Você não é o único.
Descobrir como planejar sua tecelagem é uma habilidade essencial que todos os tecelões precisam ter.
Definitivamente, há certas coisas que você precisa saber ou considerar quando for planejar sua tecelagem. Algumas delas podem ser determinadas pelos materiais que você tem em mãos – mas outras exigem alguma pesquisa e até mesmo um pouco de matemática.
Alguns assuntos aqui abordados, eu já escrevi sobre eles com mais profundidade em outros posts do blog – então, se você perdeu algum, certifique-se de dar uma olhada. Vou “linkar” alguns deles em cada seção para facilitar para você!
Primeiro, se você é novo na tecelagem, confira 12 termos de tecelagem que todo tecelão deve saber !
Nem todo mundo precisa fazer pesquisa antes de criar suas tecelagens – mas é definitivamente algo que eu faço continuamente. Gosto de pesquisar diferentes padrões e técnicas.
Essa pesquisa me ajuda a escolher cores, utilidades, títulos e outros aspectos da minha arte. Eu adiciono essa pesquisa ao meu caderno de esboços para rever sempre que desejar.
Se você realmente precisa fazer uma pesquisa, a sua pode incluir coisas como o melhor tear para usar ou o fio perfeito para seu cachecol.
Sua pesquisa também pode reunir imagens para inspiração, seja em um quadro de cortiça ou pins no Pinterest . Isso ajuda na pesquisa de formas, cores, padrões e/ou designs.
De qualquer forma, o Pinterest é um dos melhores lugares para começar ao planejar uma tecelagem. Ele pode ajudar você a determinar outras partes da sua peça.
Qual é o seu tipo de tecelagem?
Você está planejando tecer tapeçaria? Quer fazer um tapete de retalhos ? Interessado em criar um novo cachecol ? Quer tecer tapetes para sua casa? Quer tecer trilhos de mesa?
Todos esses diferentes tipos de tecelagem terão coisas diferentes que você precisa considerar e planejar. Isso determinará seu EPI, materiais que você usa, tamanho e praticamente todo o resto.
Também ajuda saber que tipo de tecelagem você quer criar se estiver tecendo pela primeira vez. Isso ajudará você a saber em que focar no que diz respeito às técnicas.
Se você está planejando apenas tecer cachecóis ou metragem de tecido para costurar, então você pode não precisar aprender técnicas de tapeçaria. Pelo menos não imediatamente.
Uma das coisas que torna a tecelagem tão incrível é que há muitos tipos diferentes de tecidos que você pode escolher!
Ou você pode aprender todos eles!
Qual é o seu tipo de tear?
O tipo de tear em que você vai criar sua tecelagem pode ter um grande impacto na tecelagem em si. Alguns teares são simplesmente melhores em fazer certos tipos de tecelagens!
Nem todo mundo tem mais de um tear para escolher quando se trata de criar seu trabalho e está tudo bem! Muitos teares PODEM fazer dupla função e criar diferentes tipos de tecelagens com um pouco de reflexão e cuidado.
(Se você estiver pronto para comprar um segundo tear, confira minha postagem sobre “Tear de pedal ou tear de pente liço?” .)
Se você tiver apenas um tear de moldura ou um tear de pente liço, talvez seja necessário ser um pouco criativo.
Por exemplo: tapetes são melhor tecidos em teares pesados
Além disso, cachecóis são mais fáceis de tecer quando você tem um tear que permite que você avance sua urdidura, como num tear de pente liço.
Mas se você não tem um tear de pente liço, você pode tecer um cachecol de patchwork em um tear de moldura e costurar os quadrados de tecido. Não é uma má ideia…
Os teares de estrutura simples são meus teares favoritos para iniciantes porque permitem que você experimente muitas coisas diferentes com pouco ou nenhum custo de tear.
Eles são ótimos para todos – eu uso os meus o tempo todo, apesar de ter tipos diferentes de teares.
- Fonte: Warped Fibers
Qual é o tamanho da sua tecelagem?
Novamente, isso pode não ser algo que depende totalmente de você. Você pode ter apenas um tear pequeno que limita o tamanho máximo que sua tecelagem pode ter.
Não se preocupe. Pode haver uma solução alternativa!
Se você quiser uma tecelagem mais larga do que seu tear de chão ou de mesa permite, então você pode tecer uma trama dupla e prender o tecido somente de um lado. Isso dobrará a largura da peça finalizada.
Você também tem a opção de tecer várias faixas menores e costurá-las juntas. Isso funcionará independentemente do tear que você estiver usando.
Ou você pode deixar que o tamanho máximo do seu tear o inspire a criar várias peças menores e ter um tríptico de tecelagem! Use a técnica acima para criar uma tecelagem de patchwork
Você não precisa ser limitado pelo que tem! Use isso a seu favor para experimentar coisas novas e expandir seu repertório de tecelagem. Superar coisas como essa e aproveitar ao máximo é o que faz de você um tecelão melhor.
A densidade da urdidura (EPI) desempenha um papel importante na sua tecelagem
Que significa E nds P er I nch e também pode ser chamado de “warp sett” (ou configuração de urdidura) é como você determina o espaçamento entre suas urdiduras. Também conhecido como densidade de urdidura. Pode ser chamado de muitas coisas diferentes.
Não importa como você o chame – o EPI é muito IMPORTANTE!
Você leu minha postagem sobre o EPI ?
Não?
Leia o artigo sobre EPI se você estiver com dificuldade para descobrir a configuração do urdume para sua tecelagem ou se não souber por que isso é tão importante!
Aqui vai um resumo rápido : seu EPI é o que determina como sua tecelagem será tecida. A tapeçaria será tecida com um EPI diferente do padrão ou da trama balanceada. Dependendo do fio que você escolher, isso pode ser diferente para cada tecelagem.
Isso ocorre porque a tapeçaria precisa de espaço suficiente entre cada fio de urdume para que a trama seja totalmente comprimida e cubra o urdume completamente.
O padrão e a trama equilibrada não precisam de tanto espaço.
Use seu mini-tear ou confira o ajuste de urdume recomendado pelos fabricantes de fios ao planejar sua tecelagem para que você possa determinar qual é o EPI correto antes de começar.
Escolher a urdidura correta para seu projeto de tecelagem é mais do que apenas uma boa aparência.
Embora isso possa ser um grande fator, também pode evitar que você tenha que consertar fios arrebentados no futuro ou evitar que eles grudem se não forem lisos.
Também ajuda a determinar o caimento da sua peça.
O fio de trama é um pouco mais simples
Tecnicamente falando, trama pode ser qualquer coisa . Mas… Dependendo do tipo de tecelagem que você está criando, trama não deve ser qualquer coisa.
Algumas considerações sobre a trama:
Será manuseado/usado?
Precisa ser lavado?
Você quer que tenha caimento?
Será que ele será pisado (como um tapete)?
Ou é necessário para aquecimento (como um cobertor)?
Ele se deteriorará com o tempo? (material orgânico como flores)
Todas essas coisas ajudarão você a determinar o que será ou não um material apropriado para usar na trama. Se você não tem certeza de como responder a algumas dessas perguntas, tecer uma amostra ajudará com isso.
De quanto fio você precisa?
Se você está tentando descobrir quanto fio precisa comprar, então eu recomendo ir a este site . É o que eu uso e ele faz toda a matemática para você! Tudo o que você precisa fazer é inserir seus parâmetros de tecelagem (tamanho, EPI, etc.) e ele lhe dirá quantos metros você precisará ter ou comprar.
Alguns dos parâmetros solicitados podem não parecer familiares ou podem não se aplicar à sua tecelagem.
Provavelmente há 3 dessas áreas que podem te atrapalhar:
Encolhimento, absorção e retração.
Então vamos analisá-los!
O encolhimento pode ser determinado ao lavar a amostra que você fez.
O encolhimento provavelmente não se aplicará a tecelagens não funcionais, como tapeçarias que não serão lavadas após a conclusão. Nesse caso, você pode inserir 0 se estiver usando o link indicado acima ou simplesmente deixá-lo de fora completamente se estiver calculando manualmente.
Tenha em mente que fatores como lavar com detergentes diferentes, a quantidade de agitação que você usa e a maneira como você seca a trama podem afetar o encolhimento – então seja consistente e tome nota de absolutamente tudo!
Para encontrar sua porcentagem de encolhimento, certifique-se de medir a amostra antes e depois da lavagem. Subtraia o tamanho menor do tamanho maior e então divida esse número pelo tamanho original.
Exemplo
Temos uma amostra que mede 5″ x 5″ antes de ser lavada. Após a lavagem – a mesma amostra agora mede 4,5″ x 4,5″.
5-4,5 = 0,5
.5/5 = .1 ou 10% de encolhimento (10% em geral é provavelmente bastante seguro)
Sua tecelagem inevitavelmente se retrairá (ou puxará para dentro nas laterais) pelo menos um pouco ao tecer padrões ou tramas equilibradas. Esse é o caso mesmo se você levar em conta as medidas que pode usar para obter orlas mais retas .
Usando sua amostra, você deve ser capaz de medir seu recuo pegando a largura original e subtraindo a largura final.
Você sempre quer fazer o melhor para reduzir a retração. Não apenas pela aparência da trama, mas também para manter um EPI consistente em todo o caminho e não colocar estresse extra em sua urdidura (isso pode levar a rompimento de fios de urdume!)
A retração geralmente é de 1-2″, mas não deixe de fazer uma amostra para conferir!
Retração da trama
Este é o parâmetro que considera a urdidura e a trama extras necessárias devido à interação dos dois. Em outras palavras, a folga necessária para tentar evitar que a trama se retraia.
De modo geral, você provavelmente pode dizer que será apenas 10% e que será seguro.
Experimente!
Caso você queira descobrir sozinho – ou pelo menos entender melhor de onde os números estão vindo – vamos ver um exemplo.
Exemplo 1
Quero tecer um cachecol de 1,80 m de comprimento (ou 1,80 m sem contar a franja) e 25 cm de largura.
Comprimento da urdidura:
Franja – 6 ” x 2 (superior e inferior) = 12″
Encolhimento -10% (72″ + 12″ x.1) = 8,4″
Recolhimento – 10% = 8,4″
Resíduos de tear – 1 jarda (36″)
Comprimento total da urdidura (somando tudo) = 136,8″ ou 3,8 jardas
Extremidades da urdidura:
EPI – 24
Encaixe – 1″
Encolhimento – 10% = 1″
Largura total = 12″
Total de pontas de urdidura – (12″ x 24 EPI) = 288
Total de urdidura necessária – 288 x 136,8 = 39.398,4″ ou 1.094,4 jardas de urdidura
Trama necessária
Largura da tecelagem – 12″
Recolhimento – 10% (arredondado) = 1″
Comprimento de um tiro de trama – (largura + recolhimento) = 13″
PPI (se equilibrado, então igual ao EPI – se não, então conte tramas por polegada da sua amostra) – 24
Trama por polegada de tecelagem – (PPI x uma passada de trama) = 312
Trama total – (comprimento da urdidura 136,8 x trama por polegada 312) = 42.681,6″ ou 1.185,6 jardas de trama
*Para obter jardas a partir de polegadas – basta dividir por 36*
Uau! Isso é muita matemática!
Sim, quando você planeja sua tecelagem, você precisa considerar o acabamento lá no começo da tecelagem. Isso porque há certas técnicas de acabamento que exigem que você adicione uns centímetros a mais de urdume, tanto no início como no fim da sua tecelagem.
Você também precisa considerar isso porque pode ajudar a determinar qual urdidura você vai usar. Você vai ver a urdidura? Se for esse o caso, você precisa ter certeza de que gosta dela o suficiente para que ela desempenhe um papel visível na tecelagem.
Tecer alguns centímetros de trama balanceada, no início e no final, mesmo em uma peça de tapeçaria, pode significar um acabamento perfeito. Os centímetros em trama balanceada podem ser virados (dobrados) para o avesso e resultar em uma bainha que não vai fazer volume.
Isso permite uma borda limpa onde você não consegue ver a urdidura de jeito nenhum. Ao usar trama balanceada, você adiciona muito pouco volume à trama.
Se você quiser fazer esse método, precisa planejar. Você terá que considerar os poucos centímetros extras no comprimento total da urdidura e a quantidade de fio necessária para seu projeto.
Além disso, não se esqueça de entrelaçar as pontas da trama !
Por onde REALMENTE começar no processo de tecelagem?
Muitas dessas coisas se baseiam umas nas outras, então você pode começar em um ponto diferente na lista de verificação do que outra pessoa.
Como seu tipo de tear pode determinar o tipo de tecelagem que você pode fazer, você pode ter que começar por aí.
Se você está apenas começando e quer comprar um tear, então você precisa saber o tipo de tecelagem que quer fazer primeiro!
Se você estiver planejando sua tecelagem em torno de um fio específico do qual você tem uma quantidade limitada… bem, isso ajuda a determinar o tamanho da peça!
Para descobrir onde você deve começar – descubra qual é a parte mais importante da tecelagem para você. Qual é a única coisa que você não pode controlar?
Então, planeje em torno disso.
Não importa qual seu nível de conhecimento do processo – todas essas são coisas que devem ser consideradas para planejar sua tecelagem, antes de chegar à parte realmente boa, que é tecer.
Por onde você começa a planejar sua tecelagem? Deixe-me saber! Use o formulário de “Contato”, no rodapé da página.
Referência:
YOUNG, Nicole. How To Plan Your Weaving – Weaving Project Guide. Warped Fibers. Publicado em 1º de julho de 2020. Disponível em: https://warpedfibers.com/plan-your-weaving/ Acessado em 07/07/2024