Se você preferir tecer ao invés de urdir seu tear, talvez não esteja colocando os fios de urdume em seu tear de uma forma que torne esse processo agradável. Confira as dicas abaixo para urdir o seu tear.

7 Dicas (e alguns truques) para urdir seu tear
Fonte: Handwed

Neste artigo vamos te dar algumas dicas de urdidura que podem auxiliar você e transformar esse processo em uma parte agradável da tecelagem. Mesmo tecelões talentosos podem encontrar aqui, uma ou duas dicas que facilitarão seu próprio processo para urdir seu tear.

Quando aprendi a tecer, urdir meu tear me deixou tensa – muito tensa. Mas é preciso urdir o tear para poder tecer, então eu passei a usar urdumes bem compridos em meu tear para não precisar urdir com tanta frequência.

Mas quando se tem urdumes muito compridos, logo ficamos entediados! Tecer no mesmo urdume por muito tempo, perde a graça, sabe como é?

Mesmo tendo problemas com fios de urdume embaraçando, resolvi enfrentar meus medos e passei a estabelecer uma rotina para tornar o ato de urdir, de prender os fios de urdume no tear, um processo mais fácil e mais rápido.

Pratiquei, melhorei, ajustei e aprendi a urdir meu tear.

Agora não tenho mais traumas, nem sinto mais calafrios quando tenho que urdir meu tear. Medir e colocar um novo urdume em meu tear faz parte natural do processo de tecelagem que tanto amo!

Descobri que pequenas mudanças podem causar um grande impacto no processo de urdir meu tear. E quando não se tem que enfrentar calafrios e desconfortos, todo o processo da tecelagem passa a ser prazeroso, não apenas a parte da passagem do fio de trama pela abertura de cala.

Aqui estão algumas dicas que tornarão o processo de urdir seu tear mais rápido, fácil e agradável.

1. Durante o processo de medir os fios de urdume na urdideira, vá amarrando uma quantidade de fios de urdume.

Prenda sua urdidura com nós de uma laçada apenas. Aquele nó bobinho, fácil de desmanchar. Dê um nó de laçada a cada 3 centímetros do seu urdume.

Essa amarração pode (e deve) ser feita em várias partes do seu urdume quando ele ainda está sendo medido na urdideira. Mas ela é obrigatória na parte em que os fios se cruzam, formando um X. Uma amarração na junção da cruz facilita muito o processo de urdir, principalmente teares de pente liço. (Veja foto na dica 3.).

2. Use um fio sedoso e de cor contrastante para separar a urdidura em seções de 3 centímetros.

a  Separe um fio com cerca de duas vezes e meia (ou 3 vezes) a medida da largura da urdidura. Ele será seu fio de amarração.

b  Começando pelo lado mais próximo de você, insira uma ponta do fio que separou na abertura entre as camadas de urdidura em um lado da cruz. Passe a ponta ao redor da parte de trás da cruz e insira-a na abertura entre as camadas de fios de urdume no outro lado da cruz.

c  Começando na parte de trás da cruz (onde o fio para amarração dá voltas), conte uma seção de 3 cm de fios de urdidura. Separe um pouco esses fios dos outros e puxe as pontas do fio de amarração por essa abertura, depois sobreponha para prender as pontas da urdidura.

d  Conte outra seção de fios de 3 cm, insira as pontas em cada lado da cruz e sobreponha. Continue até ter toda a cruz dividida em seções com o fio de amarração e prenda com um nó de laço.

7 Dicas (e alguns truques) para urdir seu tear
Fonte: Handwoven

3. Use papel para amarrar as duas camadas superiores de cada lado da cruz.

Em vez de usar fio para amarrar todas as quatro camadas de urdidura de cada lado da cruz, use pedaços de papel.

Isso evita que você se confunda com tantos fios extra amarrando seus fios de urdume.

Dobre as tiras de papel em torno das camadas superiores da urdidura e prenda-as com um alfinete, assim como mostra a foto abaixo.

Para urdir, tanto meu tear de pedal quanto meu tear de pente liço, essas tiras de papel ajudam a marcar o local onde vou inserir minhas réguas que, não apenas darão suporte aos fios de urdume, como também me auxiliarão na hora de dar tensão aos fios de urdume.

Usar papel também é útil para todas as vezes que você precisar enrolar várias partes de urdidura para obter uma urdidura mais larga. Numere os papéis na ordem em que as partes de urdidura devem ser colocadas no tear e leve-as todas para o tear com o papel por cima.

7 Dicas (e alguns truques) para urdir seu tear
Fonte: Handwoven

4. Proteja os pinos de sua urdideira.

Não se esqueça que sua urdideira possui pinos removíveis. Eles estão soltos. Foram apena encaixados nos orifícios das ripas da urdideira.

Durante o processo para medir os fios de urdume na urdieira, é comum os pinos se entortarem e, por vezes, saírem do lugar (caírem de onde estão).

Quanto mais largo seu urdume, maior a quantidade de fios. Quanto maior a quantidade de fios, maior a tensão sobre os pinos da urdideira e, consequentemente, maiores são as chances desses pinos se soltarem. A separação dos fios de urdume com tiras de papel podem ajudar nessa hora também. Meça seu urdume aos poucos se ele for muito largo. Separe com tiras de papel e depois leve tudo para o tear.

5 – Hora de Urdir o Tear

Ao colocar os fios de urdume no tear (urdir) da frente do tear para trás, passe réguas de madeira, na largura do seu tear, por dentro da abertura do urdume, deixada pelo cruzamento dos fios.

Amarre as extremidades dessas réguas de madeira nas laterais do seu tear. Perceba que o mesmo fio de urdume ora passará por cima de uma régua e por baixo da outra.

Essas réguas tanto auxiliam na organização dos fios de urdume para passá-los pelos liços e pente, quanto contribuem na hora de dar tensão ao urdume quando este for enrolado no rolo traseiro do tear.

Eu costumo colocar urdume em meus teares, da frente para trás. Principalmente se for trabalhar no tear de pente liço. No tear de pedal, urdir de trás para a frente, só quando quero um urdume maior e faço a medição dos fios diretamente no rolo do tear.

Quando vou urdir o tear de pedal e o urdume foi medido na urdideira, sempre faço a enfiação da parte da frente para trás.

6. Use persianas de bambu ou jogos americanos como separadores de urdidura.

Depois de passar todos os fios de urdume pelos liços e pente, é hora de amarrar os fios e enrolá-los no rolo traseiro.

Sempre enrole seu urdume usando ou papelão ondulado, ou esteiras finas (daquelas de persiana), ou réguas de papelão grosso.

Isso é o que garante que, tanto os fios das beiradas, quanto os fios do meio mantenham o mesmo comprimento.

Além de usar papelão entre o urdume que está sendo enrolado, este urdume precisa ser tensionado. Essa tensão pode ser dada colocando pesos na extremidade livre do urdume ou solicite o auxílio de uma pessoa para segurar (puxando levemente)  a ponta do urdume que ainda está solta.

7 Dicas (e alguns truques) para urdir seu tear
Fonte: Handwoven

7. Use um peso para manter a tensão uniforme na urdidura enquanto você enrola.

Eu costumava enrolar um segmento de urdidura, correr para a frente e puxar a folga, correr para trás, etc. Um dia, percebi que enrolando a urdidura em volta da viga frontal uma vez e pendurando um peso na extremidade, eu poderia enrolar a urdidura sem precisar ficar correndo de um lado para o outro!

Agora só vou até a frente do tear para separar os fios que se enroscam uns nos outros.

Tente usar dois pesos de pesca de 120 gramas, conforme mostrado na fotografia.

Prenda os pesos de maneira que eles possam ser movidos em direção à ponta solta do urdume, conforme os fios são enrolados no rolo do tear.

7 Dicas (e alguns truques) para urdir seu tear
Fonte: Handwoven

Aprenda a gostar de urdir seu tear praticando esse processo com frequência. Urdir com mais frequência, significa que você está tecendo (do início ao fim, incluindo arremates rsrsrs) também com mais frequência. Coisas bonitas acontecem quando tecemos.

 O tear de pente liço pode receber urdidura direta. Quer aprender como se faz?

Temos muito conhecimento para dividir com você. Saiba mais sobre a arte da tecelagem visitando nossa loja e lendo a descrição dos cursos disponíveis no Atelier Isatramas. Os cursos se completam, mas são separados para respeitar o seu nível de conhecimento na arte da tecelagem manual.

Temos curso ensinando urdidura direta em tear de pente liço. Venha conferir!

Você também pode se inspirar em alguns de nossos trabalhos, publicados no Pinterest.

Cadastre-se agora em nosso site e mergulhe em um mundo mágico onde os fios se abraçam e criam tecidos exclusivos, únicos como você.

Adquira conhecimento em nossos cursos online e deixe sua criatividade brincar com seu bom gosto. Tenho certeza que muita arte nascerá desta “brincadeira”.