tipo de tear.
Meu marido está reformando nossa casa (agora que os filhos estão com 30 anos e saindo de casa, ele resolveu dobrar o tamanho dela). Nesta reforma de ampliação ele projetou um espaço para o Isatramas. Ele quer que eu volte a trabalhar em casa…
Meu marido nem sonha, mas… meus planos são de continuar com o Isatramas onde está e montar um segundo atelier em casa. Se for assim eu terei espaço para um tear de 8 quadros de liços – mas isso é outra história.
No quesito preferência, todo mundo que ama tecelagem manual para quem você perguntar, tem um tear favorito – geralmente é o que eles possuem. O segredo é descobrir o porquê dessa preferência.
Antes de ir às compras, porém, responda a estas perguntas.
Qual é o seu orçamento?
Os teares duram a vida toda e estão disponíveis em uma ampla variedade de preços e tamanhos. Conhecer seu orçamento ajuda a restringir as coisas.
Você deve fazer um orçamento para a compra de vários pentes (ou palhetas) para o seu tear. Possuir palhetas de 8 e 10 X 1 (8 ou 10 dentes por cada 1 cm) dará conta de 90% dos projetos de tecelagem, mas se você gosta de fios finos, é bom ter também uma palheta de 12 dentes.
Se você é um tecelão de cores/texturas, você vai querer uma palheta de 5 ou 6 dentes para acomodar fios grossos e texturizados. As palhetas podem ser trocadas em teares de tamanho semelhante.
As palhetas de aço inoxidável são mais caras, mas não enferrujam em ambientes com mais umidade como as palhetas de aço carbono.
Se você não puder comprar um novo tear, considere os teares de segunda mão.
Frequentemente os teares usados são ofertados junto com outros itens como: fios extras, ferramentas, palhetas etc.
Um aviso: cuidado ao comprar um tear usado sem inspecioná-lo pessoalmente. Já vi teares com peças faltando ou peças quebradas. Isso acontece quando os teares são comprados após a visualização de fotos. Para ter certeza de que tudo está pronto para tecer, siga as etapas de urdidura ao inspecionar o tear.
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer alguns pontos e a orientar melhor sobre como você deve proceder para escolher um tear para chamar de seu.
Embora o Atelier Isatramas não comercialize nem teares nem equipamentos para tecelagem, ele oferece cursos online de tecelagem manual.
Você poderá escolher o curso que melhor se adequa ao seu nível de conhecimento em tecelagem clicando AQUI.
Entretanto, antes de efetuar sua compra, você deve fazer seu cadastro em nosso site. O cadastro é uma espécie de matrícula. Sem ele você não terá acesso ao conteúdo dos cursos que comprar.
Faça seu cadastro e venha fazer parte da nossa família! Aqui somos loucos uns pelos outros e todos malucos por tecelagem manual e fiação artesanal.
Referências:
EQUIPE EDITORIAL DO LONG THREAD , Handwoven. 3 de agosto de 2022 Originally published April 24, 2018. Revised August 2, 2022. Disponível em: <https://handwovenmagazine.com/weaving-looms-types/>. Acessado em: 25/maio/2024.
DEB ESSEN . Handwoven, edição de 20 de setembro de 2018. Disponível em:<https://handwovenmagazine.com/choosing-perfect-loom/>. Acessado em: 24/maio/2024.
ELSEN, Deb. Handwoven, edição de setembro/outubro de 2017 .