Tenho recebido cada vez mais perguntas de pessoas realmente interessadas em começar a tecer. O mundo da tecelagem é vasto e se você ainda não tem uma ideia clara do objetivo que quer atingir, pode ser difícil tentar descobrir sozinho por onde começar.

O Blog do Atelier Isatramas pode (e deve) ser usado como fonte de consulta. É nele que estamos colecionando publicações sobre assuntos relevantes para tecelagem manual e fiação de lã de carneiro.

O Atelier Isatramas tem publicado artigos para ensinar, cada vez mais,  sobre diferentes tipos de tecelagem. E isso tudo é feito pensando em você que não tem muito tempo e precisa de ajuda para saber onde começar.

Já postamos um mini curso que nasceu como tutorial, ensinando a criar e usar uma haste de liços em seu tear de pente liço.

Além do mini curso (na Loja) você encontrará (no Blog) artigos sobre como calcular o EPI do seu projeto de tecelagem, a finalidades das navetes e lançadeiras, diferentes tipos de teares, a importância de se tecer amostras e muito mais.

Além de tudo isso, também publicamos artigos com destaques de materiais e ferramentas, filosofia de tecelagem, os erros mais comuns cometidos por iniciante e os benefícios da tecelagem para nossa saúde mental e emocional.

Mesmo que seu tempo seja bem reduzido, sempre surge uma oportunidade para visitar o Instagram e/ou o Pinterest.

Instagram e Pinterest são perfeitos para encontrar inspiração e tentar descobrir que tipos de tecelagem você deseja aprender. A tecelagem vem em muitos formatos e formatos diferentes.

Fazendo um pouco de pesquisa e respondendo a algumas perguntas, você pode ter uma ideia melhor do caminho que deseja seguir.

Vá explorar!…

Responda a estas perguntas para saber por onde começar:

  1. Você quer tecer tapeçaria ?
  2. Na tapeçaria, você quer tecer imagens ou abstrato?
  3. Você quer tecer peças funcionais, como xales, caminhos de mesa, toalhas de mão/louça, tapetes, metros de tecido para costurar almofadas/roupas?
  4. Você tem maior interesse em: cor, textura ou materiais (lã, algodão, outras fibras)?
  5. Você gosta de criar peças grandes ou pequenas?
  6. Qual é o seu orçamento para materiais?
  7. Qual é o seu orçamento para tear e equipamentos?

Todas essas perguntas podem te auxiliar a começar a descobrir o que dará certo para você. Se você disse sim a todas as opções acima, bem, então tente restringir o que é mais acessível para você começar. Haverá tempo para você experimentar tudo!

Uma das melhores maneiras para qualquer pessoa começar a tecer é fazendo um curso.

Fazer um curso de tecelagem permite que você aprenda com um tecelão e faça perguntas, troque experiência, receba informações, etc., tudo isso vai te poupar um tempo enorme!

As aulas também podem te ajudar a começar mais rápido porque a experiência do instrutor servirá de guia, evitando que você precise errar para aprender.

Não há nada de errado em “errar”. Muito menos há algo errado em “aprender com os erros”. Particularmente, considero que o ato de errar é grande professor (um dos melhores!).

Mas quando estamos no início, perdidos sem saber para que lado seguir…. se começamos errando, desmanchando, refazendo, isso pode causar frustrações que, muitas vezes, levam à desistência.

Aqui no Atelier Isatramas nós temos cursos de tecelagem e fiação de lã de carneiro em roca. Todos eles são online.

O curso online tem vantagens que o presencial não tem:

  • Você faz seu horário;
  • Não enfrenta trânsito;
  • Não corre risco de estragar seu tear, nem perder seu projeto;
  • Tem como tirar suas dúvidas, via plataforma do site, Whatsapp, messenger, ligação telefônica, etc.
  • Adquire independência desde o início, porque você terá que executar todo o trabalho: as partes “chatas” inclusive – não vai dar para deixar para o instrutor/professor fazer (rsrsrs);
  • Terá oportunidade de desenvolver suas próprias maneiras para executar o planejamento de uma tecelagem, e muito, muito mais.

Aulas online são ótimas opções porque podem ser feitas no seu próprio ritmo e horário. Por isso você não precisa se preocupar em aprender e a se adaptar à programação de outra pessoa; em vez disso, você aprende em seu próprio tempo!

Apenas comece!

Ainda não tem um tear? Improvise!

Novo na tecelagem? 7 perguntas para saber por onde começar.
Fonte: Warped Fibers
Se, depois de tudo, você ainda não tiver certeza por onde começar, recomendo começar de qualquer lugar . Eu sei que isso pode ser fácil de dizer e nem sempre fácil de fazer, mas não deixe o tempo passar sem que você faça desse seu sonho uma realidade.

Apenas comece!

Deixe-me contar um pequeno segredo: sua primeira tecelagem não precisa ser (e não será) perfeita. Apenas não desista! Continue! Insista!

Pode ser muito fácil se deixar levar pela ideia de que você precisa aprender tudo antes de começar. E embora eu recomende aprender sobre as técnicas e ferramentas que você deseja usar, mas se você esperar para começar qualquer coisa até saber tudo , nunca começará.

Então pegue um papelão, enrole um fio em volta dele e tente passar o fio de trama.

Aprenda como fazer seu próprio tear de papelão aqui.

Começando com uma trama simples , você pode sentir o ato de tecer brincando com seus materiais. Pense em cor, textura e muito mais. Então pense no que você gostaria de tecer e esse provavelmente é um bom próximo passo a ser dado!

As amostras também podem ser uma ótima maneira de experimentar antes de dedicar seu tempo e materiais a um projeto completo. Se você começar a tecer sabendo que é uma provação, isso pode ajudar você a se arriscar e cometer erros. Isto é o que realmente o ajudará a aprender.

Saiba mais sobre por que as amostras são importantes aqui.

A questão de por onde começar sua aventura na tecelagem não tem apenas uma resposta. Descobrir por que a tecelagem está chamando você pode ser uma das maneiras mais úteis de encontrar um ponto de partida, assim como começar, literalmente, em qualquer lugar.

Uma das coisas que levou a criar o site do Isatramas é o poder de levar informações sobre tecelagem para quem estiver disposto a encontrá-las. Você pode fazer seu cadastro no site a qualquer momento.

Seu cadastro é uma espécie de matrícula: depois de matriculado, você adquire o curso que for melhor para você e também passa a ter acesso ao conteúdo que for gratuito.

Dessa forma você pode aprender coisas que nem sabia que não sabia.

 


Referência:

Warped Fibers. Publicado em 1º DE NOVEMBRO DE 2023. Disponível em: <https://warpedfibers.com/how-to-start-weaving/>. Acessado em 09/06/2024.