Uma régua de seleção de urdume é simples e, ao mesmo tempo, uma ferramenta capaz de levar sua tecelagem para outro nível.
Um tear de pente liço pode ter seus recursos potencializados consideravelmente com o uso de uma régua de seleção de fios de urdume.
A régua de seleção de fios de urdume foi, sem dúvida, uma descoberta maravilhosa!
Um tear de pente liço tem 2 eixos: os furos e as fendas. Esses 2 eixos permitem que você trabalhe em ponto simples, mais conhecido como ponto tela. Uma estrutura de tecido perfeitamente adorável por si só, mas a maioria dos tecelões começará com ponto simples e depois desejará aumentar suas próprias habilidades e as capacidades de seu tear.
Esse desejo de aumentar as habilidades e experimentar as possibilidades de seu tear é normal na vida de todo tecelão.
E é bem nessa hora de testar, de experimentar, de ousar que a régua de seleção de fios de urdume entra.
Uma régua de seleção de fios de urdume é, basicamente, uma régua de madeira, plana, lisa, com 5-7 centímetros de largura e o comprimento pode variar de acordo com a largura de seu tear, ou com a largura de seu projeto de tecelagem.
É recomendado que a régua de seleção de fios de urdume seja mais comprida que a largura do seu projeto de tecelagem. Não muito… uns 10 centímetros maior já é o suficiente.
Quando uma régua de seleção de fios de urdume é incorporada ao seu projeto de tecelagem, seu tear de pente liço, que possui 2 eixos, passa a ter 3 eixos. Incorpore duas réguas e seu “tímido” tear de pente liço poderá tecer maravilhas.
Como usar uma régua de seleção de fios de urdume?
Uma das regras para selecionar os fios de urdume com uma régua de seleção é manter o pente do seu tear de pente liço na posição “embaixo”. Os fios de urdume que queremos selecionar são aqueles que foram colocados nas fendas (nunca selecione fios de urdume colocados nos buracos do seu pente liço). Os fios de urdume que passam pelos buracos são o que podemos chamar de “inflexíveis”, porque o pente os seleciona para cima e para baixo.
Além da régua de seleção de fios de urdume, também é possível utilizar um bastão e liços de barbante para selecionar os fios o seu urdume. É comum lançarmos mão deste recurso quando estamos executando um padrão (um ponto) que exige o uso de duas réguas de seleção de fios de urdume.
Mas não se preocupe em querer dominar tudo o que foi dito acima para usar uma ou duas réguas de seleção de fios de urdume. Eu mesma não sabia muito o que estava fazendo quando comecei a usá-las.
Até mesmo se você estiver seguindo uma receita de ponto, por escrito, não precisará de muito conhecimento para segui-lo.
Para ter sucesso ao seguir uma receita por escrito, basta entender que, quando você vir as instruções “1 para cima, 1 para baixo” para sua seleção de fios de urdume, isso significa simplesmente que 1 fio de urdidura ficará em cima da régua, o próximo ficará embaixo dela e isso se repetirá em toda a urdidura.
Régua de seleção de fios de urdume, na prática
Se você tem interesse em aprender como usar não uma, mas duas réguas de seleção de fios de urdume, eu posso ajudar!
Na Loja do site do Atelier Isatramas tem um curso disponível para compra. O nome do curso é “Como trabalhar com duas réguas de seleção de fios de urdume”.
Com ele você vai aprender tudo sobre seleção de fios de urdume com régua! Também vai aprender a usar um bastão e liços de barbante para selecionar os fios de urdume, podendo assim, trabalhar com duas réguas de seleção de fios de urdume.
Espero que você tenha gostado deste artigo e, com isso, decida fazer seu cadastro em nosso site, vindo assim, a fazer parte de nossa família.
Fica aqui um convite para você conhecer um pouco mais sobre nossos trabalhos de tecelagem manual, visitando nosso perfil no Pinterest.